Dicas de aplicativos para estudantes

Avatar

As facilidades que a tecnologia traz hoje para todas as áreas da vida são enormes e indiscutíveis e, dentre elas, certamente os aplicativos para estudantes são um bom exemplo.

Poder ter acesso fácil e rápido a conteúdos, rotina e muito mais pode colaborar de forma bem positiva no dia a dia dos estudantes e, consequentemente, nos resultados que eles alcançam.

Todo estudante sabe quão corrida e estressante é essa etapa da vida e, por isso, buscar formas mais simples e até agradáveis de lidar com as muitas demandas certamente é um bom caminho.

Pensando nisso, resolvemos pesquisar e elaborar uma lista com indicações de aplicativos para estudantes. São aplicativos não só de estudos, mas também de organização de rotina e até de meditação.

Várias sugestões com o objetivo de você, estudante, entender qual ou quais fazem sentido para você e para a fase que está vivendo,

Então, já pegue o seu celular e baixe aqueles que te interessam.

Confira a lista:

  • Aprovado

Esse aplicativo ajuda bastante quem está se preparando para provas e concursos.

Ele está disponível para Android e IOS e nele é possível registrar o que foi estudado, podendo, inclusive, cronometrar e gerar relatórios.

Esses relatórios ajudam a saber o que, por exemplo, precisa de mais tempo de estudo até o dia da prova.

As principais funções são gratuitas, mas para obter algumas é preciso adquirir a versão premium do aplicativo.

O Aplicativo direciona para um outro chamado Simulado já, no qual é possível fazer uma série de simulados de vestibulares importantes e avaliar seu desempenho.

Se você está nessa fase de estudo para vestibulares ou concursos, essa dica dupla é para você.

  • Evernote

É um ótimo aplicativo de organização e que colabora não só com os estudantes. Portanto, se você se adaptar a ele, pode usá-lo durante a vida toda para organizar a vida profissional e pessoal.

Ele funciona como um caderno no qual você pode colar anotações, escrever e até desenhar. Por isso ele é utilizado com muita facilidade pelos estudantes.

Também disponível em Android e IOS, o aplicativo sincroniza os dispositivos facilitando o compartilhamento de informações e ajudando para que documentos não fiquem perdidos.

Essa, talvez, seja uma das principais vantagens. Quantas vezes nos perdemos buscando informações no celular, por exemplo, mas elas estavam no computador? Esse ganho de tempo deve ser considerado.

Nele é possível fazer anotações, acompanhar tarefas, salvar conteúdos úteis encontrados na internet.

  • Scribd

Esse aplicativo possui livros digitais em vários idiomas e de várias áreas do conhecimento.

Também disponível em Android e IOS, apresenta a possibilidade do usuário organizar sua própria biblioteca. Nesta biblioteca é possível organizar as leituras, favoritando livros e artigos.

Ele é um aplicativo pago, porém é possível conhecer as funções e o acervo por meio do período gratuito de teste. Dessa forma, se entende se de fato ele é útil para, então, pagar a mensalidade que possui um valor acessível para o bolso dos estudantes.

  • Spotify

Esse aplicativo é bastante conhecido e tem versão gratuita e paga, podendo ser usado tanto no Android como no IOS.

Mas além da vasta coletânea de músicas, o que já é muito interessante para os estudantes nos momentos de lazer, que são essenciais, ou até dos estudos (muitos estudantes se concentram melhor escutando músicas), o aplicativo possui várias opções de podcasts.

Podcasts são, podemos dizer, uma “febre” no Brasil. Algumas pesquisas mostram que o Brasil é dos países que mais escutam podcasts no mundo.

No Spotify, e em outras plataformas como Deezer e o próprio YouTube, existem podcasts dos mais variados assuntos e áreas de estudos, que podem ser baixados para ouvir offline, o que é bem interessante. Dá pra escutar no deslocamento até a faculdade, na volta pra casa e até na academia. Podcasts são uma boa maneira de aprender de forma diferente.

  • TED

Esse aplicativo, também está disponível para Android e IOS.

Ele traz palestras, conferências, vídeos e áudios sobre diversos temas que a maioria dos alunos já escutou superficialmente, mas gostaria de aprofundar. A maior parte deles possui a opção de legenda em português, porém nem todos. Pode ser uma boa oportunidade para treinar o inglês.

  • Duolingo

E se o seu caso é esse, aprender e treinar novos idiomas, esse é um ótimo aplicativo.

São aulas curtas, e com recompensas, que fazem com que o usuário avance aos poucos e aprenda de maneira divertida. Com ele se pratica vocabulário, gramática e pronúncia.

Também disponível para Android e IOS, é uma excelente dica para os estudantes que têm pouco tempo e querem se aperfeiçoar em outros idiomas, em qualquer lugar e horário.

  • Calm

Manter a saúde mental em dia também é importante na vida do estudante e esse aplicativo traz técnicas de respiração, meditação e alongamento.

Uma boa pedida para quem tem um dia a dia corrido, mas quer ter esses momentos de calma e relaxamento.

Disponível para Android e IOS, é só baixar e achar um horário na agenda para colocar a saúde mental na sua lista de afazeres.

  • Issuu

Nesse aplicativo é possível encontrar revistas, livros e eBooks dos mais diversos assuntos e transformar essas publicações impressas em virtuais. Então, além de ter acesso a todo esse conhecimento, o aplicativo proporciona essa transformação e interação entre o físico e o digital.

É possível baixar para ler offline e também está disponível para Android e IOS e para ser utilizado em computadores.

Quer outras dicas?

Essa lista poderia ser bem maior e, na verdade, ela pode se você escrever nos comentários outras dicas de aplicativos para estudantes que você indicaria.

Divida com os outros estudantes quais aplicativos têm ajudado você e vamos criar uma grande rede de dicas e apoio,

Mas, para ajudar mais um pouco vocês, estudantes, vamos dar outras indicações que achamos válidas na pesquisa que fizemos para escrever este artigo.

·        Formulando

·        Pomodoro Challenge

·        Me salva

·        12 min

·        Trello

·        Semper

·        PhotoMath

·        Stoodi

·        Nova ortografia

·        Any.do

·        Clear

·        Mathway

·        CliffsNotes

·        Snap2PDF

Agora você não vai poder dizer que não tem bons resultados porque não está organizado, ou porque não sabe inglês ou porque precisa descansar. Não tem desculpas.

E para se manter sempre informado sobre os mais diversos assuntos relacionados à vida de estudante, continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.