Conheça os serviços para a comunidade do UniDomBosco: clínica de psicologia e outros

Avatar

A oferta de serviços para a comunidade por meio das universidades desempenha um papel fundamental no cumprimento da missão educacional e social dessas instituições. Essa prática beneficia tanto a comunidade local, como também enriquece a experiência educacional dos estudantes e fortalece os laços entre a universidade e a sociedade.

Veja algumas razões pelas quais a oferta de serviços como o da clínica de psicologia é importante:

  • Responsabilidade Social: A responsabilidade social faz parte dos compromissos das universidades com a sociedade em que estão inseridas. Oferecer serviços à comunidade é uma maneira de cumprir essa responsabilidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e abordando questões sociais e econômicas.
  • Aplicação Prática do Conhecimento: Essa oferta de serviços permite que os estudantes apliquem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em situações de vivências reais. Isso proporciona uma experiência de aprendizado prática e valiosa, que ajuda a preparar os alunos para enfrentar o mercado de trabalho.
  • Aprendizado Experiencial: A interação com a comunidade proporciona aos estudantes oportunidades de aprendizado experiencial. Eles podem obter insights sobre problemas do mundo real, desenvolver habilidades interpessoais, aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, entre outras vantagens.
  • Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Esse trabalho com a comunidade envolve trabalhar com pessoas de diferentes origens e necessidades, o que ajuda os estudantes a desenvolverem e ou melhorarem habilidades de comunicação, empatia, liderança e trabalho em equipe. Essas são habilidades valiosas tanto nas futuras carreiras como na vida pessoal.
  • Pesquisa Aplicada: A colaboração com a comunidade pode inspirar e direcionar pesquisas acadêmicas que envolvem questões práticas e relevantes. Essas pesquisas pode levar a soluções inovadoras para desafios locais e globais, beneficiando tanto a comunidade quanto o progresso científico.
  • Fortalecimento da Imagem da Universidade: A oferta de serviços que sejam positivos e impactantes ajudam a melhorar a reputação da universidade, demonstrando que ela está comprometida em fazer uma diferença na vida das pessoas e na sociedade em geral.
  • Engajamento da Comunidade: Esse tipo de oferta cria oportunidades para estabelecer conexões e parcerias com organizações locais, líderes comunitários e outros stakeholders. Promover o envolvimento da comunidade na vida da universidade ajuda a identificar as reais necessidades de cada comunidade.
  • Acesso à Educação e Recursos: Muitas vezes, a comunidade pode se beneficiar do acesso a recursos educacionais, como workshops, palestras e programas de treinamento oferecidos pela universidade, contribuindo para a educação ao longo da vida.
  • Transformação Social: A oferta desses serviços pode desencadear transformações sociais, ao abordar desigualdades, promover a inclusão e capacitar grupos marginalizados. Isso contribui para uma sociedade mais justa e equitativa.
dentista-atendendo-ao-lado-da-clinica-de-psicologia

Quais serviços o UniDomBosco oferece?

O UniDomBosco cumprindo seu papel e buscando trazer para a comunidade e para os alunos sempre o melhor oferece serviços como:

  • Clínica de psicologia

Na clínica de psicologia são oferecidos os seguintes serviços: acompanhamento psicoterapêutico, serviços de avaliação psicológica e avaliação/reabilitação neuropsicológica. Todos eles são ofertados para crianças, adolescentes, adultos e idosos

O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 20h.

Os serviços oferecidos fazem parte das práticas vinculadas ao último ano do curso de Psicologia (5º ano) e todos os atendimentos são realizados pelos alunos do 9º e 10º período com supervisão de professores especialistas na área de atendimento clínico. 

Qualquer pessoa da comunidade pode solicitar e vincular-se ao serviço de psicologia. A clínica de Psicologia do Centro Universitário UniDomBosco possui convênio com instituições da comunidade, por isso, costuma receber pacientes oriundos de escolas públicas, casa lar, Instituições que acolhem vítimas de violência, entre outros.

Um ponto importante a ser destacado é o vínculo com os egressos do curso. Por meio dele a clínica realiza ainda parcerias com os egressos para indicação de pacientes e ou oportunidades profissionais.

Uma grande novidade é que nesse ano de 2023, foi inaugurado o laboratório de pesquisa do estresse com foco na qualidade de vida.

  • Clínica de fisioterapia

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário UniDomBosco destina 46% da carga horária à prática, que os estudantes podem exercer em diferentes setores, sendo um deles a Clínica-Escola. 

A clínica-escola própria, é localizada dentro do campus. Ela serve como um laboratório prático para que os alunos do curso de Fisioterapia, com a supervisão de professores, atendam a comunidade em geral.

  • Clínica de odontologia

A clínica de odontologia foi inaugurada no começo de 2023, e é a mais moderna e preparada da região, com capacidade para até mil atendimentos mensais à comunidade.

O espaço é destinado à realização de todas as práticas pré-clínicas, nas quais, antes ao atendimento do paciente propriamente dito, os alunos fazem por repetidas vezes os procedimentos em manequins, para que possam executá-los com segurança, agilidade e conhecimento. Os procedimentos realizados em laboratório englobam todas as especialidades odontológicas: Materiais Dentários, Dentística, Periodontia, Endodontia, Cirurgia, Prótese, Odontopediatria e Ortodontia.  As etapas executadas na clínica fazem parte da fase seguinte após o treinamento laboratorial, na qual serão realizados os atendimentos aos pacientes. As atividades clínicas iniciam-se no 4º período do curso, com a realização de procedimentos preventivos e profiláticos.

À medida que o curso avança, os trabalhos tornam-se mais complexos, até que se chegue ao ponto dos alunos serem capazes de realizar qualquer procedimento clínico necessário, do correto diagnóstico e plano de tratamento até a extração de um dente do siso, por exemplo.

  • Núcleo de prática jurídica

Com o propósito de servir a comunidade, o Núcleo de Prática Jurídica do UniDomBosco oferece aos alunos de Direito a oportunidade de aprendizado prático através do atendimento jurídico das áreas de Direito Criminal, Direito Civil e Direito Trabalhista. Todo o atendimento realizado por alunos é supervisionado por um professor especializado.

Já conhecia esses serviços? Para maiores informações acesse o site do UniDomBosco.