Como fazer um bom currículo é certamente, uma pergunta que a maioria das pessoas adultas já se fez, em algum momento da vida.
O currículo é um documento importante da vida profissional, pois pode ser o grande diferencial no momento da contratação.
Pesquisas dizem que os recrutadores demoram cerca de 10 segundos avaliando um currículo, na fase inicial. Por isso, ter as informações corretas, e na melhor ordem, é a diferença entre estar na pilha de análise ou de descarte.
O que é um currículo?
O currículo é um documento escrito que lista experiências de trabalho, a formação, as habilidades e conquistas de um profissional. De forma simplificada,ele apresenta uma síntese das qualificações de um profissional.
Seu objetivo é apresentar o perfil do candidato a um processo seletivo e também atestar que este possui as competências necessárias para desempenhar o cargo pretendido.
Nos dias atuais ainda é importante fazer um currículo?
Por mais que a tecnologia tenha avançado e as formas de entrega e de execução do currículo tenham mudado, ele ainda é essencial.
Pois, independente da forma que o currículo é entregue, é por meio dele que os recrutadores obtêm as informações iniciais dos candidatos.
Saiba mais: Já ouviu falar em vídeo currículo?
Mas afinal, como fazer um bom currículo?
Vamos listar os itens importantes de serem apresentados em um currículo, por ordem em que devem aparecer.
- Dados pessoais
Esses dados são essenciais para que a empresa possa entrar em contato com o candidato e obtenha informações básicas importantes.
Elas devem ser listadas de forma concisa e os itens devem ser: nome completo, data de nascimento, telefone, endereço (somente bairro e cidade são importantes), e-mail e Linkedin.
Linkedin é a rede social que deve ser citada no currículo, por ela ter foco profissional. É importante que o seu perfil esteja atualizado. Se quiser dicas de como montar um bom perfil de Linkedin, esse artigo pode ajudar.
- Objetivo
Esse item é importante e varia de acordo com a empresa e cargo que procura.
Também deve ser colocado de forma concisa. Se a empresa apresenta uma vaga específica, coloque a sua pretensão por ela. Caso não tenha, coloque em qual segmento/ setor gostaria de atuar.
- Habilidades e competências
Neste item são apresentados os seus diferenciais para aquela vaga.
Podem ser colocadas tanto habilidades técnicas como domínio de outros idiomas e programas, quanto competências gerais de liderança, inteligência emocional, oratória e outras.
Atualmente, a formação e o domínio real de outro idioma têm muito peso nas contratações. Então, coloque onde e quando se formou e nível de fluência.
Lembre-se de que deve ser focado no que será diferencial para aquela vaga pretendida.
- Formação acadêmica
Neste item são citadas todas as formações e cursos que explicam a sua capacidade para a vaga e as habilidades e competências descritas anteriormente.
Elas devem ser listadas da mais recente para a mais antiga. Siga o padrão: nome da instituição de ensino – curso – ano de conclusão ou previsão de conclusão. No caso de cursos livres ou de extensão: nome da instituição de ensino – curso – carga horária – ano de conclusão.
- Experiência profissional
Esse é um item muito importante e que demonstra a vivência profissional. Nesse item, os recrutadores percebem se o candidato, de fato, combina com o perfil da vaga.
Para essa lista, coloque: empresa onde atuou – mês e ano em que entrou – mês e ano em que saiu. Se ainda estiver trabalhando, substitua o ano e mês de saída pelo termo “atual”.
Como fazer um bom currículo é mais simples do que a maioria pensa, porém dar atenção a essas dicas faz muita diferença.
Vamos falar mais sobre o Linkedin
Como citado anteriormente, o Linkedin deve ser a rede social citada no currículo, e é importante saber que os recrutadores avaliam o perfil dos profissionais nessa rede.
Então, caso você não tenha ainda um perfil, não perca tempo e crie o quanto antes. Além de ser encontrado pelos recrutadores, essa rede social possibilita networking e também bastante conhecimento.
Ao se conectar com pessoas e empresas da sua área de atuação, o profissional pode encontrar oportunidades de emprego e conteúdos relevantes que farão diferença na caminhada profissional.
Uma dica importante tem relação com as outras redes sociais. Por mais que elas não sejam especificamente profissionais, e que hoje em dia, muitos usem com esse objetivo, elas podem e são um canal para que pessoas cheguem até você. E dessa forma é preciso que a imagem trazida nelas sejam condizentes com a imagem que, profissionalmente, se quer transmitir.
Muitos são os casos, inclusive divulgados nas mídias, de pessoas que perderam empregos, por exemplo, devido a postagens em suas redes sociais. Não vamos discutir o tema de forma mais aprofundada, porém é essencial estar atento a isso.
Anotou todas essas dicas? Então faça hoje mesmo seu currículo e continue acompanhando o Blog UniDomBosco.