O que é um geógrafo e como ele atua?

Avatar

Uma grande quantidade de estudantes recém-saídos do Ensino Médio buscam informações sobre as carreiras para saber qual seguir. Quando se deparam com a de geógrafo, por exemplo, na maioria das vezes não sabem o que de fato é essa carreira.

Diante disso, resolvemos esclarecer quem é o geógrafo e qual sua área de atuação.

Mas antes vamos falar um pouco sobre esse momento importante na vida do estudante que é o de escolher a sua carreira profissional.

Já ouviu falar em teste vocacional?

Durante o Ensino Médio, os estudantes começam a buscar maiores informações sobre diferentes tipos de carreira, com o objetivo de escolher qual profissão seguir ao saírem da escola.

Para muitos, esse é um momento bastante desafiador e é muito comum ficarem perdidos, ansiosos e preocupados quando pensam nesse tema.

Muitos já sonham desde pequenos com determinadas profissões, porém muitos outros não fazem ideia do que gostam ou gostariam de fazer e, diante disso, a ajuda profissional pode ser um caminho interessante.

O teste vocacional é uma ferramenta utilizada por psicólogos para ajudar os estudantes a identificarem tendências, gostos, mostrando opções de caminhos.

Não funciona como uma receita de bolo, mas colabora com muitos estudantes.

Quem faz graduação em Geografia é geógrafo?

Existe, na verdade, um grande embate sobre o assunto. O curso de graduação em Geografia pode ser oferecido com formação de licenciatura ou bacharelado.

A licenciatura permite que o profissional atue lecionando em escolas de ensino fundamental e médio, nesse caso, a Geografia.

O bacharelado proporciona uma formação mais ampla e um formato de atuação diferente e, no caso da Geografia, para muitos, o título de geógrafo.

Neste artigo não vamos nos aprofundar nesta discussão, apenas explicar essa divergência e explicar sobre os dois tipos de cursos e suas atuações.

Saiba mais: Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo?

imagem-da-sala-de-um-geografo

Como são os cursos?

O curso que o UniDomBosco oferece é de licenciatura, que como já dito, concede ao formado um diploma que o possibilita lecionar em instituições de ensino fundamental e médio.

É um curso na modalidade EAD, com duração de 4 anos.

Nele, o estudante aprenderá disciplinas como:

·        Cultura e Sociedade;

·        Competências Comunicativas no Contexto Escolar;

·        Comunicação Acadêmica;

·        Raciocínio Lógico;

·        Pesquisa e Prática em Educação;

·        Ética Profissional do Educador;

·        Psicologia e Educação;

·        Filosofia e História da Educação;

·        Dimensões sócio- antropológicas na Educação;

·        Didática;

·        Introdução à Geografia;

·        Epistemologia da Geografia;

·        Educação do Campo, Indígena e Quilombola;

·        Libras;

·        Antropologia Cultural;

·        Climatologia;

·        Geografia Geral;

·        Geologia Geral;

·        Geografia do Brasil;

·        Fundamentos de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento;

·        Geologia e Pedologia Geografia Urbana e Industrial;

·        Geografia Agrária;

·        Geomorfologia;

·        Geografia Cultural e Social;

·        Organização do Espaço Mundial;

·        Geografia Econômica e da População;

·        Biogeografia;

·        Planejamento Regional e Urbano;

·        Geografia Rural;

·        Geografia Política e Geopolítica;

·         Geografia e Meio Ambiente;

·        Geografia das Religiões;

·        Multiculturalismo e Educação;

·        Educação Ambiental;

·        Políticas Educacionais.

Fica bem claro que é uma formação que mescla o estudo da Geografia com a parte pedagógica, necessária para a atuação como professor. E essa é a principal diferença entre o curso de bacharelado em Geografia.

No bacharelado, a formação é focada nos estudos da Geografia Humana/Física/Urbana, Geoprocessamento e Gestão Ambiental.

A atuação desse profissional é focada principalmente na pesquisa, atuando em empresas, instituições de governos e não governamentais.

Como é o mercado de trabalho?

Para os que fazem o curso de licenciatura, não costumam faltar vagas. Isso tem relação com a alta demanda versus a falta de profissionais.

Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil precisaria de cerca de 17 mil docentes dessa área para suprir o déficit. Existe uma carência de professores para a educação básica em todas as regiões do país, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

E isso não ocorre somente com a Geografia, mas em todas as áreas da Educação. Tem-se visto, inclusive, muitos professores fazendo uma segunda licenciatura para atuar em mais de uma frente disciplinar nas próprias escolas em que lecionam.

O UniDomBosco oferece cursos em outras áreas e também a segunda licenciatura em Pedagogia.

Dicas: Conheça outras opções de graduação em Educação

A média salarial de um professor de Geografia é de R$2500,00, segundo as pesquisas.

Porém, o profissional que se forma na licenciatura em Geografia não atua somente dando aulas. Hoje em dia, o mercado editorial, principalmente os focados em materiais didáticos, tem contratado bastante. Assim como empresas de educação.

A carreira acadêmica também é uma opção interessante para os que se formam em ambos os cursos. Para isso, após se formarem é preciso continuar os estudos fazendo pós-graduação, especialização e mestrado.

Quando a atuação é em outros setores, principalmente no setor de Engenharia, o salário médio é de R$4600,00. O setor de engenharia é o que mais emprega profissionais formados bacharéis em Geografia.

De acordo com pesquisas, o curso de Geografia é um dos que mais empregam.

Se interessou por essa área? Quer conhecer melhor o curso do UniDomBosco? Acesse nosso site e saiba mais informações.

Agora, se você gosta de sala de aula e não sabe se a geografia é para você, conheça um pouco sobre outros cursos de licenciatura que o UniDomBosco oferece.

Outras licenciaturas

O profissional de História deve dominar conceitos básicos da produção histórica, manejando dessa forma instrumentais que deem conta da pesquisa e da docência; deve reconhecer as diferentes formas de construção da história, colocá-las como ponto de análise e discussão e se relacionar com elas de maneira crítica. Para isso, o professor/pesquisador terá, em sua formação, elementos/informações que lhe capacitem a compreender a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, de formular os conceitos de tempo histórico, sujeito e fato e de compreender as múltiplas tradições civilizatórias e manifestações culturais. Dessa forma o curso de Licenciatura e História garantirá a formação intelectual necessária, bem como a viabilidade de experiência da prática pedagógica e de criatividade no manejo da produção histórica.

A licenciatura em História também é oferecida na modalidade EAD e tem duração de quatro anos. 

O Curso de Filosofia prepara o profissional para atuar em diferentes áreas da educação e da pesquisa. Nele você irá desenvolver competências e habilidades para a docência (Ensino Médio e Superior) e para a pesquisa. No Curso de Filosofia, para a formação como licenciado, você estudará o processo do ensino e aprendizagem, formas metodológicas inovadoras, avaliação significativa, uso de tecnologias na educação, dentre outros temas. Você também terá acesso a teorias e metodologias de pesquisa que serão fundamentais para a sua formação como pesquisador, que o capacitarão para o desenvolvimento de projetos, planos e programas e para análises referentes às questões filosóficas e sociais, de forma crítica e humanizada.

A licenciatura em Filosofia também é oferecida na modalidade EAD e tem duração de quatro anos. 

O curso de Sociologia propõe conteúdos relacionados às teorias, às metodologias e as práticas que discutem e atuam sobre as sociedades e culturas contemporâneas. Ainda, o curso garante ferramentas e conceitos adequados para o trabalho e a compreensão dos fenômenos, estruturas e relações sociais, políticas, econômicas e culturais do tempo pretérito e do momento atual. É importante ressaltar que o curso tem como uma das referências e preocupações a formação de um sujeito capaz relacionar e compreender o meio social em que vive, com suas mazelas e problemas de ordem social, econômica, ambiental, entre outras. Por isso, em seu escopo, traz um profundo envolvimento em sua formação com as questões/temáticas éticas, intelectuais, críticas e humanas.

A licenciatura em Sociologia também é oferecida na modalidade EAD e tem duração de quatro anos. 

Quer conhecer melhor cada um desses cursos? Acesse o site do UniDomBosco.