Matemática, Arte e História – Parte 1

O episódio #61 do podcast Dom Universitário, intitulado “Interfaces 1 | Matemática, Arte e História”, é um guia histórico sobre a relação entre a matemática, a arte e a história, disciplinas que sempre andaram de mãos dadas. O episódio é apresentado pelos professores Dalton Kozak, Gisele Thiel e Rodrigo Pissetti, membros do corpo docente dos cursos de Graduação do UniDomBosco, que discutem a importância da matemática na arte e na arquitetura, desde a Grécia Antiga até o século 20.

Grandes artistas da história

Ao longo da conversa, os professores trazem vários nome importantes da história da arte e da arquitetura à tona, alguns mais populares ao senso comum e outros, de certo modo, mais desconhecidos para a maioria da população.

Vitrúvio

O episódio começa com uma discussão sobre a obra “Da Arquitetura”, de Vitrúvio, um tratado sobre arquitetura escrito no século I a.C. Vitrúvio acreditava que a arquitetura era uma ciência que combinava matemática, geometria e filosofia. Ele argumentava que a arquitetura deveria ser bela, funcional e durável, e que os arquitetos deveriam ter conhecimento em matemática e geometria para criar edifícios que fossem estéticamente agradáveis e estruturalmente sólidos.

Leonardo da Vinci e Michelangelo

Os professores também discutem a importância da matemática na arte renascentista. Eles mencionam artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo, que usaram a matemática e a geometria em suas obras de arte. Por exemplo, Leonardo da Vinci usou a proporção áurea em sua obra “O Homem Vitruviano”, que é um desenho de um homem com os braços e as pernas estendidos em um círculo e um quadrado. A proporção áurea é uma relação matemática que é considerada esteticamente agradável e é frequentemente usada em arte e arquitetura.

Le Corbusier

Os convidados ainda abordam o contexto dos impactos da matemática na arquitetura moderna. Eles mencionam o arquiteto suíço Le Corbusier, que acreditava que a arquitetura deveria ser baseada em princípios matemáticos e geométricos. Le Corbusier desenvolveu um sistema de proporções chamado “Modulor”, que é baseado nas proporções do corpo humano. Ele usou o Modulor em muitos de seus projetos arquitetônicos, incluindo a Unidade de Habitação em Marselha, França, que é um exemplo de arquitetura moderna baseada em princípios matemáticos.

estudante-ouvindo-podcast-sobre-arte

Temas interdisciplinares

Os professores também discutem a relevância da matemática na história da arte e da arquitetura. Eles mencionam a importância da geometria na arquitetura grega antiga, que usava proporções matemáticas para criar edifícios que eram esteticamente agradáveis e estruturalmente sólidos. Eles também conversam sobre a importância da matemática na arte islâmica, que usa padrões geométricos complexos em suas obras de arte.

Além disso, os professores discutem a importância da matemática na arte contemporânea. Eles mencionam artistas como Sol LeWitt, que usou a geometria e a matemática em suas obras de arte abstratas. Eles também mencionam o quão fundamental é a matemática na arte digital, que usa algoritmos e programação para criar obras de arte.

O episódio também trata da relação de séculos entre a história da arte e a da arquitetura na compreensão da relação entre a matemática e a arte. Os professores mencionam a importância de estudar a história da arte e da arquitetura para entender como os artistas e arquitetos usaram a matemática em suas obras de arte ao longo do tempo.

Conclusão

Por fim, o episódio discute a importância da matemática na educação. Os professores mencionam que é fundamental ensinar matemática de uma forma que seja relevante e interessante para os alunos e como a matéria pode ser usada em outras áreas, como a arte e a arquitetura.

Em resumo, o episódio #61 do Dom Universitário, “Interfaces 1 | Matemática, Arte e História”, é um guia histórico sobre a relação entre a matemática, a arte e a história. Os professores discutem a importância da matemática na arte e na arquitetura ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até o século 20. Eles também discutem a importância da história da arte e da arquitetura na compreensão da relação entre a matemática e a arte, bem como a importância da matemática na educação. O episódio destaca a importância da matemática na criação de obras de arte esteticamente agradáveis e estruturalmente sólidas, e como a matemática pode ser usada em outras áreas, como a arquitetura e a arte digital. Além disso, o episódio destaca a importância de ensinar matemática de uma forma que seja relevante e interessante para os alunos, e como a matemática pode ser usada em outras áreas da vida. Em suma, o episódio é uma exploração fascinante da relação entre a matemática, a arte e a história, e destaca a importância da matemática em várias áreas da vida.

Os participantes

O professor Dalton Kozak é coordenador da Graduação EAD em Matemática. Clique aqui, saiba mais e garanta a sua inscrição.

A Professora Gisele Thiel coordena quatro cursos da Graduação. Confira nos links abaixo:
– Filosofia

– História

– Letras

– Sociologia

O professor Rodrigo Pissetti é coordenador dos cursos na área de Marketing. Conheça as opções e inscreva-se:
– Marketing

– Marketing Digital
– Produção Multimídia

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 61 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.