Imagem destacada do curso

Odontologia

Graduação • Bacharelado

Apresentação

Você se imagina como cirurgião-dentista em poucos anos? O profissional formado em uma Faculdade de Odontologia é o principal responsável por atuar na saúde e na estética bucal, garantindo qualidade de vida e autoestima para as pessoas e, por isso, se posicionando em uma das carreiras mais bem reconhecidas do país e do mundo.
Para ter uma boa formação na área, é necessário, primeiro, entrar em um curso de excelência e com capacitação para entregar as ferramentas para o ensino e a aprendizagem no ramo.
E a Graduação da Faculdade de Odontologia do Centro Universitário UniDomBosco é, sem dúvida, a melhor escolha da região, já que é a única que atua em todas as frentes que constroem o preparo de futuros dentistas extremamente diferenciados.
O curso da instituição reúne uma grade totalmente modernizada, considerada 5.0, com conteúdo voltado ao melhor da base teórica e às práticas mais atuais do mercado de trabalho, com salas de aulas, laboratórios, áreas de estudos e os melhores recursos de infraestrutura e a melhor matriz curricular para o seu desenvolvimento profissional.
Aqui, você ainda encontra um corpo docente único, de professores mestres e doutores, com ampla experiência e vasto reconhecimento, o que permite uma excelente oportunidade de networking durante a faculdade, além de contar com metodologias ativas, com direito a uma clínica de Odontologia sem igual e atividades práticas desde o primeiro semestre da Graduação.

Duração

O programa tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecido nos períodos matutino e noturno, na modalidade presencial.

Palavra do coordenador

“Procure um corpo docente extremamente qualificado: nós temos. Procure uma estrutura nova e moderna: nós temos. Junte-se a nós”.
Professor Doutor Luiz Vicente Lopes

O mercado

O mercado de trabalho para dentistas no Brasil é bastante amplo, promissor e com alta demanda por serviços odontológicos em todo o país, abrindo aos profissionais da área diversas oportunidades de atuação.
A busca por qualidade nos serviços e a crescente preocupação com a saúde bucal impulsionam a procura por profissionais qualificados, tornando a Odontologia uma carreira atrativa e repleta de possibilidades de crescimento e especialização.
Por ser um ramo exigente e de muita responsabilidade, é necessário que os dentistas estejam constantemente atualizados com as últimas técnicas e tecnologias, e aqueles que se dedicam ao aprimoramento contínuo e buscam oferecer um atendimento de excelência têm grandes chances de alcançar sucesso e estabilidade financeira na profissão.
O profissional de Odontologia atua no estudo e na prevenção relacionados ao sistema mastigatório, englobando a cabeça, pescoço e boca. Nessas áreas, está preparado para lidar com ossos, musculaturas, articulações e, principalmente, dentes.

Especialidades

O Odontologista pode se especializar em tratar e prevenir doenças ou focar na área estética. Quando formado em Odontologia, o profissional se torna um cirurgião-dentista. É muito comum que os profissionais formados procurem se especializar, tendo diversas áreas a serem escolhidas, como:
– Endodontia, tratando da polpa e raiz do dente;
– Implantodontia e Prótese, devolvendo um dente perdido;
– Periodontia; cuidando das gengivas e ossos;
– Ortodontia, relacionada a mordida e posição dos dentes;
– Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que pode realizar cirurgias complexas em ambiente hospitalar;
– E diversos outros ramos.

Públicos

Além da especialidade, o cirurgião-dentista pode escolher qual público irá atender, como crianças, idosos e pessoas com baixa renda. Como a Odontologia está inserida na área de Saúde, é importante ressaltar que o papel social presente na profissão, já que a saúde bucal interfere tanto fisicamente quanto socialmente.
Podem trabalhar em suas próprias clínicas particulares, como colaborador em clínicas já estabilizadas, trabalhar no setor público ou na docência. O mercado estético hoje está em alta, crescendo cerca de 300% nos últimos 3 anos.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

– Metodologias ativas de aprendizagem, com o aluno no centro do protagonismo da própria formação;
– Grade 5.0 atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e tendências do mercado de trabalho;
– Professores mestres e doutores renomados em suas área de atuação;
– A melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com laboratórios de ponta e uma clínica nova e exclusiva para a Faculdade de Odontologia.

A clínica da Faculdade de Odontologia

Inaugurada no começo de 2023, a clínica do UniDomBosco para a Faculdade de Odontologia é a mais moderna e preparada da região, com capacidade para até mil atendimentos mensais à comunidade.
São 50 bancadas, cada uma com um manequim de cabeça individual; 25 equipos; central de esterilização; sala de Rx digital e sala de gesso.
O espaço é destinado à realização de todas as práticas pré-clínicas, nas quais, antes ao atendimento do paciente propriamente dito, os alunos fazem por repetidas vezes os procedimentos em manequins, para que possam executá-los com segurança, agilidade e conhecimento. Os procedimentos realizados em laboratório englobam todas as especialidades odontológicas: Materiais Dentários, Dentística, Periodontia, Endodontia, Cirurgia, Prótese, Odontopediatria e Ortodontia.  As etapas executadas na clínica fazem parte da fase seguinte após o treinamento laboratorial, na qual serão realizados os atendimentos aos pacientes. As atividades clínicas iniciam-se no 4º período do curso, com a realização de procedimentos preventivos e profiláticos.
À medida que o curso avança, os trabalhos tornam-se mais complexos, até que se chegue ao ponto dos alunos serem capazes de realizar qualquer procedimento clínico necessário, do correto diagnóstico e plano de tratamento até a extração de um dente do siso.

Informações complementares

Periodicidade: Semestral

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC:

CC

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação Presencial em Curitiba de Odontologia, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 14 de março de 2024