Implantodontia: tudo o que você precisa saber sobre a área da Odontologia que mais cresce

Avatar

Poucas áreas têm crescido tanto na odontologia como a implantodontia, que vem testemunhando um aumento considerável na demanda por serviços de implantes dentários. Aproveitando que o assunto está em destaque e com grande procura, vamos, neste artigo, explicar mais sobre os conceitos da implantodontia, para que serve, a importância da especialização no tema e abordar mais detalhes sobre esse crescimento da procura de pacientes nos consultórios com interesse em implantes.

O que é a implantodontia e para que serve

Implantodontia é a área da odontologia que trabalha com os serviços de implante dentário, técnica que usa um dispositivo de titânio cirurgicamente inserido no osso da mandíbula ou maxila, onde ele se funde e se torna parte do osso, servindo como uma base sólida para uma coroa dentária, uma ponte ou uma prótese dentária.

Esses implantes funcionam como raízes de dentes naturais, proporcionando uma base firme para restauração. Eles são usados para substituir dentes perdidos e oferecem várias vantagens em relação a outras opções de restauração, como dentaduras removíveis ou próteses parciais. Eles proporcionam uma solução mais estável e permanente, restauram a função mastigatória e melhoram a estética, dando aos pacientes a sensação de ter dentes naturais.

Os implantes dentários têm várias finalidades:

Substituir dentes perdidos

Os implantes têm a função principal de substituir dentes perdidos, proporcionando uma solução estável e permanente ao paciente.

Melhorar a mastigação

A técnica também atua na devolução da capacidade de mastigação às pessoas, já que restauram a base do dente para que o dentista possa desenvolver, posteriormente, uma ponte, uma prótese e/ou uma coroa. O ato de mastigar é fundamental para a qualidade de vida, pois proporciona aos pacientes voltarem a ter uma nutrição completa.

Estética

A estética está no centro das atenções hoje nos contrários odontológicos, ao lado das questões de saúde. Os implantes são os queridinhos dos pacientes justamente por unirem os dois fatores, melhorando a aparência e proporcionando mais qualidade de vida ao mesmo tempo.

Preservar o osso

A colocação de implantes ajuda a preservar o osso alveolar, evitando a perda óssea associada à ausência de dentes.

Evitar a desgaste nos dentes vizinhos

Em comparação com outras opções de restauração, como pontes fixas, os implantes não exigem que dentes vizinhos saudáveis sejam desgastados. Isso preserva a integridade dos dentes naturais adjacentes.

Dar conforto e estabilidade

Os implantes dentários oferecem estabilidade superior em comparação com próteses removíveis, o que resulta em maior conforto para os pacientes. Eles não se movem ou escorregam durante a fala ou a mastigação.

Proporcionar autoconfiança

A restauração de um sorriso completo e a capacidade de comer e falar com confiança podem ter um impacto positivo na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.

O boom na demanda por implantes e a especialização na área

Com o avanço das técnicas e materiais odontológicos, os implantes dentários se tornaram a solução mais eficaz e duradoura para substituir dentes perdidos. Isso resultou em uma crescente demanda por profissionais altamente especializados em implantodontia, já que os implantes fazem sucesso e agradam os pacientes. A especialização nesta área é fundamental para garantir que as pessoas recebam tratamentos de qualidade e que os profissionais estejam aptos a lidar com casos, pois implantes são procedimentos complexos.

A crescente de implantes nos consultórios

Uma das razões para o aumento da demanda por implantes dentários é o envelhecimento da população. À medida que as pessoas envelhecem, a perda de dentes se torna mais comum, e muitas delas buscam soluções para melhorar sua qualidade de vida. Além disso, um número crescente de pessoas está reconhecendo os benefícios dos implantes dentários em comparação com outras opções de restauração, como próteses removíveis.

A demanda também é impulsionada por mudanças na percepção dos implantes dentários. Antes, eles eram vistos como um último recurso, mas agora são considerados uma solução padrão e confiável para restaurar a função e a estética dentárias.

A especialização em implantodontia

Dada a complexidade dos procedimentos de implantes dentários e a necessidade de atender às expectativas dos pacientes, a especialização em implantodontia é essencial. Os profissionais que buscam essa especialização passam por um treinamento rigoroso que abrange desde a avaliação inicial do paciente até a cirurgia de implante e a restauração final.

Eles também estão atualizados com as mais recentes tecnologias e técnicas na área, e a especialização em implantodontia permite que os profissionais ofereçam um atendimento de alta qualidade, com taxas de sucesso superiores, minimizando complicações e proporcionando resultados estéticos e funcionais excepcionais. Os pacientes podem ter confiança de que estão recebendo o melhor tratamento disponível quando escolhem um especialista em implantodontia.

Graduação em Odontologia

Antes da especialização, porém, o interessado em trabalhar com implantodontia precisa passar pela graduação em odontologia e conquistar o diploma de cirurgião-dentista. É na graduação que o estudante terá toda a bagagem teórica e prática que dá sustentação à profissão, já com uma boa noção de todas as áreas que compõem o campo. Escolher uma boa faculdade, portanto, é o primeiro passo para todos aqueles que querem seguir carreira e oferecer o serviço de implantes a seus pacientes.

O curso do UniDomBosco

E a melhor opção de graduação em odontologia na região de Curitiba-PR é, sem dúvidas, o Centro Universitário UniDomBosco, instituição com tradição de mais de 50 anos, nota máxima no MEC e com estrutura única no estado do Paraná. Aqui, são salas de aula, laboratório e clínica de atendimento em pacientes reais, tudo dentro de uma matriz curricular 5.0 voltada às principais tendências do mercado de trabalho atual para dentistas.

Além de toda a estrutura física e de conteúdo, os estudantes do UniDomBosco são conduzidos por um corpo docente formado por professores mestres e doutores de renome e com vasta experiência em suas áreas de atuação, o que proporciona um aprendizado sem igual e a possibilidade de networking já desde os primeiros meses de faculdade.

Inscreva-se no curso do UniDomBosco

Se você quer fazer parte desse universo e começar agora mesmo a tirar o sonho de ser dentista do papel, inscreva-se em nosso processo seletivo simplificado e garanta a sua vaga para o próximo semestre.

Para saber mais detalhes sobre a grade e os meios de ingresso, acesse o site por aqui.

E continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.