O papel do enfermeiro nas infecções relacionadas à saúde

O episódio #46 do podcast Dom Universitário aborda o tema: “O papel do enfermeiro na prevenção de infecções relacionadas à saúde”. A apresentação é conduzida pela professora Maria Matilde, graduada em farmácia e bioquímica, mestre em administração com ênfase na área de políticas públicas relacionadas à saúde, com 34 anos de atividade hospitalar e 14 anos de atividade docente.

H2: O papel do enfermeiro na prevenção
A professora inicia a apresentação saudando os espectadores e destacando a importância do tema para os profissionais de saúde. Ela ressalta que, diante da situação atual do mundo, a prevenção de infecções é ainda mais relevante e que o papel do enfermeiro é fundamental nesse contexto.

H3: Resgate histórico
Em seguida, a professora apresenta um breve histórico sobre a evolução do controle de infecções hospitalares e destaca a importância da higiene das mãos como uma das principais medidas para prevenção de infecções. Ela também aborda a importância da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e da limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos.

H3: Responsabilidade do enfermeiro
A professora acredita que a prevenção de infecções é uma responsabilidade de toda a equipe de saúde, mas que o enfermeiro tem um papel fundamental nesse processo. Ela explica que o enfermeiro é responsável por identificar os pacientes com maior risco de infecção, realizar a avaliação e monitoramento dos sinais e sintomas de infecção, além de orientar os pacientes e seus familiares sobre as medidas de prevenção.

H3: Educação continuada
Maria Matilde também aborda a importância da educação continuada dos profissionais de saúde e destaca que a atualização constante é fundamental para a prevenção de infecções. Ela ressalta que a equipe de enfermagem deve estar sempre atualizada sobre as melhores práticas e protocolos de prevenção de infecções.

H3: Desafios da área
Durante a apresentação, a professora ainda traz aspectos como a importância de se ter um número adequado de profissionais de enfermagem para garantir a prevenção de infecções e a questão do custo financeiro envolvido na contratação de mais profissionais de enfermagem. Ela destaca que a gestão de uma equipe de saúde é um desafio e que é preciso encontrar um equilíbrio entre a qualidade da assistência e o custo financeiro envolvido.

A professora também apresenta alguns dados sobre a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde no Brasil e destaca a importância da notificação desses casos para a implementação de medidas de prevenção.

H2: Conclusão
Ao final da apresentação, a professora reforça a importância do papel do enfermeiro na prevenção de infecções e destaca que a educação continuada é fundamental para a atualização dos profissionais de saúde. Ela agradece a participação dos espectadores e encerra a apresentação.

Em resumo, o episódio #46 do Dom Universitário aborda o papel do enfermeiro na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. A apresentação destaca a importância da higiene das mãos, utilização de EPIs, limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos, além da identificação e monitoramento dos pacientes com maior risco de infecção. A educação continuada dos profissionais de saúde também é destacada como fundamental para a prevenção de infecções. A apresentação reforça a importância do papel do enfermeiro nesse processo e destaca a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a qualidade da assistência e o custo financeiro envolvido na gestão de uma equipe de saúde.

H3: A participante
Maria Matilde Zraik Baracat é professora do Centro Universitário UniDomBosco e Coordenadora dos Cursos de Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão Hospitalar na modalidade EaD. É Graduada em Farmácia-Bioquímica e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Maria Luísa Fumaneri é Mestres é Doutora e Licenciada em Letras, com vasta experiência na atuação profissional em escolas e faculdades.

Para saber mais sobre os nossos cursos na área e fazer sua inscrição, acesse os links abaixo:
– Enfermagem (Presencial)

– Gestão Pública (EAD)
– Gestão Hospitalar (EAD)

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 46 completo pelo Spotify.