Vantagens de ser resiliente

Avatar
imagem-representando-o ser-resiliente

É muito comum ouvir em diferentes contextos o quanto é importante ser resiliente, porém muitas pessoas não sabem com exatidão o que seria isso.

Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade.

Ser resiliente é, então, ser capaz de sair de situações difíceis de forma saudável e pronto para enfrentar novos desafios.

Tendo em mente essa definição, é até simples imaginar o porquê da resiliência ser uma característica tão valorizada nos dias atuais.

Em um mundo onde as mudanças são uma constante, essa habilidade torna-se mais do que plus e, sim, essencial.

Se pensarmos no momento histórico que vivenciamos há pouco e que, aliás, em alguns aspectos ainda estamos vivendo, fica claro como o ser resiliente traz vantagens.

Tudo mudou do dia para a noite com a pandemia da Covid-19. Em um dia a vida era normal, no outro havia restrições, mortes, falta de informação, desemprego e outras.

O desespero tomou conta de muitos. O pânico de outros tantos. Vários sentimentos confusos e nunca vivenciados antes. E como superar essas adversidades e continuar? Sendo resiliente.

Separamos algumas dicas para você treinar e ser resiliente

  • Treine flexibilidade

Flexibilidade é uma das principais características de quem é resiliente. Quem é flexível tem as emoções mais equilibradas e se adapta melhor aos desafios do dia a dia.

  • Se mantenha positivo

Positividade não é sempre achar que tudo vai dar certo, mas sim enxergar em todas as situações as soluções, em vez de enxergar os problemas.

  • Aprenda com os acontecimentos

Todos os acontecimentos trazem aprendizados. Sejam eles positivos ou negativos e, na verdade, nos negativos normalmente se aprende ainda mais. Tirar lições de aprendizados e usá-los em situações futuras gera crescimento.

  • Nutra relações

Nutrir boas relações pessoais e profissionais é que vai dar o suporte necessário quando as coisas não estiverem bem. Além disso, aprenda a aceitar ajuda e se sentir confortável com isso.

  • Trabalhe as emoções

Busque atividades que colaborem com o trabalho das emoções. Meditação, terapia, atividades de lazer, enfim cada um tem uma forma de se conectar e lidar com suas emoções.

  • Tenha momentos de reflexão

Parar e refletir sobre os acontecimentos, emoções e sentimentos é essencial para entender internamente todas as questões e assim agir da forma mais saudável.

  • Busque propósitos

Quando realizamos atividades, sejam pessoais ou profissionais, alinhados com propósitos maiores, elas tendem a serem realizadas com mais eficiência além de trazerem bem estar emocional.

  • Mantenha hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis ajudam a ter maior qualidade de vida e, por consequência, um corpo mais propenso a superar adversidades.

  • Estruture planos realistas

O famoso “pé no chão” é essencial. Aqueles que traçam planos irreais e inalcançáveis tendem a se frustrar com maior facilidade devido aos seus próprios planos.

Estruturar planos realistas colaboraram com a resiliência.

  • Observe suas estratégias e as utilize

Fique atento às estratégias que utiliza para sair ou superar situações difíceis e passe a utilizá-las de forma consciente e estratégica.

Essa é uma ótima forma de, além de se conhecer, entender o que funciona ou não para você efetivamente.

Ser resiliente não é ser o que não se abala, ou ser o que aceita tudo. Bem diferente de tudo isso, a resiliência confere uma força advinda de conhecimento, de hábitos que tornam o dia a dia mais leve e as decisões e momentos difíceis menos penosos, de mais e de maior aprendizado.

Já tinha enxergado a resiliência sob essa ótica? Vai treinar e ser mais resiliente?

Conte nos comentários e continue acompanhando o Blog UniDomBosco.