Veja quais são as matérias do curso de odontologia

Avatar

Se você tem interesse em se tornar um cirurgião dentista, atuar em uma das principais áreas da saúde e ajudar a desenvolver bem-estar, qualidade de vida e melhora estética nas pessoas, o curso de graduação é o primeiro passo dessa trajetória. Mas, antes de se matricularem, muitos candidatos têm dúvidas sobre as matérias do curso de odontologia, e é essa a resposta que vamos trazer neste artigo.

As matérias do curso de odontologia

O curso de graduação em Odontologia tem uma série de matérias obrigatórias, de acordo com o credenciamento das faculdades da área no Ministério da Educação, mas as grades curriculares também variam de acordo com cada instituição, que podem adicionar disciplinas a depender de critérios próprios. Portanto, este texto vai trazer uma resumo de algumas das principais matérias do curso de odontologia, de modo geral, que costumam constar nas matrizes de todas as graduações no ramo.

Materiais dentários

Conhecer os materiais dentários é fundamental para a realização de restaurações e tratamentos odontológicos. Os alunos estudam a composição e aplicação de materiais como resinas, amálgama, cerâmica e gesso, além de suas propriedades e escolha adequada para procedimentos odontológicos.

Anatomia e Anatomia dentária

Essas disciplinas abordam os conhecimentos sobre a anatomia do corpo humano, com foco nas regiões relevantes para a prática odontológica, como cabeça e pescoço. Isso inclui os ossos, músculos, nervos e vasos sanguíneos que compõem a cavidade oral e suas conexões com o restante do corpo. Na anatomia dentária, a concentração dos estudos fica na morfologia e classificação dos dentes, bem como em suas características individuais.

Histologia

Trata-se do estudo dos tecidos que compõem a cavidade oral, incluindo mucosa oral, gengiva, ligamento periodontal e polpa dentária. Os estudantes aprendem a identificar esses tecidos microscópicamente, o que é fundamental para o diagnóstico e tratamento de condições orais.

Fisiologia

Explora os processos biológicos que ocorrem no corpo humano, com ênfase nas funções relacionadas à cavidade oral e ao sistema estomatognático. Os alunos estudam aspectos como a digestão, a fisiologia da mastigação e a produção de saliva, fundamentais para compreender a saúde bucal e a execução de procedimentos odontológicos.

Farmacologia

Dentistas precisam saber sobre os fármacos e essa disciplina aborda os medicamentos usados na prática odontológica, bem como efeitos, dosagens, interações medicamentosas e prescrição adequada para tratar condições orais, alívio da dor e prevenção de infecções.

Dentística

Trata do estudo e da prática de restaurações e procedimentos estéticos dentários, com foco em restaurar, melhorar e manter a saúde bucal. Isso envolve a reparação de dentes danificados, aprimorando a estética dos sorrisos e usando tratamentos conservadores para preservar a estrutura dentária.

Anestesiologia

A Anestesiologia em odontologia envolve o uso de anestesia para garantir procedimentos dentários sem dor. Os profissionais selecionam a anestesia apropriada, administram-na com segurança e monitoram os pacientes durante o tratamento. Isso assegura que os pacientes estejam confortáveis e livres de dor durante os procedimentos odontológicos.

Periodontia

A periodontia é o estudo das estruturas de suporte dos dentes, como gengivas e osso alveolar. Os alunos aprendem a prevenir, diagnosticar e tratar doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Endodontia

É a matéria odontológica que trata dos tecidos internos dos dentes, como a polpa e os canais radiculares. Isso envolve o diagnóstico e tratamento de infecções e inflamações, com o objetivo de preservar os dentes. Os endodontistas realizam procedimentos como tratamento de canal para salvar dentes danificados e restaurar a saúde bucal dos pacientes.

professor-ensinando-uma-das-materias-do-curso-de-odontologia

Ortodontia

A ortodontia é o campo da odontologia que se concentra no alinhamento dos dentes e correção de problemas de oclusão. Este tópico é essencial para quem deseja se tornar um ortodontista.

Prótese dentária

Concentra-se na concepção, fabricação e aplicação de próteses para substituir dentes ausentes ou danificados. Isso inclui próteses parciais e completas, coroas, pontes e implantes dentários. Os alunos aprendem a restaurar a função mastigatória, estética e a saúde bucal dos pacientes por meio de próteses personalizadas.

Implantodontia

Especialidade que se dedica ao planejamento, colocação e manutenção de implantes dentários. Essa área trata de substituir dentes ausentes ou danificados por meio da fixação de implantes de titânio no osso maxilar ou mandibular. Isso permite a ancoragem de coroas, pontes ou dentaduras, restaurando a função mastigatória e a estética dental para os pacientes.

Odontopediatria

É a área da odontologia que se dedica ao cuidado oral de crianças e adolescentes. Ela abrange a prevenção, tratamento de cáries, educação em higiene bucal e questões de desenvolvimento oral específicas para essa faixa etária. O objetivo é garantir que as crianças cresçam com dentes saudáveis e mantenham uma boa saúde bucal ao longo da vida.

Ética

A ética na odontologia refere-se aos princípios morais que orientam o comportamento dos profissionais, enfocando a confidencialidade, integridade, respeito e honestidade nas relações com os pacientes. Os dentistas devem aderir a padrões éticos rigorosos, mantendo a confiança do paciente e a integridade da profissão. Esses princípios são fundamentais para uma prática odontológica responsável e respeitosa.

Outras

Essas acima são apenas algumas das principais matérias do curso de odontologia, que engloba muitas outras disciplinas. Além disso, parte das áreas mais importantes costumam ser divididas em módulos, de modo que são estudadas em mais de um semestre. Para saber a matriz curricular completa do UniDomBosco, acesse por aqui.

O curso de Odontologia do UniDomBosco

O UniDomBosco oferece o melhor curso de Odontologia da região de Curitiba-PR, com um programa que tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecido nos períodos matutino e noturno, na modalidade presencial. Alguns dos diferenciais que colocam a graduação da instituição no topo são:

Estrutura

O campus do UniDomBosco tem a melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com salas de aulas e laboratórios modernos equipados com tecnologia de ponta. O local ainda oferece ambientes únicos, como biblioteca física e virtual, amplo estacionamento, espaços de lazer e atividades ao ar livre.

Clínica

A faculdade de Odontologia aqui conta também com uma clínica exclusiva inaugurada no começo de 2023. O local  é o mais moderno e preparado da região, com capacidade para até mil atendimentos mensais à comunidade.

Professores e conteúdo atualizado

O curso da instituição reúne uma grade totalmente modernizada, considerada 5.0, com conteúdo voltado ao melhor da base teórica e às práticas mais atuais do mercado de trabalho, com salas de aulas, laboratórios, áreas de estudos e os melhores recursos de infraestrutura e a melhor matriz curricular para o seu desenvolvimento profissional.

Aqui, você ainda encontra um corpo docente único, de professores mestres e doutores, com ampla experiência e vasto reconhecimento, o que permite uma excelente oportunidade de networking durante a faculdade, além de contar com metodologias ativas, com direito a uma clínica de Odontologia sem igual e atividades práticas desde o primeiro semestre da Graduação.

Tradição e nota máxima no MEC

O UniDomBosco tem mais de 60 anos de tradição na educação brasileira e está há mais de 20 anos formando profissionais com cursos de nível superior. Além disso, a instituição tem conceito máximo no MEC (Ministério da Educação), com a conquista de mais uma nota cinco no último recredenciamento do órgão.

Inscrições

Se você está interessado em cursar Odontologia, acesse o site por aqui, saiba mais sobre o curso do UniDomBosco e garanta a sua inscrição para o processo seletivo, que agora é simplificado.

E continue acompanhando o Blog e as nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.

Aproveite também para assistir aos episódios do podcast do UniDomBosco sobre o assunto:
Por que escolher ser dentista?
Quais as áreas de atuação da Odontologia?
Como é ser universitário de Odontologia no UniDomBosco?
O Mercado de Trabalho da Odontologia