Como traçar objetivos de carreira

Avatar

como-tracar-objetivos-de-carreira

Objetivos de carreira são muitos mais do que somente uma lista que se preenche em um currículo.

Objetivos de carreira são caminhos que vão sendo traçados ao longo da carreira profissional, visando sempre um objetivo maior.

Obviamente que os objetivos vão mudando com o tempo e devido a diversos fatores, porém traçá-los é imprescindível para quem busca alcançar sucesso profissional.

É possível pensar nos objetivos de carreira como se pensa num plano de carreira. Definem-se objetivos de curto, médio e longo prazo. Definidos esses objetivos, devem ser traçadas as metas para alcançá-los.

Esses objetivos podem ser estabelecidos pensando em habilidades e competências já existentes e trabalhadas, ou naquelas que desejam ser alcançadas.

Os objetivos de curto prazo devem estar alinhados com o momento profissional atual. Por exemplo, um estagiário terá como objetivo de curto prazo ser efetivado e não o cargo de gestor. Assim como quem já tem um cargo consolidado e características de liderança pode ter como objetivo de curto prazo um cargo de gestão.

Quando o alinhamento existe, os passos são construídos de forma mais madura e eficiente.

Muitos profissionais, principalmente os em início de carreira, têm dificuldade em traçar objetivos de médio e longo prazo e isso, além de comum, é natural. É com experiência na sua área de atuação, e entendimento, que se consegue definir o que se busca a médio e longo prazo.

Mas é essencial entender que traçar esses objetivos, mesmo que mudem com certa frequência, é o que torna o crescimento profissional possível.

Mas, afinal, como traçar os objetivos de carreira na prática?

Primeira dica seria sente e escreva. Imagine como é sua vida profissional hoje e como gostaria que ela fosse em 2 anos, 5 anos e 10 anos.

Leia o que escreveu e transforme isso nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Esmiúce cada um desses objetivos em metas específicas, alcançáveis e mensuráveis.

Feito isso, comece a colocar em prática o que for necessário para alcançar os seus objetivos de carreira.

Outra dica importante é, quando for montar seu currículo ou buscar uma nova colocação profissional, entender como isso se encaixa nos seus objetivos e como mostrar nessa seleção que aquela vaga faz parte do que você busca profissionalmente.

Lembra quando falamos de alinhamento? Vale aqui também. Buscar caminhos profissionais que se encaixem com seus objetivos de carreira é essencial para que, ao final da jornada, eles se cumpram.

E se, no decorrer do caminho, surgir algo que não estava traçado, porém que faça sentido naquele momento, volte a reescrever os seus objetivos.

A construção de uma carreira profissional não é algo linear, muito pelo contrário, porém os objetivos traçados é que colaboram para que, quando a rota for desviada, consiga se fazer uma boa leitura do momento e do que se espera do futuro, para agir da melhor forma.

Você tem seus objetivos de carreira traçados?

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco e o Linkedin para se manter por dentro das novidades no mercado de trabalho.