Tipos de liderança: Sabe qual é o seu?

Avatar

tipos-de-lideranca

Certamente, você já escutou que existem diferentes tipos de liderança. Na literatura, na internet, em cursos, enfim, em muitas referências são encontradas listas e menções sobre esses tipos.

Neste artigo, falaremos sobre 8 tipos e suas características.

São eles:

  • Liderança democrática

Democracia é o Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes…”

Tendo essa definição como base, uma liderança democrática é aquela em que o líder possibilita que a equipe tenha autonomia e saiba agir, interagir e obter resultados dessa forma.

O líder atua como aquele que direciona e orienta os processos e os liderados passam a ter maior liberdade dentro das equipes.

É dos tipos de liderança mais comuns nos dias de hoje.

  • Liderança autocrática

Esse é um estilo de liderança considerado ultrapassado, pois tem a liderança concentrada na figura e nas ações do líder.

As equipes só agem de acordo com o que o líder propõe e não possuem liberdade e nem autonomia para darem novas ideias e, muito menos, colocar em prática algo que não tenha sido proposto pelo líder.

  • Liderança estratégica

Esse tipo de liderança é exercida por um profissional com visão estratégica. O olhar desse estrategista é tanto para empresa e suas necessidades quanto para as características individuais de cada membro da equipe. Os resultados surgem fazendo essa conexão entre as necessidades e as habilidades.

Costuma funcionar melhor em equipes menores, devido a essa atenção mais individual.

  • Liderança transformacional

A transformação é o foco desse tipo de liderança. O líder busca ser um modelo, incentivando e capacitando a equipe para que todos tenham resultados de alta performance e criatividade.

É um tipo de liderança bastante procurado no mercado corporativo, devido aos bons resultados e metas alcançadas pelas equipes.

As capacidades individuais de cada membro da equipe não costumam ser muito consideradas nesse tipo de liderança.

  • Liderança transacional

Esse tipo de líder é aquele que tem metas e objetivos bem claros e costuma recompensar suas equipes quando estes são atingidos.

A eficiência é o foco e, nesse caso, também, as características individuais não costumam ser tão valorizadas.

É um tipo de liderança muito comum em alguns nichos, como o de vendas, por exemplo.

  • Liderança estilo coach

É um tipo de líder que busca desenvolver as capacidades e habilidades de cada membro da sua equipe. Como um coach, esse líder foca na capacitação e na busca individual de melhores resultados.

  • Liderança burocrática

Como o próprio nome diz, esse é um tipo de liderança focada nas regras e políticas da empresa. Costuma ser um líder resistente às mudanças e isso faz com que a equipe não tenha tanta autonomia, apesar dos integrantes não se sentirem tão presos.

É considerada um tipo de liderança mais tradicional.

  • Liderança Laissez-faire

Na tradução literal dessa expressão francesa “laissez-faire”, temos o “deixar fazer”.

Esse tipo de liderança é, então, focado na autonomia e autorresponsabilidade. Em sua maioria, as ações podem ser tomadas sem, necessariamente, a autorização do líder.

Algumas equipes se sentem perdidas nesse tipo de liderança e os resultados podem ser comprometidos.

liderança

Mas, afinal, será que existe um único tipo de liderança em cada líder?

A resposta seria sim e não. Existem líderes que possuem características de mais de um tipo de liderança e outros com características bastante evidentes do seu tipo principal

E, como dissemos no início, existem outros tipos de lideranças citadas por outras teorias e autores.

O mais importante inicialmente como líder é buscar entender qual seu tipo de liderança, baseado nas suas principais características e habilidades. Todos os tipos de lideranças possuem pontos fortes e fracos e o ideal é, entendendo o seu perfil, buscar atuar como líder utilizando seus pontos fortes a seu favor e da equipe, e trabalhar os fracos de modo a que não prejudiquem o processo.

Saber quais são os tipos de liderança e identificá-los no seu líder e em você também é essencial pois, além de ajudar a entender suas próprias características, colabora para saber em quais tipos de equipe você se encaixa ou não.

Agora, depois dessa leitura, conte nos comentários se identificou você ou o seu líder.