Vamos falar sobre preconceito linguístico no mercado de trabalho

Avatar
pessoas-cometendo-preconceito-linguistico

O mercado de trabalho se torna cada dia mais competitivo e, com isso, cada vez mais questões, muitas que não deveriam existir, inclusive, acabam vindo à tona. 

Diferença entre gêneros, raças e etarismo são, infelizmente, cada vez mais comuns. 

Os diferentes tipos de preconceito no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um espaço no qual diferentes tipos de preconceitos podem se manifestar, prejudicando a igualdade de oportunidades e a justiça social. Esses preconceitos podem afetar negativamente a contratação, promoção, remuneração e tratamento de indivíduos com base em características pessoais, muitas vezes irrelevantes para sua capacidade de desempenhar funções profissionais. Veja alguns dos principais tipos de preconceito que ocorrem no mercado de trabalho:

  • Preconceito de Gênero: Isso ocorre quando as oportunidades de trabalho e o tratamento no local de trabalho são influenciados pelo gênero de um indivíduo. As mulheres, por exemplo, muitas vezes enfrentam discriminação salarial, barreiras à promoção e estereótipos relacionados às suas capacidades.
  • Preconceito Racial e Étnico: A discriminação com base na raça ou etnia é um problema persistente em muitos ambientes de trabalho. Candidatos e funcionários podem ser tratados de maneira desigual com base em sua origem étnica ou pela cor da pele.
  • Etarismo: Esse tipo de preconceito etário ocorre quando as pessoas são discriminadas devido à sua idade, seja por serem jovens e supostamente inexperientes ou por serem mais velhas e consideradas, por exemplo,menos adaptáveis às mudanças.
  • Preconceito de Orientação Sexual e Identidade de Gênero: Indivíduos LGBTQ+ podem enfrentar discriminação no local de trabalho, seja na contratação, promoção ou no tratamento por parte de colegas e supervisores.
  • Preconceito de Pessoas com Deficiência: Pessoas com deficiência frequentemente enfrentam barreiras no acesso ao emprego e no tratamento igualitário no local de trabalho. Isso pode incluir preconceitos sobre suas capacidades ou pela falta de acomodações adequadas.
  • Preconceito Socioeconômico: A classe social de uma profissional pode influenciar sua acessibilidade a oportunidades de emprego e causar problemas no local de trabalho. Pessoas de classes socioeconômicas mais baixas acabam enfrentando dificuldades adicionais na busca por emprego ou ao tentar progredir em suas carreiras.
  • Preconceito Religioso: A discriminação religiosa pode afetar a forma como os indivíduos são tratados no local de trabalho. Essa discriminação pode envolver estereótipos, piadas ofensivas ou falta de acomodação para práticas religiosas.
  • Preconceito Baseado em Aparência: A aparência física de uma pessoa pode levar a julgamentos precipitados e preconceituosos, afetando desde a contratação até a progressão na carreira.
  • Preconceito Linguístico: Pessoas que não falam o idioma dominante ou que têm sotaques diferentes podem ser tratadas de maneira injusta no local de trabalho, resultando em barreiras à comunicação e oportunidades limitadas.

Entendendo melhor o preconceito linguístico

Preconceito linguístico é a discriminação entre os falantes de um mesmo idioma, em que não há respeito pelas variações linguísticas (formas de falar e escrever). 

Variações linguísticas são os sotaques, regionalismos (características típicas do modo de falar de uma região), dialetos (variações regionais de uma língua), gírias e outras diferenças de fala. 

Ou seja, é um preconceito que deriva do que todo preconceito deriva, que é da falta de conhecimento, da aceitação do diferente e das diferenças. 

Num país de dimensões continentais como o Brasil, as variações linguísticas são uma grande característica e que deveria ser valorizada, compreendida, estudada, conhecida. E não vista como algo que separa, segrega e humilha. 

Quem nunca ouviu pessoas julgando outras por terem um sotaque diferente? Não querendo conviver com outras por falarem de uma forma diferente e que não compreendem? Enfim, a lista de exemplos, infelizmente, seria bem grande. 

profissionais-avaliando-se-existe-preconceito-linguistico

Mas como o preconceito linguístico ocorre no mercado de trabalho? 

O mercado de trabalho é um recorte da sociedade e nele vemos questões que são vistas na sociedade e, algumas vezes, de forma até mais explícita e cruel. 

O preconceito linguístico, assim como outros tipos, costuma ser “velado” no mercado, porém ocorre já desde o momento das contratações. 

Muitas são as histórias de pessoas que deixaram de ser contratadas pois não se expressavam da forma que o recrutador achava a mais correta.  

Quando o preconceito não acontece na contratação, ele pode ocorrer nas relações profissionais e no dia-a-dia. 

Profissionais que não são valorizados e deixam de crescer na empresa devido ao preconceito. Situações vexatórias que fazem com que muitos profissionais mudem de trabalho ou aceitem cargos inferiores, para não sofrerem preconceito. 

Esses são alguns dos exemplos de como o preconceito linguístico acontece no mercado de trabalho. 

Como evitar? 

Conhecimento é sempre a principal “arma” contra qualquer tipo de preconceito. 

O preconceito linguístico não afeta somente aqueles que o sofrem, mas também as empresas de forma geral, pois deixam de atuar com profissionais que podem agregar muito, além de trazer um clima organizacional ruim. 

E, para combatê-lo, é preciso muita informação, empatia e diálogo. Quando as pessoas conhecem e reconhecem as diferenças como algo positivo e agregador, o preconceito se desfaz. 

A área de Recursos Humanos das empresas possui um papel muito importante quando se trata de preconceitos nos locais de trabalho, pois é ela que precisa agir como fonte de conhecimento e como elo das relações. 

Proporcionar um ambiente de acolhimento das diferenças certamente não é somente papel do RH, mas quando o exemplo vem daqueles que gerenciam e cuidam das pessoas, ele se espalha com maior facilidade. 

Todos se sentem acolhidos nas suas diferenças, sejam elas quais forem, e se sentem mais seguros para agir e para também acolher. 

O preconceito linguístico é uma realidade existente não só no mercado de trabalho, mas como já dito, e passa despercebido na maioria das vezes. Talvez diante de tantos outros preconceitos, ou diante dos grandes abismos sociais existentes. Porém, ele existe e precisa ser combatido com tanta força e empenho como qualquer outro tipo de preconceito. 

Sejamos nós os portadores do conhecimento sobre esse tema tão importante e que precisa ser debatido. 

Digamos não a todos os tipos de preconceito, estejam eles onde estiverem e digamos sim à diversidade que tanto nos enriquece.