O mercado de trabalho na Odontologia

O episódio #73 do podcast Identidade DOM aborda um panorama do mercado de trabalho da odontologia no Brasil pela perspectiva das especializações. Os coordenadores Luiz Vicente Lopes (graduação) e Flávio Lara (pós-graduação) discutem sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da área, como se destacar em um mercado tão competitivo e as tendências e oportunidades de carreira mais promissoras. Eles também respondem perguntas dos ouvintes e buscam tornar a conversa mais leve e prazerosa possível.

A odontologia está sempre em evolução

O podcast começa com uma introdução em que os professores se apresentam e explicam o objetivo do episódio. Eles destacam que a odontologia é uma área em constante evolução e que, por isso, é importante estar sempre atualizado e preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Desafios da área

Em seguida, eles discutem sobre os principais desafios enfrentados pelos profissionais da odontologia no mercado de trabalho atualmente. Entre eles, estão a concorrência acirrada, a falta de valorização da profissão por parte da sociedade e a necessidade de se manter atualizado em relação às novas tecnologias e técnicas.

Investir na formação

Para se destacar em um mercado tão competitivo, os coordenadores destacam a importância de investir em uma formação de qualidade, buscar especializações e se manter atualizado em relação às novas tendências da área. Eles também enfatizam a importância de desenvolver habilidades de comunicação e marketing pessoal, para se tornar mais visível e atrair mais pacientes.

Tendências e oportunidades

Em relação às tendências e oportunidades de carreira mais promissoras, os professores destacam a área de estética, que vem ganhando cada vez mais espaço na odontologia. Eles explicam que muitos procedimentos que antes eram realizados apenas por médicos agora são feitos por dentistas, o que abre novas possibilidades de atuação.

Além disso, eles destacam outras áreas de atuação, como a docência, a pesquisa e o serviço público. Eles explicam que existem diversas possibilidades de carreira dentro da odontologia, e que é importante escolher aquela que mais se adequa às suas habilidades e interesses.

Escolha da faculdade

Durante o episódio, os coordenadores também respondem perguntas dos ouvintes, abordando temas como a importância do corpo docente na escolha de uma universidade, a necessidade de se manter atualizado ao longo da carreira e a importância de desenvolver habilidades de gestão para quem deseja abrir o próprio consultório.

Eles também destacam a importância de se manter atualizado em relação às novas tecnologias e técnicas, e enfatizam que a odontologia é uma área em constante evolução, o que exige dos profissionais uma postura de aprendizado contínuo.

Ao longo do programa, os coordenadores buscam tornar a conversa mais leve e prazerosa possível, incentivando a participação de quem está acompanhando e buscando responder às perguntas de forma clara e objetiva. Eles destacam a importância da interação entre os profissionais da área e enfatizam que é preciso trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Conclusão

Em resumo, o episódio #73 do podcast Identidade DOM é uma fonte de informações e reflexões importantes para quem está ou pretende entrar na área de odontologia. Os coordenadores abordam temas relevantes e atuais e buscam oferecer aos interessados uma visão ampla e abrangente do mercado de trabalho da odontologia no Brasil atualmente.

Os professores

Luiz Vicente Lopes Possui graduação em Odontologia, especialização em Ortodontia, especialização em Odontopediatria e mestrado em Odontologia (Ortodontia). É coordenador do Curso de Odontologia do Centro Universitário UniDomBosco, Membro da Associação Paranaense de Ortodontia e Ortopedia Facial e da Associação Brasileira de Odontologia-PR.

Flávio Lara é graduado e mestre em Odontologia e graduado também em Administração de Empresas. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, e na área de Gestão Empresarial. É sócio-proprietário das empresas Lara Ortodontia SS Ltda, OrthoAcademy – Ensino em Ortodontia, Estesia Business & Innovation e SHIFTStudio.

Para saber mais sobre o curso de Graduação em Odontologia do UniDomBosco, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 73 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.