Gerenciar a si mesmo: Autoconhecimento e autoimagem

O episódio 23 do podcast Dom Universitário é uma apresentação realizada pelo neuropsicólogo Eugenio Pereira, professor do curso de psicologia do UniDomBosco, sobre o tema “Gerenciar a si Mesmo – Autoconhecimento e Autoimagem”.

Durante o programa, Eugenio aborda a importância de conhecer a si mesmo e gerenciar as próprias emoções e comportamentos para alcançar uma vida mais plena e satisfatória.

H2: Autoimagem e autoconhecimento
O professor começa a palestra explicando que a autoimagem é a forma como nos vemos e nos percebemos, enquanto o autoconhecimento é o processo de compreender nossas emoções, pensamentos e comportamentos.

Segundo ele, esses dois conceitos estão intimamente ligados e são fundamentais para o gerenciamento pessoal.

H3: Influências
O convidado destaca que a autoimagem pode ser influenciada por diversos fatores, como a cultura, a mídia, a educação e as experiências de vida.

É importante ter uma autoimagem positiva e realista, pois isso pode afetar a forma como nos relacionamos com os outros e como lidamos com os desafios da vida.

H3: Desenvolvimento pessoal
Eugenio também fala sobre a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal. Ele explica que, ao compreender nossas emoções, pensamentos e comportamentos, podemos identificar nossas forças e fraquezas e trabalhar para melhorar aspectos que nos impedem de alcançar nossos objetivos.

H3: Técnicas
O episódio segue, então, com a apresentação de algumas técnicas práticas para desenvolver o autoconhecimento, como a meditação, a escrita reflexiva e a terapia. O processo de autoconhecimento é contínuo e exige dedicação e comprometimento.

H2: Gerenciamento pessoal
O professor também aborda o tema do gerenciamento pessoal, que consiste em tomar decisões conscientes e planejadas para alcançar nossos objetivos de vida.

Ele destaca que o gerenciamento pessoal envolve a definição de metas claras, a identificação de obstáculos e a busca por soluções criativas.

H3: Estratégias
O professor mostra algumas estratégias para o gerenciamento pessoal, como a organização do tempo, a definição de prioridades e a busca por feedbacks construtivos.

O gerenciamento pessoal também envolve a capacidade de lidar com as emoções e os pensamentos negativos, buscando transformá-los em motivação e energia para alcançar nossos objetivos.

H3: Visão positiva e desafio constante
Eugenio ainda fala sobre a relevância de ter uma visão positiva e realista sobre si mesmo e sobre a vida. É fundamental cultivar a gratidão, a resiliência e a autoconfiança para enfrentar os desafios da vida de forma mais positiva e construtiva.

Ao final do programa, ele ressalta que o processo de gerenciamento pessoal é um desafio constante, mas que pode trazer muitos benefícios para a vida pessoal e profissional.

O convidado incentiva os participantes a buscarem o autoconhecimento e a desenvolverem habilidades de gerenciamento pessoal para alcançar seus objetivos e viver uma vida mais plena e satisfatória.

H2: Conclusão
Em resumo, o vigésimo terceiro episódio do podcast Dom Universitário aborda temas importantes relacionados ao autoconhecimento, autoimagem e gerenciamento pessoal.

O professor Eugenio Pereira compartilha conceitos e técnicas práticas para desenvolver essas habilidades, destacando a importância de cultivar uma visão positiva e realista sobre si mesmo e sobre a vida.

A apresentação é uma excelente fonte de inspiração e motivação para quem busca desenvolver habilidades de gerenciamento pessoal e alcançar seus objetivos de vida.

H3: Participante
O professor Eugênio é neuropsicólogo, doutor em educação física, mestre em educação e foi conselheiro (2001-2010) e colaborador em comissões do Conselho Regional de Psicologia (2001-2020). É autor de obras importantes na área e pesquisador e membro do corpo docente da graduação do UniDomBosco.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia e ter o privilégio de estudar com o professor, acesse o site e faça a sua inscrição por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 23 completo pelo Spotify.