Quanto custa uma faculdade de Direito?

Avatar

A advocacia está entre as profissões mais procuradas no Brasil e muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto custa uma faculdade de direito. Neste artigo, vamos tentar trazer uma média dos valores no território nacional, já que os custos variam bastante a depender de cada região, instituição e outros aspectos importantes.

Quanto custa uma faculdade de direito

Entender exatamente o valor total dos custos com uma faculdade de direito no Brasil é bastante difícil, já que o país tem um território muito extenso, de dimensões continentais, o que faz com que cada estado —  e mesmo cada cidade — tenha características diferentes e particulares. O que podemos fazer, portanto, é encontrar uma média nacional, considerando os principais gastos que um aluno pode ter ao se matricular em uma instituição privada brasileira que ofereça a faculdade de direito.

Mensalidades

No âmbito do ensino particular, o maior custo de um estudante de direito é a mensalidade, com gastos mensais que variam, na média, entre R$1.000 e R$3.000, dependendo de onde a instituição está localizada, do renome da faculdade e de outros elementos que podem variar de campus para campus. Se você quer saber o valor exato da mensalidade, a melhor saída é entrar em contato com o local no qual tem interesse em estudar e perguntar diretamente na secretaria.

É importante destacar, contudo, que existem formas alternativas de ingresso para quem quer estudar direito em uma instituição privada, com descontos específicos, bolsas de estudos e até mesmo via programas do Governo, como o PROUNI e o FIES.

Aqui no Centro Universitário UniDomBosco, o curso de direito é um dos mais tradicionais e procurados pelos alunos e, para ajudar a todos os que querem seguir a carreira jurídica, temos ofertas especiais nas mensalidades, com bolsas que podem chegar a até 50% do valor integral, dependendo do período do ano. Há ainda as possibilidades de inscrições via os programas citados acima (PROUNI e FIES), além do ingresso pela nota do ENEM, que também pode gerar descontos de acordo com a pontuação do candidato no exame.

Livros e materiais

Embora bem menor que as mensalidades, os custos com materiais diversos ao longo da formação também precisam ser levados em conta pelo estudante. Entram aqui livros, materiais didáticos, cursos complementares, computador (opcional) e despesas que possam surgir no período de graduação.

Vale mencionar que alguns desses materiais podem ser adquiridos temporariamente na faculdade, via biblioteca, xerox e até mesmo conteúdos online. O UniDomBosco, por exemplo, conta com um acervo físico e digital disponível para os alunos, com milhares de títulos e artigos científicos.

Outros custos

Além de gastos com mensalidades e materiais, a faculdade de direito, assim como todas as que são exclusivas do ensino presencial, envolve mais alguns tipos de custos recorrentes, como, por exemplo, moradia (se você mudar de cidade para estudar), transporte (público ou particular), inscrições para palestras e atividades complementares, alimentação no campus, entre outros.

estudante-de-direito

O investimento vale a pena

Se uma boa formação direito envolve um grande investimento ao longo dos cinco anos de curso, os custos valem a pena a longo prazo, já que o mercado jurídico é um dos melhores para profissionais com diploma no Brasil, seja seguindo a carreira na advocacia ou em outras atuações como jurista. Veja abaixo algumas das razões para justificar essas oportunidades de ganhos mais para frente.

Mercado sempre aquecido

Não há sociedade organizada e democracia sem a existência do direito e da Justiça. Por isso, sempre há vagas e demanda por bons profissionais do ramo, seja na atuação pública, em cargos de concurso (juiz, promotor, desembargador, procurador, entre muitos outros) ou nos escritórios de advocacia, atuando na defesa do interesse de pessoas e empresas nos diversos tipos de processos jurídicos que existem.

Profissão reconhecida

O profissional do direito é um dos mais reconhecidos no Brasil e em praticamente todos os países do mundo. Como uma carreira tradicional e vital para a sociedade, o jurista se posiciona com destaque e renome no mercado de trabalho, garantindo o funcionamento da Justiça em todos os setores.

Satisfação pessoal

Ter um diploma de graduação em direito é o sonho de muitas pessoas e, quando conquistado, pode trazer bastante satisfação pessoal, além de mais motivação e conhecimento para seguir estudando, seja na carreira acadêmica ou em cursos de especialização voltados ao mercado de trabalho.

Ajudar as pessoas

Todo cidadão tem direito a processos e defesas dignas perante os tribunais brasileiros, em qualquer instância. Por isso, como orientador e condutor nesses casos, os advogados têm um papel importantíssimo quando o assunto é ajudar as pessoas a garantirem seus direitos perante à Justiça.

Bons salários

Por todos os motivos acima, a demanda por bons advogados e juristas é grande e, consequentemente, os salários estão entre os melhores do mercado. Nesse ponto, ter um título de especialista pode impulsionar ainda mais os ganhos mensais. Caso tenha interesse, confira aqui um artigo sobre as áreas do direito que melhor pagam atualmente.

O curso de direito do UniDomBosco

O UniDomBosco oferece o melhor curso de direito da região de Curitiba-PR, com um programa que tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecido nos períodos matutino e noturno, na modalidade presencial. Alguns dos diferenciais que colocam a graduação da instituição no topo são:

Estrutura

O campus do UniDomBosco tem a melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com salas de aulas e espaços modernos equipados com tecnologia de ponta. O local ainda oferece ambientes únicos, como biblioteca física e virtual, amplo estacionamento, espaços de lazer e atividades ao ar livre.

Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica do UniDomBosco tem como objetivo proporcionar ao acadêmico o aprendizado profissional por meio de atividades jurídicas (simuladas e reais), do convívio com rotinas processuais e da prestação de serviços jurídicos gratuitos à comunidade. A prática jurídica inclui visitas orientadas; atividades simuladas das práticas profissionais, abrangendo as várias áreas do Direito; atividades reais desenvolvidas junto ao Serviço de Assistência Jurídica (que constitui amplo laboratório para o aprendizado acadêmico sob a supervisão e acompanhamento de profissionais qualificados).

O Núcleo tem a coordenação do professor Marcelo Conrado e oferece assistência gratuita à comunidade carente, nas áreas de Direito Civil, Criminal e Trabalhista, com atendimento das partes, pesquisa, elaboração de peças processuais e acompanhamento de processos.

O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira, no campus Marumby, localizado na avenida Presidente Wenceslau Braz, 1172, Guaíra – Curitiba-PR.

Professores e conteúdo atualizado

O curso da instituição reúne uma grade totalmente modernizada, com conteúdo voltado ao melhor da base teórica e às práticas mais atuais do mercado de trabalho, com salas de aulas, áreas de estudos e os melhores recursos de infraestrutura e a melhor matriz curricular para o seu desenvolvimento profissional.

Aqui, você ainda encontra um corpo docente único, de professores mestres e doutores, com ampla experiência e vasto reconhecimento, o que permite uma excelente oportunidade de networking durante a faculdade, além de contar com metodologias ativas.

Tradição e nota máxima no MEC

O UniDomBosco tem mais de 60 anos de tradição na educação brasileira e está há mais de 20 anos formando profissionais com cursos de nível superior. Além disso, a instituição tem conceito máximo no MEC (Ministério da Educação), com a conquista de mais uma nota cinco no último recredenciamento do órgão.

Inscrições

Se você está interessado em cursar direito, acesse o site por aqui, saiba mais sobre o curso do UniDomBosco e garanta a sua inscrição para o processo seletivo, que agora é simplificado.

E continue acompanhando o Blog e as nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.