A sua carreira jurídica já começou

Artigo escrito pelo Prof. Me. Cristiano Dionísio

Não há tempo a perder. É um erro comum os acadêmicos pensarem que suas carreiras jurídicas terão início somente após a formatura. Este é um equívoco que precisa ser evitado. A partir da sua matrícula é importante já ter em mente que desse ponto em diante todos os atos, ou omissões, terão reflexos mais ou menos positivos no seu futuro profissional.

Desta perspectiva, portanto, a graduação é uma oportunidade rica não somente pela formação jurídica que se tem, mas também em razão da possibilidade de desenvolver as demais habilidades e competências que promoverão seus horizontes profissionais. Aos que miram uma carreira pública, por exemplo, o que é possível fazer ainda durante a graduação em Direito? Seguem algumas ideias que podem ser úteis.

Saiba mais: Matérias do curso de Direito

CARREIRA PÚBLICA E CONCURSOS PÚBLICOS

Pode-se, em um primeiro momento, procurar conhecer profissionais da área em que se almeja realizar concurso. Esse contato é importante para que se tenha uma visão realista da carreira pretendida. Isso pode ser feito não somente em face dos estágios, mas também em eventos específicos. É possível, ainda, procurar orientações nas Instituições que promovem formação técnica para cada carreira, cita-se como exemplo a Escola da Magistratura do Paraná e a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná.

Nessas conversas você descobrirá quais outros concursos podem ser interessantes na sua jornada de conquista da função pública pretendida. É comum que magistrados e magistradas, bem como promotores e promotoras, tenham sido aprovados em outros concursos antes de terem obtido sucesso para a carreira que definitivamente pretendiam exercer. O caminho, portanto, nem sempre é uma linha reta.

Outra sugestão que merece destaque é guiar o seu estudo, desde já, em razão dos editais dos concursos já realizados no passado. Pense nestes Editais como mapas de um caminho a ser percorrido. A vantagem é que durante a graduação você poderá conhecer esse caminho de forma antecipada e com calma. Leia os editais e procure os professores das respectivas disciplinas para que possam orientá-lo quanto ao melhor conteúdo a ser lido, assistido ou acessado para os pontos lá indicados.

Se você desenvolver a sua graduação com esta estratégia, na prática, você reduzirá o seu tempo de trabalho para conquistar a sua aprovação. Imagine que o tempo médio para aprovação nos concursos mais disputados, com estudos regulares, produtivos e focados é de 03 (três) anos. Se você cumprir com esse período durante os 05 (cinco) anos da graduação, você já estará formado em condições competitivas para aprovação. De outro lado, caso você comece a realizar este trabalho somente depois de formado, você terá estudado, na melhor das hipóteses, 08 (oito) anos para tornar-se competitivo em seu concurso pretendido. Em síntese, faça do seu tempo seu aliado. Sabendo respeitá-lo, ele será generoso com você.

profissional-da-carreira-juridica-estudando

CARREIRA PRIVADA: ADVOCACIA

Para quem pretende atuar na iniciativa privada, também há estratégias importantes que podem ser colocadas em prática de imediato. Primeiro passo, não faça restrições ao campo de atuação. O Direito é plural e diverso em possibilidades. Mesmo não sendo a sua “matéria favorita”, sempre há possibilidade de que nela haja uma forma de atuação que lhe seja mais simpática.

É uma realidade incontornável que nem todos possuem condições objetivas de fazer estágio.

Muitos acadêmicos desenvolvem outras atividades profissionais para, dentre outros compromissos, fazer frente às próprias mensalidades. O que fazer neste caso? Uma possibilidade que se mostra interessante é procurar ser estagiário de “um único processo”. Explico. Todos possuem um parente ou um amigo que possuem um processo em tramitação. Neste caso você pode procurar, junto com seu familiar ou amigo, a advogado, ou advogado, responsável pelo caso. Peça para colaborar de forma voluntária. Ofereça-se para estudar tal processo, fazer pesquisas ou, até mesmo, realizar um resumo daquela ação até aquele momento.

Tudo isso fará com que você possa exercer uma atividade jurídica no tempo que tenha disponível e, sobretudo, permitirá que a profissional, ou o profissional, que lhe facultou tal oportunidade, venha a conhecer a sua competência. De outro lado, mesmo o seu parente, ou amigo, reconhecerá seu empenho e poderá indicar você, no momento oportuno, para outras oportunidades.

Outra questão que merece destaque é sua rede profissional (network), assunto que trataremos com melhor profundidade no futuro. Ainda assim, contudo, vale destacar algo tão simples quanto fundamental: seus professores devem ser, necessariamente, os pontos mais fortes da sua rede durante a graduação.

Todos os professores recebem pedidos de indicações para oportunidades de estágio, ou, eventualmente, podem ter oportunidades em seus respectivos escritórios. É importante, assim, fazer-se lembrar de forma positiva pelos docentes. Você conhece seus professores para além das atividades acadêmicas? Por exemplo, se a professora compartilha em sala, com a devida discrição, alguma situação trabalhada no seu escritório, você pode continuar essa análise trazendo outras perspectivas jurisprudenciais ou doutrinárias de forma a aprofundar o que fora debatido em sala.

Todos os professores desejam o sucesso dos seus alunos. Apresente-se. Destaque-se. Não importa o seu período no Curso, seus docentes sempre serão a primeira e mais forte alavanca para o desenvolvimento da sua carreira.

Saudações Acadêmicas!