Graduação EAD ou presencial?

Avatar

graduacao-ead-ou-presencial

Nos dias de hoje, a dúvida sobre graduação EAD ou presencial é uma das principais na cabeça dos estudantes.

Obviamente que ambas têm prós, porém a grande questão, na verdade, é que nem todos os alunos se adaptam ou conseguem realizar da melhor maneira um ou outro tipo de graduação.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas para que as dúvidas sejam esclarecidas e a escolha seja feita da melhor forma.

Graduação presencial

É a forma mais tradicional de graduação, na qual o aluno assiste às aulas presencialmente na sala de aula.

As aulas são dadas em algum dos períodos (diurno ou noturno) e a presença marcada nessas aulas.

A grande vantagem é poder tirar as dúvidas com os professores durante as explicações e a troca que existe entre os colegas da turma.

Graduação EAD

É a forma moderna de graduação e que com a pandemia se intensificou. O aluno assiste às aulas de forma online, de onde estiver.

Elas podem ser assistidas em qualquer momento e a presença é marcada pela atualização dada na aula assistida.

A grande vantagem, além das mensalidades mais acessíveis, é exatamente o fato do estudo poder ser realizado no tempo que o aluno tem disponível.

Como escolher entre as opções?

Essa análise é feita pensando, primeiramente, em que tipo de estudante você é. Nem todos os estudantes têm facilidade em estudar por conta própria, tendo que gerir seus horários e conteúdos.

A graduação EAD somente é benéfica para quem, de fato, tem habilidades de organização, de rotina e comprometimento com ela. Para os que não possuem essas habilidades, ou que ainda precisam trabalhá-las, o ideal é a presencial.

Não adianta ter os benefícios de uma mensalidade mais acessível e de flexibilidade de tempo e rotina se, ao final do curso, o aluno não aprender o que deveria.

Os conteúdos das graduações nas duas modalidades são os mesmos e os diplomas possuem a mesma validade. O que vai diferenciar um aluno de uma e de outra é o próprio aluno e como ele se beneficiará dos aprendizados que terá.

É essencial então fazer a autoavaliação, assim como ver as possibilidades dentre os cursos escolhidos, para então escolher qual das modalidades.

E caso a opção EAD seja a escolhida, mas você ainda precise trabalhar as habilidades de organização e gestão do tempo, faça isso o quanto antes, para que o quanto antes possa fazer diferença nos seus estudos.

Temos alguns artigos que podem ajudar a melhorar essas habilidades:

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-organizacao-de-estudos/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/5-dicas-de-como-se-tornar-mais-produtivo/

E, caso queira saber mais sobre graduação EAD, esses outros artigos também podem ajudar.

https://www.unidombosco.edu.br/blog/tecnicas-para-aproveitar-seu-curso-ead/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/conheca-5-vantagens-do-ead/

O UniDomBosco possui graduações presenciais em seu campus em Curitiba e graduações EAD nas mais diversas áreas. Escolha a modalidade que melhor se encaixe a você e bons estudos.

Continue nos acompanhando no Blog UniDomBosco.