Matemática, arte e história- parte 2

O episódio #62 do podcast Dom Universitário, intitulado “Interfaces 2: Matemática, Arte e História”, é a segunda parte da discussão dos professores Dalton Kozak, Gisele Thiel e Rodrigo Pissetti, membros do corpo docente dos cursos de Graduação do UniDomBosco, na qual eles debatem sobre a relação direta ao longa da história entre as três disciplinas.

A relação interdisciplinar

Ao longo do bate-papo, os professores seguem com os temas da parte 1 (episódio 61), trazendo como as disciplinas se relacionam entre si.

Matemática e Arte

O episódio começa com uma discussão sobre a importância da matemática na arte, especialmente na arte abstrata. Os apresentadores destacam como muitos artistas usam conceitos matemáticos, como geometria e simetria, para criar obras de arte que são visualmente atraentes e esteticamente equilibradas. Eles também mencionam como a matemática pode ser usada para criar padrões e texturas em obras de arte, como na arte islâmica.

Matemática e História

Em seguida, os professores discutem a relação entre a matemática e a história. Eles destacam como a matemática tem sido usada ao longo da história para resolver problemas práticos, como calcular distâncias e áreas, e como a matemática tem sido fundamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Eles também mencionam como a matemática tem sido usada para entender e descrever fenômenos naturais, como o movimento dos planetas e a propagação de ondas sonoras.

Arte e História

Os participantes ainda conversam sobre a relação entre a arte e a história. Eles destacam como a arte tem sido usada ao longo da história para registrar eventos importantes e para transmitir ideias e valores culturais. Eles também mencionam como a arte pode ser usada para entender e interpretar a história, como na análise de obras de arte que retratam eventos históricos.

Arte, História e Matemática

Por fim, os apresentadores discutem a relação entre a matemática e a história da arte. Eles destacam como a matemática tem sido usada na história da arte para entender e analisar obras de arte, como na análise de proporções e perspectivas em pinturas renascentistas. Eles também mencionam como a matemática pode ser usada para entender e interpretar a evolução da arte ao longo do tempo, como na análise de padrões e formas em diferentes períodos artísticos.

Os professores também abordam a relação entre a arte e a matemática na educação. Eles destacam como a matemática pode ser usada para ensinar conceitos artísticos, como na análise de proporções e perspectivas em obras de arte. Eles também mencionam como a arte pode ser usada para ensinar conceitos matemáticos, como na criação de padrões e formas geométricas.

Os apresentadores também discutem a importância da interdisciplinaridade na educação, especialmente na relação entre a matemática, a arte e a história. Eles destacam como a interdisciplinaridade pode ajudar os alunos a entender melhor como essas áreas se conectam e como elas podem ser usadas juntas para resolver problemas e criar soluções inovadoras.

mulher-escutando-podcast-sobre-matematica-arte-e-historia

Conclusão

Para encerrar, os apresentadores concluem o episódio destacando a importância de explorar as interfaces entre a matemática, a arte e a história, e como essa exploração pode levar a novas descobertas e insights em todas essas áreas. Eles também incentivam os ouvintes a continuar explorando essas interfaces por conta própria, seja por meio de leituras, pesquisas ou experiências pessoais.

Em resumo, o episódio #62 do podcast Dom Universitário, “Interfaces 2: Matemática, Arte e História”, explora a relação entre a matemática, a arte e a história, destacando como essas áreas se conectam e se influenciam mutuamente. Os apresentadores discutem a importância da matemática na arte, a relação entre a matemática e a história, a relação entre a arte e a história, a relação entre a matemática e a história da arte, a importância da interdisciplinaridade na educação e a importância de explorar as interfaces entre essas áreas.

Os participantes

O professor Dalton Kozak é coordenador da Graduação EAD em Matemática. Clique aqui, saiba mais e garanta a sua inscrição.

A Professora Gisele Thiel coordena quatro cursos da Graduação. Confira nos links abaixo:
– Filosofia

– História

– Letras

– Sociologia

O professor Rodrigo Pissetti é coordenador dos cursos na área de Marketing. Conheça as opções e inscreva-se:
– Marketing

– Marketing Digital
– Produção Multimídia

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 62 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.