Dicas para vencer a procrastinação

Avatar

dicas-para-vencer-a-procrastinacao

Procrastinação, de acordo com a Wikipédia, “é o diferimento ou adiamento de uma ação”. Ou seja, procrastinar é o contrário do antigo ditado popular: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

A procrastinação é exatamente o hábito de deixar para amanhã. E nem é preciso dizer o quanto esse hábito atrapalha os estudos e a vida como um todo. Quem está sempre deixando algo para amanhã não consegue ter uma boa rotina, não apresenta bons resultados e está sempre correndo contra o tempo.

Por isso, resolvemos dar dicas de como vencer a procrastinação.

Se você tende a ser um procrastinador, já anote as dicas e as coloque em prática hoje mesmo. Não deixe para amanhã.

  • Estabeleça um cronograma

Dica simples, mas que a maioria dos procrastinadores não faz. Tenha uma agenda, seja física ou virtual, e anote, na noite anterior, todas as tarefas que precisam ser realizadas no próximo dia.

  • Divida o cronograma em tarefas menores

Feita a anotação das tarefas, divida-as em tempo, em pequenos períodos em que você saiba que terá 100% do seu foco e atenção.

Por exemplo, se a tarefa é estudar para uma avaliação, divida o horário de estudos por capítulos ou unidades, dando intervalos para realizar outras das tarefas da lista. Dessa forma, a atenção e a concentração não serão perdidas com facilidade.

  • Saiba estabelecer prioridades

Essa é das dicas mais importantes. É essencial saber estabelecer prioridades. Saber, entre as tarefas, quais devem ser colocadas no cronograma primeiro faz toda a diferença.

Leia sobre Matriz de Eisenhower que pode ajudar bastante nessa definição.

  • Retire estímulos externos

Estímulos externos são os grandes problemas dos procrastinadores. Tudo é sempre um bom motivo para fazer outra coisa que não a que deveria ser feita.

Estabelecido o tempo para realizar aquela tarefa, desligue aparelhos eletrônicos e não se deixe ser perturbado até finalizar.

  • Faça uma coisa de cada vez

Essa também parece ser das dicas simples e óbvias, contudo é muito comum as pessoas fazerem mais de uma coisa por vez e isso colabora para que nenhuma seja feita bem.

Mesmo que sejam tarefas similares ou relacionadas, elas devem ter horários específicos e individuais no cronograma.

  • Estabeleça recompensas por dia em que cumprir todo o cronograma

Última, porém não menos importante, das dicas é se recompensar pelo cumprimento.

Pode parecer bobagem, mas o hábito da procrastinação não é algo fácil de ser modificado e as recompensas, além do fato de ter uma vida mais organizada, fazem com que o processo ocorra de forma mais leve.

Pode ser um momento de lazer, ou o que você definir que vale, mas se recompense. Não talvez para sempre, mas pelo menos pelo tempo necessário para trocar o hábito da procrastinação pelo da produtividade.

Vai começar a mudar os seus hábitos hoje mesmo?

Gosta dos nossos conteúdos?

Continue seguindo o Blog UniDombosco.