Qual a importância das iniciativas de diversidade nas empresas?

Avatar

diversidade

Muito se tem escutado sobre iniciativas de diversidade e não só no meio empresarial.

Mas muitos ainda sequer entendem o que seria a diversidade e como e por que essas iniciativas têm se tornado tão significativas.

Para começar, vamos falar o que é diversidade

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Parece até, lendo a definição, que não existiria a necessidade de iniciativas de diversidade nas empresas, já que em um país tão diverso como o Brasil isso seria meio óbvio.

Porém, na verdade, temos uma diversidade pouco real ainda, em muitos espaços empresariais. Poucas são as diferenças culturais, biológicas, étnicas, o que mostra a importância e a necessidade de mudanças.

As iniciativas de diversidade nas empresas devem ser muito mais do que falar sobre diversidade e inclusão. Elas precisam demonstrar de fato.

E, mais do que isso, é preciso entender que as pesquisas mostram que empresas com uma cultura organizacional permeada na diversidade obtêm melhores resultados.

Investir na diversidade nas empresas traz muitas vantagens: gera melhor gestão de riscos, abertura de oportunidades para a inovação e aumento da conexão com novos públicos, formados por diferentes grupos de afinidade.

Desde o processo seletivo de uma empresa é possível enxergar o seu posicionamento com relação ao tema. Empresas que delimitam para seus cargos quesitos como idade, gênero e outros mostram a não aceitação da diversidade, por exemplo.

Por ser um processo, infelizmente não tão simples para todos, algumas dicas podem ajudar a inserir o assunto e, mais do que isso, a entender a diversidade já existente, como: a criação de um comitê de diversidade, comemoração de datas de grupos minoritários, cursos e palestras sobre o tema.

Pequenas iniciativas, mas que retratam a busca pelo entendimento e a prática da diversidade e que, aos poucos, vão se consolidando e construindo uma cultura organizacional na qual ela de fato exista.

Para ajudar empresas nesse processo existem, por exemplo, outras empresas criadas com esse viés e que oferecem recrutamentos, treinamento, consultorias, entre outras soluções. Podemos citar:

https://maisdiversidade.com.br/

https://iigual.com.br/

https://ckzdiversidade.com.br/

https://empregueafro.com.br/

https://www.transempregos.com.br/

https://camaleao.co/

Essas iniciativas colaboram tanto com as empresas, quanto com aqueles que, de alguma forma, buscam ingressar no mercado de trabalho e sentem dificuldade devido a tantos obstáculos que a falta de uma cultura de diversidade traz.

Entretanto, é mais do que essencial entender que as iniciativas de diversidade e inclusão são primeiramente iniciadas pela mudança de pensamento individual. Empresas são feitas de pessoas e enquanto as pessoas não “vestirem a camisa”, dessa e de tantas outras causas importantes, as mudanças não acontecerão.

Então, antes de buscar uma empresa que tenha como cultura a diversidade, olhe para dentro e veja se ela faz parte de você e dos seus valores. Caso não faça, busque conhecimento sobre, dialogue mais, faça a sua parte, pois só assim de fato as iniciativas criadas terão os efeitos desejados.

Tinha pensado nisso? Escreva nos comentários outros assuntos que você gostaria de ler por aqui e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.