Enem inscrição: veja como fazer uma graduação incrível!

Avatar
estudante-fazendo-enem-inscricao

Muitos estudantes já estão com a cabeça em 2024 e querem saber todos os detalhes para não perder os prazos de inscrição do Enem, não é mesmo?! Por isso, para quem já está pensando no ENEM 2024, vamos explicar tudo sobre ENEM inscrição e como se organizar para não perder nenhum detalhe!

Como funciona o Enem?

Antes de tudo, é importante entender o que é o Enem e como ele funciona, não é mesmo?!

De acordo com Educa Mais Brasil, o Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. Porém, ele sofreu algumas evoluções. Veja as principais:

  • A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior;
  • Já a partir de 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Você sabe para que serve o Enem?

Na sua criação em 1998, o Enem tinha como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. 

Porém, atualmente, o Enem tem uma ampla função e sua nota pode ser usada para:

  • Acessar as vagas das universidades e institutos públicos através do Sisu;
  • Concorrer a bolsas de estudos pelo ProUni.;
  • Solicitar financiamento estudantil através do FIES;
  • Concorrer a vagas de educação superior e de educação profissional e tecnológica através do Sisutec;
  • Concorrer a vagas em universidades privadas;
  • Ingressar em algumas universidades portuguesas.

Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

E quem pode fazer a prova do Enem? Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores (fonte: MEC). 

Enem 2024: terá mudanças?

Não. O Enem programado para o ano de 2024 deve manter seu formato tradicional, similar ao das edições anteriores do exame.

Inicialmente, havia planos de reformular o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2024, em resposta às mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio.

No entanto, com a chegada do novo governo federal em 2023, a implementação do Novo Ensino Médio foi temporariamente interrompida para conduzir uma consulta pública sobre a política educacional do ensino médio no Brasil.

Em 7 de agosto de 2023, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados dessa consulta, juntamente com sugestões para alterações no Novo Ensino Médio. Nessa mesma ocasião, foi anunciado que o formato do Enem permanecerá inalterado.

estudantes-fazendo-enem

Como serão as provas do Enem 2024?

O Enem 2024 será composto por 180 questões e uma redação, sendo que as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos. Há uma previsão de que as provas sejam aplicadas em novembro.

Veja como serão compostas as provas: 

  • 1º domingo: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas. Sobre a Redação: máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema;
  • 2º domingo: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.

Sobre as quatro provas objetivas, haverá 45 questões em cada área do conhecimento, que são:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Ciências humanas e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias

Os portões serão fechados às 13h pontualmente, sendo que as provas terão início às 13:30, sempre no horário de Brasília. 

Enem inscrição: tudo o que você precisa saber!

O Edital 2024 ainda não está disponível. Mas, como foi visto, não há previsão de grandes mudanças. 

Quando começa a inscrição do Enem 2024?

Caso se mantenha os prazos dos anos anteriores, as inscrições para o Enem serão durante o mês de maio (como foi em 2022) ou durante o mês de junho (como ocorreu em 2023). 

Como fazer a inscrição do Enem 2024?

Conheça aqui um passo a passo sobre o Enem Inscrição que, provavelmente, irá se manter para 2024.

  1. Tela Inicial: Acesse a Página do Participante. Você terá que fazer o login no portal gov.br para iniciar a inscrição. Se não tiver cadastro, basta criar e retornar à Página do Participante e responder à pergunta de segurança.
  2. Dados: Preencha os seus dados, completando as informações solicitadas como, por exemplo:
  • Sexo.
  • Cor/raça.
  • Número da Identidade.
  • Estado Civil.
  • Nacionalidade.
  • CEP (o endereço aparecerá automaticamente e você colocará apenas número e, se houver, complemento). Observação: Aqui é o endereço de residência e não está relacionado com o local que você deseja realizar as provas. Haverá um momento específico para você informar em qual cidade deseja fazer a prova, ok?!
  1. Atendimento Especializado: Caso você necessite de algum tipo de atendimento especial, você precisará informar aqui. Exemplos de atendimentos especiais: pessoas com deficiência física, deficiência auditiva, problemas de visão, autismo, gestantes, lactantes, idosos ou outras condições mais específicas.
  2. Língua Estrangeira: aqui o estudante pode optar entre inglês e espanhol. Caso você mude de ideia, é possível trocar dentro do período de inscrição. 
  3. Escolaridade: aqui serão respondidas algumas perguntas. Será necessário informar se está no ensino médio ou se já concluiu, se é/foi em escola pública ou privada e se é regular, supletivo ou Encceja.
  4. Município para realização da prova: é aqui que você define em qual cidade você quer realizar a prova. 
  5. Questionário socioeconômico: é a parte que os estudantes costumam achar chata, pois são 25 perguntas para que a organização do exame possa saber mais sobre o perfil econômico e social do estudante e da família. Mas esta etapa é super importante: responda com atenção!
  6. Celular e e-mail: informar telefones e e-mail. 
  7. Inserir foto e confirmar dados: Insira uma foto no sistema. Depois, é necessário conferir todos os dados e opções. Se estiver tudo certo, marque a caixinha “Confirmo”. 
  8. Pagamento da taxa: Depois desta fase de preenchimento, é necessário gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento até a data estipulada no Edital. É fundamental este pagamento para validação da inscrição. Porém, de acordo com o Edital, há algumas situações em que o estudante tem direito a isenção da taxa. Fique atento!

Nota do Enem: para quais Universidades posso me candidatar?

Na UniDomBosco você pode se inscrever com a nota do Enem, inclusive com o resultado do Enem 2023. 

No nosso Centro Universitário você também pode ingressar através do Vestibular, seja o Agendado ou Tradicional. No Vestibular Agendado, você pode escolher o melhor dia para fazer a sua prova.

Ah, e a UniDomBosco oferece vários cursos à distância (graduação EAD)! Conheça alguns: 

Gostou de saber mais sobre Enem inscrição para 2024? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente, inclusive com a nota do Enem!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!