Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, mas por que devemos falar sobre ele?

Primeiro porque, infelizmente, saúde ainda não é algo acessível a todos; segundo, porque ainda uma grande maioria nem sequer entende o que, de fato, é ter saúde. E poderíamos listar vários outros motivos óbvios e não óbvios, mas vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 7 de abril de 1948, com o principal objetivo de conscientizar a população com relação à importância de manter corpo e mente saudáveis, e também falar de alguns problemas de saúde, alertando dos riscos e ensinando sobre prevenção.

A cada ano é escolhido um tema para ser o foco central da campanha e, em 2023, o tema é: Saúde para todos.

Esse é o ano do 75º aniversário da OMS.

O ano do 75º aniversário da OMS é uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas. É também uma oportunidade para motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã.

definicao-de-saúde

Mas afinal, o que é saúde?

Em 1947, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Essa definição, atualmente, é muito mais abrangente, mas por meio dela já é possível compreender que saúde é diferente de não estar doente. Não é porque alguém não está com uma gripe, por exemplo, que tem saúde. É preciso avaliar o ser humano de forma completa, como diz a definição, e com isso fica claro o quanto saúde nos dias de hoje não é tão simples de se ter.

Pessoas que vivem em situações sociais desfavoráveis, pessoas que passam por situações que afetam seu estado mental, pessoas que não têm acesso ao sistema de saúde, todas essas, e muitas outras, não podem ser classificadas como tendo saúde.

Saiba mais: Alimentação saudável e desempenho

Assim, o Dia Mundial da Saúde, e suas proposições, é cada vez mais importante e essencial para trazer à tona e gerar discussões sobre o tema de forma ampla, complexa e, principalmente, que envolva a população.

É urgente a compreensão de que saúde não depende somente de atitudes individuais, porém que essas atitudes são essenciais para que ela exista.

A consciência individual e coletiva sobre o assunto é que possibilita as mudanças necessárias com relação ao assunto saúde.

importância do dia mundial da saúde

Em 2022 o tema foi “Nosso planeta, Nossa Saúde”, que se encaixa de forma muito exata com o momento em que vivemos. Se faz cada vez mais necessário o pensamento sobre como estamos inseridos no nosso planeta e como cada ação reflete nele e em todos os seus habitantes.

Em 2023 o tema é “Saúde para todos”. Mais um tema que vem de encontro com as necessidades do mundo atual. Em um mundo tão desigual e vivendo momentos de crises financeiras se faz cada vez mais urgente e necessário políticas de saúde pública que alcancem a maior parte da população. Pagar por saúde está cada vez mais difícil em uma sociedade que adoece, cada vez mais, principalmente mentalmente a cada dia.

Saiba mais: Como manter uma boa saúde mental?

Que usemos esse dia, mas não só ele, como um “start” para reflexão e ações relacionadas à saúde individual e do planeta.

Faça sua parte e escreva nos comentários uma ação que você poderia iniciar nesse dia, pensando no “Saúde para todos”.

Conheça os cursos do UniDomBosco na área da saúde

E para você que quer uma carreira na área da saúde, conheça as opções que o UniDomBosco oferece.

São cursos de graduação e pós-graduação de alta qualidade visando formar profissionais que possam atuar de forma significativa na sociedade.

As graduações são:

• Enfermagem (Presencial)
  • Odontologia (Presencial)
  • Fisioterapia (Presencial e EAD)
  • Biomedicina (Presencial e EAD)
  • Farmácia (EAD)
  • Nutrição (EAD)
  • Radiologia (EAD)

As opções de pós-graduação são:

Escolha o curso com o qual mais se identifica e comece sua formação na área da saúde o quanto antes.

O Podcast DOM UNIVERSITÁRIO, o podcast do UniDomBosco possui diversos episódios falando sobre saúde e sobre as profissões na área.

Vale a pena escutar:

• Nº 2 – Mercado de trabalho na Odontologia
  • Nº 3 – As 31 áreas de atuação do Biomédico
  • Nº 10 – As áreas de atuação do Fisioterapeuta
  • Nº 12 – O espectro da atuação do Nutricionista
  • Nº 20 – Odontologia do futuro: Ensino e Profissão
  • Nº 34 – Comportamento alimentar e boa nutrição
  • Nº 44 – Agachamento- um olhar anatômico e cinesiológico
  • Nº 45 – Fluxo digital em Odontologia
  • Nº 46 – O papel do enfermeiro nas infecções relacionadas à saúde

E para se manter sempre atualizado sobre temas relevantes para a sociedade continue acompanhando o blog.