A importância do atendimento psicológico para a sociedade

Avatar

Nunca se falou tanto na sociedade sobre as questões de saúde da mente, com diversos transtornos sendo identificados em grande parte da população mundial. Por isso, o atendimento psicológico é de grande importância e é sobre ele que falaremos neste artigo. O atendimento psicológico ajuda na melhoria da qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, no bem-estar e na harmonia social.

O atendimento psicológico ao longo da história e atualmente

A psicologia desempenha um papel crucial ao longo da história da humanidade, com estudos sobre a mente datando de séculos e séculos atrás, muito atrelados, inclusive, à discussão da filosofia e da religião. Hoje, contudo, o tema é bem mais abordado, com pesquisas científicas que revolucionaram a área e contribuem para um atendimento psicológico mais eficaz e acessível. Vamos ver abaixo um pouco do resgate histórico, do momento atual e um contexto com a importância dos cursos superiores no ramo, mais especificamente os de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia.

As civilizações antigas

Desde muito cedo, ao se reconhecer cognitivamente no mundo, a humanidade já procura entender o comportamento do cérebro e do inconsciente. Por essa razão, data de longe as primeiras observações de discussões de psicologia e, consequentemente, tentativas de um atendimento psicológico, algumas mais eficazes e outras menos. Com a identificação de que a saúde mental é fundamental para a evolução da espécie e que também tem impacto direto no funcionamento do corpo biológico, as civilizações antigas há muito discutem o tema, com registros nos principais centros da antiguidade, como Grécia, Egito, China e outros diversos locais.
Os gregos estreitaram a relação da filosofia com o tema, já que ela tinha como essência a procura por explicações da mente e da alma. Já na Idade Média, o atendimento psicológico acabou se fundindo com as bases dos conceitos religiosos, principalmente da Igreja Católica. Foi no século XIX, porém, que todos os paradigmas anteriores foram quebrados, com o aparecimento de Sigmund Freud e Carl Jung, fundadores da psicanálise e primeiros a introduzir a psicoterapia moderna como a conhecemos hoje, com definições e tratamentos específicos para as doenças e os transtornos mentais.

O atendimento psicológico hoje

A psicologia e as diversas formas de terapia são, atualmente, já bastante consolidadas e absorvidas pela sociedade, com os conceitos mais importantes difundidos e diversas instituições de pesquisas dedicadas ao desenvolvimento constante do ramo. A maneira como a sociedade se organiza, hoje, traz à tona, mais do que nunca, os transtornos mentais em suas variadas formas, como: estresse, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, burnout, entre outros.
O atendimento psicológico, portanto, se faz mais fundamental para o bem-estar individual e coletivo, com abordagens diversas para cada caso e melhorias comprovadas nos pacientes que se propõe a buscar pela psicoterapia, que pode ainda estar aliada ao tratamento psiquiatra em muitos casos.
Além disso, o atendimento psicológico desempenha um papel crucial em situações de crise, como acidentes, desastres naturais, traumas e pandemias. Os psicólogos têm atuação fundamental no suporte emocional e na recuperação de indivíduos e comunidades afetadas.

Principais Áreas da Psicologia

Para que um atendimento psicológico seja feito com excelência, é importante entender que a psicologia pode ser dividida em algumas áreas de especialidade, entre elas alguns exemplos são:

  • Psicologia Clínica: É o campo de atuação que foca nos diagnósticos de transtornos e distúrbios mentais para propor o tratamento mais adequado a cada caso específico.
  • Psicologia Educacional: É a área que concentra os profissionais que atuam nas escolas e em instituições de ensino, com função de criar mecanismos para contribuir com a melhoria no aprendizado e no desenvolvimento de estudantes e até mesmo professores e colaboradores.
  • Psicologia Organizacional: Estuda e trabalha com o comportamento humano dentro de empresas. Ao lado dos gestores de recursos humanos, são os responsáveis por conduzir o RH, com atuação que vai desde a contratação até o desligamento de funcionários.
  • Psicologia Social: Os psicólogos sociais estudam como as interações nos diversos campos da sociedade afetam o comportamento e as emoções das pessoas.
crianca-fazendo-atendimento-psicologico

As Faculdades de Psicologia

Por toda essa importância do atendimento psicológico vista durante o texto, criar instituições e metodologias teóricas e práticas para formar profissionais capacitados na área passou a ser um pré-requisito básico do mercado de trabalho. A formação, hoje, se dá pelo curso de Graduação em Psicologia nas instituições de ensino superior devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação, em âmbito nacional
Os interessados em seguir carreira na área, portanto, precisam se inscrever em um processo seletivo de uma faculdade autorizada a oferecer a Graduação e, ao se formar, ter o registro junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) de cada estado do país.
Mas as faculdades não se resumem apenas a habilitar os profissionais burocraticamente, assumindo o papel de realmente prepará-los para uma profissão das mais desafiadoras dentro do mercado de trabalho, com alto nível de responsabilidade e diversas abordagens.
Além disso, a vivência universitária ainda proporciona outros ganhos, como as atividades e o convívio em grupo, matérias extracurriculares, contato com professores e profissionais com experiência e renome, programas de estágio e muito mais.

Curso de Psicologia do UniDomBosco

O Centro Universitário UniDomBosco está entre as instituições que oferecem o curso, na modalidade presencial, na cidade de Curitiba-PR. Com alta procura e turmas sempre cheias, a Graduação aqui é nota máxima no MEC e conta com um corpo docente único formado por professores mestres e doutores de renome na Psicologia.
Entre os muitos diferenciais do UniDomBosco estão pontos como: a estrutura sem igual com clínicas e laboratórios modernos, grade curricular atualizada com as principais demandas do mercado de trabalho e atividades práticas desde os primeiros semestres de aula.

Clínicas e atendimento

Dentro dessa estrutura completa e com toda a capacidade de oferecer o melhor desenvolvimento aos alunos ainda estão as clínicas de psicologia, com atendimento gratuito à comunidade interna do UniDomBosco e também à população local dos arredores do campus.
Em 2023, foi inaugurada ainda a clínica exclusiva para o tratamento do estresse, questão tão atual na sociedade contemporânea e que assola milhões de trabalhadores no Brasil e no mundo todo.
Esses ambientes servem para que os estudantes tenham vivência prática real da profissão para se prepararem melhor para os desafios da carreira no mercado de trabalho e ao mesmo tempo oferecer serviço acessível e de qualidade para as comunidades carentes da região.

Estude Psicologia no UniDomBosco

Se você quer fazer parte desse universo e se formar na melhor faculdade de Psicologia, acesse o nosso site aqui, saiba mais detalhes do curso e inscreva-se.
E continue acompanhando o Blog e as nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.