Como a Biomedicina tem colaborado com o mundo

Avatar

A Biomedicina desempenha um papel fundamental na compreensão, prevenção e tratamento de diversas condições de saúde, desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar e avanço da medicina.

Ela é considerada uma das profissões do século, por um motivo muito simples: é fundamental para a identificação, controle e cura de doenças que afetam os seres humanos. É uma área de grande relevância no Brasil, também no que diz respeito a análises clínicas e pesquisa de medicamentos (fonte: Guia da Carreira).

No texto de hoje vamos entender como a Biomedicina tem colaborado para diversos avanços do mundo e saber mais sobre a carreira nesta área

O que é Biomedicina?

Antes de explicar mais sobre como a Biomedicina tem colaborado para diversos avanços do mundo e saber mais sobre a carreira nesta área, é importante entender o que ela estuda.

A Biomedicina é uma área da saúde que se dedica ao estudo dos processos biológicos e das doenças humanas com o objetivo de promover a saúde, prevenir doenças, realizar diagnósticos precisos e desenvolver novas terapias.

Além disso, é uma ciência interdisciplinar que combina conhecimentos da Biologia, da Medicina, da Química, da Física, da Engenharia e de outras áreas do conhecimento.

Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?

A Biomedicina e a Medicina são duas profissões relacionadas à área da saúde, mas diferem em suas abordagens, funções e focos de atuação. Aqui estão algumas das principais diferenças:

Formação acadêmica

O curso de Biomedicina geralmente é de bacharelado, com ênfase em disciplinas laboratoriais, como microbiologia, bioquímica, genética e patologia clínica.

Já a formação médica é mais extensa e envolve a conclusão de um curso de graduação em Medicina (curso superior), seguido por residência médica em uma especialidade específica.

Enfoque e abordagem

A Biomedicina é uma ciência laboratorial que se concentra na pesquisa, análise e diagnóstico laboratorial. Os biomédicos geralmente trabalham em laboratórios clínicos, realizando testes e exames para auxiliar no diagnóstico de doenças.

Os médicos têm uma abordagem mais clínica e focam no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Eles interagem diretamente com os pacientes, prescrevem tratamentos, realizam procedimentos médicos e cirúrgicos.

Atuação profissional

Os biomédicos geralmente atuam em laboratórios clínicos, hospitais, indústrias farmacêuticas, bancos de sangue e centros de pesquisa. Seu trabalho está centrado em análises laboratoriais, pesquisa científica e desenvolvimento de técnicas diagnósticas.

Já os médicos podem trabalhar em diversas áreas, incluindo hospitais, clínicas, consultórios particulares, pesquisa médica, ensino acadêmico e administração de saúde. Eles interagem diretamente com os pacientes para fornecer cuidados clínicos.

imagem-de-profissional-de-biomedicina-estetica

Diagnóstico X Tratamento

Os profissionais de Biomedicina estão mais envolvidos no diagnóstico de doenças por meio de análises laboratoriais e investigação científica.

Já os médicos estão envolvidos não apenas no diagnóstico, mas também no tratamento direto de pacientes, prescrição de medicamentos, realização de cirurgias e acompanhamento contínuo.

Qual o papel fundamental da Biomedicina?

Assim como as demais áreas da saúde, a biomedicina vale-se cada dia mais intensamente dos recursos das tecnologias digitais em cursos de formação de biomédicos. Há hoje até uma disciplina denominada bioinformática, na qual os futuros profissionais aprendem a utilizar essas tecnologias na implementação de pesquisas e no manuseio dos materiais microscópicos com os quais trabalharão (fonte: Spectrun).

Essa união entre biomedicina e tecnologia tornou-se um dos principais pilares de avanços que já contribuíram e certamente contribuirão ainda mais para a promoção da nossa saúde e de nossa qualidade de vida. Veja alguns deles:

Projeto Genoma Humano

Envolvendo pesquisadores e instituições de diversos países, este projeto mapeou e sequenciou todos os genes dos seres humanos, abrindo possibilidades como novas terapias para doenças e disfunções congênitas, a predição dessas doenças e o desenvolvimento de medicamentos personalizados, entre outras.

Testes genéticos

Existem já vários testes cujos resultados baseiam-se na detecção de alterações em nossos genes, cromossomos ou proteínas. Alguns deles: triagem neonatal, feita logo após o nascimento para identificar distúrbios genéticos que podem ser imediatamente tratados.

Teste de Carrier, que detecta mutações capazes de levar a distúrbios genéticos. Teste de pré-implantação, também chamado de diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), minimiza nos procedimentos de reprodução assistida o nascimento de bebês com maiores riscos de alguns distúrbios genéticos.

Combate à Covid

Biomédicos brasileiros, tiveram papel de destaque no projeto de sequenciamento genético do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Auxiliaram, assim, no desenvolvimento das vacinas que ajudaram a controlar essa epidemia que assolou o mundo e contribuíram no combate, trabalhando em técnicas de identificação do vírus em pacientes e fornecendo as informações relacionadas à sensibilidade e resistência das pessoas.

Inteligência Artificial e Biomedicina

O Health Journal traz mais informações sobre uma pesquisa publicada recentemente que mostrou que algoritmos de deep learning possibilitaram a identificação de pessoas com elevado risco de desenvolver tumores pancreáticos até três anos antes de o diagnóstico ser confirmado.

Assim, a Inteligência Artificial tem potencial para transformar a pesquisa e os tratamentos médicos. A IA pode processar e analisar grandes volumes de dados, o que é crucial para avanços em diagnósticos e terapias personalizadas.

Além disso, a IA está ajudando a desenvolver novos medicamentos de maneira mais eficiente e a prever a progressão de doenças, contribuindo para uma medicina mais precisa e personalizada.

10 áreas promissoras da Biomedicina para os próximos anos

Aqui estão 10 áreas promissoras da Biomedicina para os próximos anos, de acordo com o Portal G1

• Biomedicina Estética: Focada em tratamentos estéticos não-cirúrgicos.
  • Biologia Molecular e Análises Clínicas: Envolvendo análise, interpretação e emissão de laudos técnicos.
  • Reprodução Humana: Atuação em processos reprodutivos, manipulação de gametas e embriões.
  • Citologia Oncótica: Realização de coletas e análises citológicas para diagnóstico de câncer.
  • Banco de Sangue: Gerenciamento de processos transfusionais e bancos de células.
  • Microbiologia dos Alimentos: Análise microbiológica para a indústria alimentícia.
  • Perfusão: Suporte a cirurgias cardíacas através da circulação extracorpórea.
  • Imagenologia: Atuação com tomografia, ressonância magnética e outras tecnologias de imagem.
  • Genética: Pesquisa e análises em genética humana.
  • Informática de Saúde: Otimização do armazenamento e gerenciamento de informações biomédicas.

Como é o curso de Biomedicina da UniDomBosco?

O curso de Biomedicina presencial em Curitiba do Centro Universitário UniDomBosco tem como foco principal as Análises Clínicas e a Pesquisa Científica com ênfase em diagnósticos, segmentos fundamentais para o bom funcionamento do ramo.

Durante a Graduação presencial em Curitiba, o aluno terá disciplinas voltadas para as áreas da biologia celular e molecular, fisiopatologia, anatomia, microbiologia, bioquímica, análise ambiental, bromatologia, entre outras. O profissional formado em biomedicina poderá atuar em diversas áreas, como Análises Clínicas, Análises Bromatológicas, Análises Ambientais, Biologia Molecular, Bioquímica, Reprodução Humana, Genética e outras.

Quer se especializar na área (pós-graduação em Biomedicina)?

UniDomBosco oferece dois cursos de pós-graduação presencial em áreas que têm sido muito procuradas e tido bastante destaque. Conheça:

• Biomedicina estética: A habilitação em Biomedicina Estética é considerada a 2a habilitação de maior procura comparado às outras habilitações de atuação do Biomédico.
  • Estética avançada e protocolos invasivos: A área da estética, nos últimos anos, cresceu exponencialmente no Brasil. Somos o 2º país que mais faz cirurgias plásticas do mundo. O desejo de estar com a aparência jovem e saudável transita em todas as idades. Nosso curso deseja preparar o profissional para atuar com segurança, qualidade de serviço e os melhores resultados no seu consultório.

Gostou de saber mais sobre como a Biomedicina tem colaborado com o mundo?

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história!