Sites de cursos online para aprender novas habilidades nas férias

Avatar

As férias são um bom momento para descansar, mas pode também ser uma excelente oportunidade para aprender novas habilidades.

Reunir o aconchego do lar ou de um lugar ao sol com os estudos para muitos pode ser a combinação perfeita.

Com o advento da tecnologia, os sites de cursos online tornaram-se uma ferramenta valiosa para aqueles que desejam aprender no conforto de qualquer lugar.

Mas muitas são as opções de sites de cursos online atualmente e, com isso, algumas dicas podem ser essenciais para escolher os sites e cursos que, de fato, sejam bons e confiáveis.

Essas plataformas oferecem uma ampla variedade de cursos em diversas áreas, permitindo que os indivíduos expandam seus conhecimentos e adquiram novas habilidades, independentemente de sua localização geográfica ou horários disponíveis. 

Como escolher bons sites?

Escolher bons sites de cursos online, sejam eles gratuitos ou pagos, é fundamental para garantir uma experiência de aprendizado de qualidade e evitar dores de cabeça. Separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

  • Pesquise e compare: Faça uma pesquisa detalhada sobre diferentes plataformas de cursos online. Leia avaliações, depoimentos de alunos, artigos como esse e compare os recursos e ofertas de cada site.
  • Reputação e credibilidade: Verifique a reputação e credibilidade da plataforma. Verifique também se o site é confiável, se possui parcerias com instituições reconhecidas, se os cursos são ministrados por especialistas na área. Converse com colegas para saber se já fizeram cursos ou se conhecem as plataformas.
  • Conteúdo do curso: Analisar o conteúdo do curso oferecido é essencial para verificar se ele atende às suas necessidades e objetivos de aprendizado. Procure por cursos atualizados e relevantes na área em que você deseja se aprimorar, para que de fato eles tragam contribuições reais e não somente informações repetidas e muitas vezes pouco úteis.
  • Qualidade do material: Observe se os materiais de ensino, como vídeos, documentos, exercícios e avaliações, são bem produzidos e de alta qualidade. Um bom curso online deve oferecer bons recursos para facilitar o aprendizado. E isso vale também para os cursos gratuitos. Não ache que só porque um curso é oferecido sem custo que ele tem que ser mal produzido.
  • Suporte: Verifique se a plataforma oferece suporte adequado aos alunos, para que todas as dúvidas ou eventuais problemas consigam ser resolvidos da melhor forma.
  • Certificados: Se você busca fazer cursos com o objetivo de não só adquirir conhecimento, mas de também incrementar o currículo, é importante verificar se o site oferece algum tipo de certificado.
  • Avaliações e depoimentos: Leia as avaliações e depoimentos de outros alunos sobre os cursos e a plataforma. Essa é uma boa forma de entender como o site funciona e como lida com os alunos e os eventuais problemas.
  • Necessidades e objetivos: Por fim, leve em consideração suas próprias necessidades e objetivos de aprendizado. Busque escolher uma  plataforma que atenda às suas preferências com relação a formato de ensino, cronograma, suporte e tipo de conteúdo, pois afinal quem vai fazer o curso é você.

Fizemos uma pesquisa e reunimos uma lista de sites de cursos online para ajudar você nesta busca. Nesta lista existem opções gratuitas e pagas e para as mais diversas áreas.

dicas-de-sites-de-cursos-online

Veja as dicas que separamos

·        Brasil Mais Digital

O Brasil Mais Digital é um projeto inovador e dinâmico de educação a distância que atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades. Oferece mais de 35 diferentes cursos (1.500 horas/aula) de introdução à Tecnologia da Informação, programação, desenvolvimento de competências, conteúdos gamificados. Cada curso tem duração média de 20 horas. Com público-alvo de jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, e também os que ainda não sabem que carreira seguir. 

·        Coursera

A plataforma oferece cursos, certificados e diplomas de universidades e de empresas de nível mundial.

Existem diferentes opções de cursos gratuitos, assim como opções de cursos pagos. É uma plataforma bem completa, tanto para estudantes quanto para profissionais.

 ·        Rock University

A Rock University é uma plataforma global para a educação e o desenvolvimento dos clientes, funcionários e profissionais de marketing da Rock em todo o mundo. Oferecemos caminhos de aprendizagens, cursos e certificações em três idiomas, capacitando profissionais de marketing e clientes da Rock a desenvolver profundamente suas habilidades em marketing e no conjunto de produtos da Rock.

 ·        Omie.Academy

Cursos gratuitos para mudar a sua vida! Cursos online nas áreas de gestão e negócios, marketing, contábil, administração e outros.

·        UNASUS

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde. Todos os cursos são inteiramente gratuitos na modalidade de educação à distância.

·        RD University

A RD University é a área de negócios da RD Station focada em desenvolver as habilidades profissionais necessárias para estabelecer uma Máquina de Crescimento.

Por meio de conteúdos de qualidade, baseados em experiências práticas e aprendizados próprios, preparamos profissionais para o novo mercado digital, abordando temas como Inbound Marketing, Vendas, Customer Success e Gestão.

·        Escola Virtual de Governo

O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Governo. Para os servidores ou cidadãos que buscam capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

·        AVAMEC

Plataforma do MEC que disponibiliza cursos de aperfeiçoamento, capacitação, especialização, extensão e formação continuada em disciplinas e assuntos da educação brasileira.

·        CIEE

O CIEE possui uma plataforma de cursos online gratuitos com certificação para todos os estudantes, estagiários e aprendizes cadastrados.

São mais de 30 opções de cursos.

·        Engeduca

Plataforma que traz cursos para profissionais da Engenharia. São várias opções de cursos gratuitos e pagos.

Essas são algumas opções de sites de cursos online e você pode escrever nos comentários outros para aumentarmos a lista.

É importante, sempre que for buscar um curso, seja online ou presencial, que busque informações sobre a instituição que oferece o curso. Essa pesquisa pode ser feita tanto na própria internet quanto com colegas e professores. Com isso, a possibilidade de “perder tempo” com um curso de baixa qualidade diminui bastante.

Bons estudos!