Gestão de crise e inteligência emocional

O episódio 17 do podcast Dom Universitário traz uma apresentação da psicóloga convidada Daphne Queiroz sobre “A gestão de crises e inteligência emocional”. Durante a conversa, ela aborda a importância de desenvolver habilidades emocionais para lidar com situações difíceis e de mudança.

Gestão de crise é comum

Daphne começa explicando que a gestão de crises é um tema muito presente em nossas vidas, especialmente em tempos de mudança.

Toda mudança ou novo desafio gera em nós um movimento de ter que adaptar um formato antigo de funcionamento e reformular algumas coisas que achávamos que estavam bem. Isso pode gerar desconforto e incerteza, mas também pode ser uma oportunidade para crescer e se desenvolver.

Inteligência emocional

A psicóloga ressalta que a inteligência emocional é fundamental para lidar com essas situações.

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e gerenciar nossas próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Isso envolve habilidades como autoconhecimento, autocontrole, empatia e habilidades sociais.

Pode ser desenvolvida

Daphne destaca que a inteligência emocional pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida. Ela sugere algumas estratégias para isso, como a prática da meditação e da atenção plena, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a busca por apoio emocional quando necessário.

Aceitação da realidade

A convidada também fala sobre a importância de aceitar a realidade e de não resistir às mudanças. A realidade é um estado da nossa mente e que muitas vezes resistimos às mudanças porque temos medo do desconhecido.
No entanto, ela destaca que a aceitação é fundamental para lidar com as situações difíceis e para encontrar soluções criativas.

Resiliência

Daphne também aborda o papel fundamental da resiliência, que é a capacidade de se adaptar às mudanças e de superar adversidades.

A resiliência pode ser desenvolvida por meio da prática da gratidão, da busca por significado e propósito na vida e da busca por apoio emocional quando necessário.

Foco no presente

No decorrer do episódio, a psicóloga também fala sobre manter o foco no presente e não se prender ao passado. O aprendizado é um ganho maior do que o sofrimento e que é importante sonhar e visualizar um futuro melhor.

Ela sugere que a prática da visualização pode ajudar a desenvolver a resiliência e a inteligência emocional.

Comunicação e empatia

Ela ainda fala da importância da comunicação e da empatia nas relações interpessoais. Ela

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e de compreender suas emoções e necessidades. Ela sugere que a prática da empatia pode ajudar a desenvolver a inteligência emocional e a melhorar as relações interpessoais.

Habilidades importantes

Por fim, Daphne lembra que a gestão de crises e a inteligência emocional são habilidades fundamentais para lidar com as situações difíceis e para se desenvolver pessoal e profissionalmente.

A prática dessas habilidades pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e a alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Conclusão

Em resumo, o décimo sétimo episódio do podcast Dom Universitário traz uma conversa inspiradora sobre a gestão de crises e inteligência emocional.

Daphne Queiroz destaca a importância de desenvolver habilidades emocionais para lidar com situações difíceis e de mudança, e sugere algumas estratégias para isso.
Ela destaca a importância da resiliência, da aceitação, da comunicação e da empatia nas relações interpessoais, e sugere que a prática dessas habilidades pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e a alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Participante

Daphne Queiroz possui graduação em Psicologia, é formada em Psicologia Corporal, Neuropsicóloga e possui aperfeiçoamento em Biodinâmica.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 17 completo pelo Spotify.