Como é ser universitário de Odontologia no UniDomBosco

Avatar

O episódio #71 do podcast Dom Universitário é o terceiro da série Odontologia em Destaque, que tem como objetivo apresentar e discutir temas relevantes para estudantes e profissionais da área. Neste episódio, os alunos convidados do curso do UniDomBosco Lucas Manganelli e Luana Bueno compartilham suas experiências e dicas sobre como é ser um acadêmico de odontologia na universidade.

A importância da Odontologia

O episódio começa com uma breve introdução sobre a série e a importância de discutir temas relacionados à odontologia. Em seguida, os convidados se apresentam e falam um pouco sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Os estudantes de Odontologia

Luana, que está no sexto período do curso, destaca a importância da dedicação para aprender as matérias básicas, como anatomia, fisiologia e bioquímica, que são fundamentais para entender os processos biológicos e ter uma base sólida para as disciplinas específicas da odontologia. Ela também destaca a relevância da prática clínica, que é muito operatória e manual, e que permite aos alunos aprender fazendo.

Lucas, que também está no sexto período, destaca a carga horária teórica do curso, que é bastante intensa e abrange diversas áreas do conhecimento. Ele também fala sobre a importância da disciplina e da organização para conseguir conciliar os estudos com outras atividades, como estágios e trabalhos voluntários.

A estrutura do UniDomBosco

Os convidados, então, falam sobre a estrutura do Centro Universitário UniDomBosco e como ela contribui para a formação dos alunos. Eles destacam a importância dos supervisionados, que são aulas práticas realizadas na clínica do campus, onde os alunos atendem pacientes reais sob a supervisão de professores experientes. Eles também abordam a forma dupla de atendimento, que permite aos alunos atenderem pacientes de fora da comunidade acadêmica, como amigos e familiares.

Interdisciplinaridade

Além disso, os convidados destacam a importância da interdisciplinaridade na odontologia e como a união de diferentes áreas do conhecimento pode contribuir para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e personalizadas para cada paciente. Eles citam como exemplo a área de implantodontia, que envolve conhecimentos de cirurgia, prótese e periodontia, e como a integração dessas áreas pode resultar em um tratamento mais completo e eficiente.

imagem-da-clinica-de-odontologia-no-unidombosco

Mercado de trabalho

Os convidados também falam sobre o mercado de trabalho em odontologia e como ele é bastante saturado, especialmente nas regiões sul e sudeste do país. Eles destacam a importância de se preparar para a profissão desde cedo, buscando se especializar em áreas específicas e desenvolvendo habilidades técnicas e estratégicas para se destacar na carreira.

Atualização e habilidades

Luana diz acreditar que é fundamental se manter atualizado sobre as novas tecnologias e técnicas da odontologia, participando de cursos e eventos da área. Ela também fala sobre a importância do networking e como a troca de informações e experiências com outros profissionais pode contribuir para o crescimento profissional.

Lucas, então, aborda o quão necessário é desenvolver habilidades estratégicas, como a gestão financeira e de pessoas, para se destacar no mercado de trabalho. Ele também fala sobre a importância de se manter atualizado sobre as tendências do mercado e como elas podem influenciar a carreira de um dentista, concordando com a visão da colega Luana.

Dicas valiosas

Os convidados também dão dicas para os futuros estudantes de odontologia, como a importância de se dedicar aos estudos desde o início do curso, buscar se especializar em áreas específicas e desenvolver habilidades técnicas e estratégicas para se destacar no mercado de trabalho. Eles também ressaltam a relevância da prática clínica e da interdisciplinaridade na odontologia, e como elas podem contribuir para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e personalizadas para cada paciente.

Conclusão

Em resumo, o episódio #71 do podcast Dom Universitário apresenta uma discussão relevante sobre como é ser um estudante de odontologia no UniDomBosco, destacando a importância da dedicação aos estudos, da prática clínica e da interdisciplinaridade na formação dos alunos. Os convidados também compartilham dicas valiosas para os futuros estudantes e profissionais da área, mostrando como se preparar para o mercado de trabalho desde cedo, buscando se especializar em áreas específicas e desenvolvendo habilidades técnicas e estratégicas para se destacar na profissão. Eles também conversam sobre networking e a atualização constante sobre as novas tecnologias e tendências do mercado.

A professora

Allana Pivovar é Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014, Mestre em Odontologia pela UFPR (2016), Especialista em Implantodontia pela Prime Educação Continuada (2020) e Doutoranda em Odontologia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPR (PPGO), com área de concentração estomatologia.

Para saber mais sobre o curso de Graduação em Odontologia do UniDomBosco, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 71 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.