Saiba quantos períodos tem a faculdade de Direito

Se tornar advogado(a), jurista ou prestar concurso público é o sonho de muitas pessoas, já que essas profissões são sempre reconhecidas, rendem bons salários e trazem satisfação pessoal. Os interessados, contudo, sempre têm dúvidas em relação à graduação na área, entre elas quantos períodos tem a faculdade de direito.

Neste artigo, vamos responder à questão, mostrar quais são as disciplinas de cada semestre e ainda dar um panorama geral sobre o curso e o mercado de trabalho.

Quantos períodos tem a faculdade de direito?

A faculdade de direito tem 10 semestres (5 anos ou 60 meses). Esse é o tempo que leva-se para se formar na graduação, desde que o estudante cumpra o cronograma da forma correta.

É importante ressaltar que a área é cheia de divisões e, na maioria dos casos, os alunos optam por continuar os estudos, seja por meio de cursos de pós-graduação, carreira acadêmica (mestrado, doutorado e pós-doutorado) ou programas preparatórios para concursos públicos.

Como o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é considerado bastante difícil, há ainda egressos da faculdade que decidem fazer cursinhos com conteúdo específico para a prova, cuja aprovação é pré-requisito para exercer a advocacia no país.

E quais são as disciplinas de cada período?

Cada instituição divide a matriz acadêmica de uma maneira, mas há uma série de disciplinas que devem estar na graduação de todas as faculdades da área. Já que existe essa variação, vamos usar como exemplo para este artigo o curso de direito do Centro Universitário UniDomBosco, um dos mais tradicionais e renomados do Brasil.

Para cada período (semestre), traremos as principais matérias que os estudantes encontram na graduação, lembrando que o conteúdo completo ainda pode ser composto por outras que não necessariamente estão citadas neste texto.

Primeiro período

– Direito Administrativo II;
– Eletiva I;
– Serviço de Assistência Jurídica I;
– Pesquisa em Psicologia A.

Oitavo período
– Direito Tributário I;
– Direito Empresarial I;
– Direito Processual do Trabalho;
– Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I;
– Eletiva II;
– Serviço de Assistência Jurídica II.

Nono período
– Direito Tributário II;
– Direito Civil – Coisas II;
– Direito Empresarial II;
– Ética Profissional;
– Orientação e Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso II;
– Eletiva III;
– Serviço de Assistência Jurídica III.

Décimo período
– Direito Empresarial III;
– Direito Civil – Sucessões;
– Direito do Consumidor;
– Direito Internacional;
– Direito da Seguridade e Previdência Social;
– Direito Ambiental;
– Tópicos Contemporâneos do Direito;
– Serviço de Assistência Jurídica IV.

estudante-de-direito

O mercado de trabalho no direito

O direito é uma das áreas mais fundamentais da sociedade e, por isso, há alta demanda por profissionais nos diversos campos de atuação dentro dessa carreira, que compreendem, basicamente, três frentes: a advocacia, a carreira acadêmica e a carreira pública.

Advocacia

Na advocacia, os profissionais atuam na defesa e na consultoria de partes interessadas em um processo, seja na acusação ou na defesa de clientes. Para exercê-la, é necessário ter a aprovação do exame da OAB e não precisa-se de especialização, embora seja um diferencial estudar mais especificamente o ramo de interesse, para se posicionar como referência em um mercado competitivo. Algumas das principais áreas são: direito trabalhista, tributário, civil, penal, digital, previdenciário, imobiliário, entre tantos outros.

Carreira acadêmica

É voltada para profissionais que querem se dedicar à pesquisa e à docência. Para exercê-la, o caminho inclui programas de mestrado, doutorado e, eventualmente, até mesmo o pós-doutorado.

Carreira pública

Há ainda a opção de seguir carreira em cargos públicos, a serviço do estado. Para essas funções, os concursos são extremamente concorridos, sendo necessárias muita dedicação e preparação. Alguns dos exemplos são: delegado de polícia, procurador, promotor, juiz, diplomata, entre outros.

O curso de direito do UniDomBosco

O Centro Universitário UniDomBosco tem uma dos mais renomados cursos de direito do país, com nota máxima no MEC, conteúdo atualizado e professores mestres e doutores com vasta experiência acadêmica e de mercado.

A instituição, com mais de 50 anos de contribuição para a educação brasileira, oferece a graduação na modalidade presencial, com aulas e atividades em um campus moderno, equipado com tecnologia de ponta, ambientes exclusivos para a área, como o Núcleo de Práticas Jurídicas, e dois auditórios para eventos e palestras extracurriculares.

Garanta sua vaga

Se você está interessado em seguir carreira no direito, o UniDomBosco é a melhor opção para uma formação completa e única. Acesse o site por aqui, saiba mais detalhes e faça a sua inscrição para o próximo semestre.

E continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.