Por que escolher ser dentista?

Avatar

O episódio #69 do podcast Dom Universitário apresenta a primeira parte da série “Odontologia em destaque”, sequência de três episódios que abordam diferentes temas relacionados ao universo da odontologia. Nessa primeira parte, a professora Allana Pivovar convida os seus alunos Ana Sankari e Bruno Zaguini para discutir as razões pelas quais escolheram a Odontologia como profissão e como essa escolha pode agregar conhecimento e fascinação.

A escolha pela Odontologia

Os alunos Ana e Bruno escolheram o curso por razões diferentes, mas concordam em um aspecto: acabaram se apaixonando pela área e não querem mais voltar atrás.

Bruno

Bruno, técnico em prótese dentária desde 2007 e estudante de Odontologia do UniDomBosco, conta que escolheu a carreira na área principalmente pelo conhecimento. Trabalhando em um laboratório de prótese, ele sentia a necessidade de entender mais sobre o ramo para poder conversar melhor com seus clientes e dentistas. Ao entrar para a faculdade, Bruno se apaixonou pela Odontologia e agora quer sair do laboratório para seguir carreira como dentista.

Ana

Ana, por sua vez, sempre teve interesse pela área da saúde e escolheu a Odontologia por ser uma profissão que envolve cuidado com as pessoas e com a estética. Ela destaca a importância do dentista na vida das pessoas, não só para a saúde bucal, mas também para a autoestima e confiança. A aluna também comenta sobre a evolução da Odontologia ao longo dos anos, com a incorporação de novas tecnologias e técnicas que tornam o trabalho do dentista mais preciso e eficiente.

A carreira em Odontologia

Allana Pivovar, como professora de Odontologia, destaca a importância da escolha da profissão por vocação e não apenas por questões financeiras. Ela ressalta que a Odontologia é uma profissão que exige muito estudo e dedicação, mas que também oferece muitas oportunidades de crescimento e realização pessoal.

Diferentes áreas

Durante a conversa, os participantes também discutem sobre as diferentes áreas de atuação da Odontologia, como a ortodontia, a periodontia, a endodontia, entre outras. Eles destacam a importância de conhecer bem cada área para poder escolher a que mais se identifica e se aprofundar nela.

Ética

Allana também comenta sobre a importância da ética na Odontologia, destacando que o dentista deve sempre agir com responsabilidade e respeito aos pacientes, seguindo as normas e regulamentações da profissão. Ela destaca que a Odontologia é uma profissão que exige muita responsabilidade e comprometimento, pois envolve a saúde e o bem-estar das pessoas.

Comunicação com o paciente

Outro ponto abordado na conversa é a importância da comunicação entre o dentista e o paciente. Bruno destaca que muitas vezes os pacientes têm medo de ir ao dentista por causa de experiências negativas no passado, e que é papel do dentista criar um ambiente acolhedor e de confiança para que o paciente se sinta confortável durante o tratamento.

Prevenção

Ana também comenta sobre a importância da prevenção em Odontologia, destacando que muitos problemas bucais podem ser evitados com uma boa higiene e cuidados preventivos. Ela lembra que o papel do dentista é orientar os pacientes sobre os cuidados necessários para manter a saúde bucal em dia.

Conclusão

No final do episódio, a professora Allana convida os ouvintes a refletirem sobre as razões pelas quais escolheram ou estão pensando em escolher a Odontologia como profissão. Ela destaca que a escolha da profissão deve ser baseada em valores e vocação, e não apenas em questões financeiras. Ela também ressalta a importância de se dedicar ao estudo e à prática da Odontologia, buscando sempre aprimorar os conhecimentos e habilidades.

Em resumo, o episódio #69 do podcast Dom Universitário apresenta uma conversa interessante e informativa sobre a Odontologia como profissão. Os participantes discutem as razões pelas quais escolheram a formação no ramo, as diferentes áreas de atuação da profissão, a importância da ética e da comunicação com os pacientes, e a necessidade de se dedicar ao estudo e à prática da Odontologia. O episódio é uma ótima fonte de informação para quem está pensando em seguir carreira como dentista, ou simplesmente para quem tem curiosidade sobre o assunto.

A professora

Allana Pivovar é Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014, Mestre em Odontologia pela UFPR (2016), Especialista em Implantodontia pela Prime Educação Continuada (2020) e Doutoranda em Odontologia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPR (PPGO), com área de concentração estomatologia.

Para saber mais sobre o curso de Graduação em Odontologia do UniDomBosco, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 69 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.