Aluno online: como ter sucesso nesta modalidade?

Avatar

Ser um aluno online em cursos de graduação é uma experiência educacional transformadora que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos. Só para termos uma ideia de alguns números: de acordo com a Agência Brasil, entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Em 2021, o percentual de estudantes na modalidade EAD chegou a 62,8%.

E por que este fenômeno? Porque a modalidade de ensino a distância (EAD) oferece uma série de vantagens que tornam a jornada acadêmica muito mais flexível e acessível.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), são mais de 3 milhões de estudantes matriculados em cursos a distância. As opções de curso EAD não param de crescer. É possível encontrar cursos à distância em grau de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, em quase todas as áreas do conhecimento.

Nesse post vamos entender como é o ensino a distância, as vantagens dos cursos EAD e como ser um aluno online de sucesso.

O que é educação a distância?

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 LDB (fonte: Ministério da Educação).

Os diplomas da educação à distância têm a mesma validade?

Uma dúvida muito comum é se os diplomas do EAD têm a mesma validade dos cursos presenciais. E a resposta é sim, os diplomas são iguais!

Seja a graduação realizada na modalidade presencial ou EAD, o seu diploma terá o mesmo “peso” e reconhecimento. O importante é sempre verificar se a faculdade desejada é reconhecida e avaliada pelo MEC (fonte: Guia da Carreira).

Quais são as vantagens de cursar uma faculdade a distância e ser um aluno online?

Cursar uma faculdade EAD oferece flexibilidade de horário e local, permitindo que os estudantes adaptem o aprendizado às suas agendas pessoais e profissionais. Isso reduz custos associados aos deslocamentos e proporciona acesso a uma ampla variedade de cursos e instituições.

Além disso, os alunos online desenvolvem habilidades valiosas de autodisciplina e autonomia, podendo conciliar o trabalho com os estudos. Desta forma, o ensino a distância promove um ambiente de aprendizado inclusivo, onde os alunos de diferentes origens interagem, enriquecendo a experiência educacional.

Como ser um aluno online de sucesso?

A melhor forma de ser um bom aluno online envolve a aplicação de várias estratégias para otimizar sua experiência de aprendizado à distância.

Veja algumas dicas essenciais para que você seja um aluno online de sucesso (seja na graduação ou pós-graduação):

• Estabeleça um Cronograma: Crie um horário de estudo consistente e siga-o. Isso ajuda a manter a disciplina e a organização ao longo do curso.
  • Use Recursos de Aprendizado: Explore todos os recursos oferecidos pelo curso, como materiais de leitura, videoaulas e quizzes. Isso pode enriquecer sua compreensão do conteúdo.
  • Crie um Espaço de Estudo: Reserve um local tranquilo e dedicado para estudar, livre de distrações. Isso ajuda a manter o foco durante as sessões de estudo.
  • Participe Ativamente: Interaja nos fóruns de discussão, chats e grupos de estudo online. A participação ativa ajuda a compreender melhor o material e a se sentir conectado com outros estudantes.
  • Gerencie Seu Tempo: Utilize ferramentas de gerenciamento de tarefas ou aplicativos de calendário para acompanhar prazos de entrega, aulas e atividades. Priorize as tarefas e mantenha-se organizado.
  • Comunique-se com Professores: Não hesite em entrar em contato com os professores se tiver dúvidas. A maioria dos cursos online oferece canais de comunicação direta com os instrutores.
  • Participe de Grupos de Estudo Virtuais: Junte-se a grupos de estudo online com colegas de classe. Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos.
  • Evite a Procrastinação: A procrastinação pode ser um inimigo na educação a distância. Estabeleça metas diárias e cumpra-as, evitando deixar o trabalho acumular.
  • Mantenha um Equilíbrio: Lembre-se de cuidar da sua saúde física e mental. Faça pausas regulares, exercite-se e durma o suficiente para manter seu bem-estar.

Com empenho e disciplina, certamente você será um aluno online de sucesso!

mesa-de-um-aluno-online

Quais cursos EAD a UniDomBosco oferece?

A UniDomBosco oferece vários cursos à distância, inclusive para a segunda graduação. Veja alguns deles:

Gostou de saber mais sobre a educação à distância e as dicas de como ser um aluno online de sucesso? E se você também acha que estudar sempre é fundamental para uma trajetória profissional incrível, que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda licenciatura com a gente! O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Faça parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes!