Sabe o que é e como montar um portfólio profissional?

portfolio

Os estudantes e profissionais recém ingressos no mercado costumam ter dúvidas sobre o portfólio profissional e por isso, neste artigo, vamos falar sobre o tema.

O que é um portfólio profissional?

Portfólio é uma coleção e, no caso do profissional, uma coleção dos melhores trabalhos a serem apresentados para um futuro cliente ou recrutador. Para alguns tipos de profissionais ele é essencial, pois é a principal forma de mostrar sua capacidade profissional, porém muitas profissões podem se beneficiar do uso do portfólio.

A atenção dada à execução do portfólio profissional deve ser igual, ou até maior, do que a da montagem de um currículo, porque ele é, literalmente, algo que “fala por si”.

E ele deve ser exatamente assim. Um bom portfólio não precisa ser explicado.

Como montar um bom portfólio profissional?

Primeiramente, é preciso ter em mente o objetivo dele e que ele precisa ser auto explicativo, como já foi dito.

Depois, pensar que é essencial trazer a sua melhor versão profissional, ou seja, os seus melhores trabalhos.

O portfólio pode ser feito de forma impressa ou virtual. Nos dias de hoje, a recomendação é focar no virtual já que, na maior parte das vezes, até o contato com clientes e recrutadores será feito dessa forma.

Mas se, por algum motivo, faça sentido para a sua profissão, ou algum cliente pedir um impresso, essa também é uma opção válida.

Para montar um portfólio digital existem várias opções de sites gratuitos.

Como já dissemos, em algumas profissões ter um portfólio é essencial, como por exemplo as das áreas de criação, mportfolio-profissional

Anote as dicas e faça seu portfólio profissional hoje mesmo

•       Escolha onde irá montar seu portfólio

Como já dissemos, existem diferentes formas e plataformas para montar o seu portfólio profissional, porém, o mais importante na escolha é que você tenha familiaridade e facilidade em lidar com ela. Isso faz com que o resultado fique melhor, além de fazer com que o tempo de execução seja menor.

•       Defina seu objetivo e crie baseado nele

Seu portfólio é para ser usado como um currículo ou para trabalhos freelancers? Está criando para um trabalho ou empresa específica?

Ter essa definição ajuda a montar com mais precisão e, assim, com mais assertividade. A escolha, por exemplo, de trabalhos para um currículo, costuma ser feita cronologicamente. Para trabalhos freelas, a escolha deve ser do tipo de trabalho que quer realizar.

•       Escolha seus melhores trabalhos e demonstre versatilidade

Obviamente, independente do objetivo, é essencial mostrar os seus melhores, pois eles representam quem é você no seu melhor momento.

Ninguém é e nem faz seus melhores trabalhos todos os dias, mas no seu portfólio você está mostrando suas potencialidades.

Por isso, é importante, também, demonstrar versatilidade. Então, coloque trabalhos que apresentem isso.

•       Mostre resultados

Sempre que possível, é importante mostrar os resultados que o seu trabalho conquistou. Os resultados são uma das formas de demonstrar sua habilidade e capacidade.

•       Coloque seus contatos

Parece óbvio dizer, mas é essencial deixar seus meios de contatos no seu portfólio e não só telefone e e-mail. Nos dias de hoje, é importante colocar as redes sociais que, de alguma forma, você utiliza profissionalmente.

Gostou das dicas? Preparado para montar o seu portfólio profissional?