Você tem medo de falar em público?

Avatar

Você é daqueles que desde sempre preferiu não apresentar os trabalhos em sala de aula e que tremia todo quando o professor chamava para dar alguma resposta em voz alta?

Então, esse artigo é para você. 

O medo de falar em público é muito mais comum do que a maioria pensa e vai desde um simples incômodo até, de fato, a glossofobia (medo de falar em público).

Uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte (MG) concluiu que mais da metade dos estudantes universitários no Brasil manifestam medo de falar em público. A porcentagem é de (59,7%).

A pesquisa mostrou, também, que os sintomas mais comuns são respiração ofegante (95,6%) e taquicardia (64,7%).

Mas não é por ser um medo comum que devemos colocá-lo para debaixo do tapete. É preciso buscar formas de aprender a lidar com esse medo, para poder passar por essas situações, que a vida profissional da maioria requer, de maneira mais tranquila.

Mas, como superar o medo de falar em público?

Superar, para alguns, pode não ser exatamente o termo, mas é possível aprender técnicas que ajudam a se manter mais calmo e no controle, mesmo com medo de falar em público.

O primeiro passo, antes de aprender e utilizar qualquer técnica, é o autoconhecimento. Entender que o medo existe, quais são os sintomas que se apresentam, buscar mecanismos internos para se sentir melhor naquela situação e aceitar as suas características. Se colocar nessa posição de desafio e superação é um primeiro passo muito corajoso.

Depois disso, os especialistas indicam diversas técnicas que colaboram nesse processo de falar em público.

Vamos citar algumas delas, que são:

  • Estude sobre o assunto

É essencial dominar bem o assunto, pois, sem isso, até os que não têm medo de falar em público acabam se perdendo e passando por situações embaraçosas. 

Saber sobre o tema que será falado traz uma segurança importante na hora de falar em público.

pessoa-treinando-falar-em-publico
  • Treine

Enxergue o treinamento como um preparo e não como mais um momento de ansiedade. Treine olhando para o espelho ou faça uma gravação de si mesmo. Essa observação da sua forma de falar, de gesticular, é importante para, aos poucos, ir melhorando as habilidades e, ao mesmo tempo, ir se acostumando com o falar para os outros ouvirem.

  • Crie um roteiro

Esse é um passo muito importante. O roteiro vai ajudar a organizar o pensamento e servir também como um apoio se, por acaso, em algum momento, der o famoso “branco”.

Crie um roteiro simples, usando palavras chaves. Não deve ser algo muito grande, pois, na hora do nervosismo, ter que procurar informações em um papel cheio de palavras só irá piorar a situação. O roteiro é para ser um apoio e não um problema.

  • Use técnicas de relaxamento

Busque aprender técnicas de relaxamento que podem ser feitas antes de iniciar e até algumas que podem ser utilizadas durante a apresentação.

Existem muitas técnicas e é preciso entender quis são as que funcionam para você. 

  • Não fixe o olhar

Busque não fixar o olhar em um ponto fixo ou única pessoa na plateia. Isso, ao invés de trazer mais segurança, fará com que a atenção fique muito focada e pode atrapalhar.

Ao olhar para várias pessoas, sentir reações diferentes, fica mais fácil se sentir acolhido.

  • Segure algo

Talvez, se você segurar uma caneta ou lápis, ajude a tensão a ficar focada no objeto, aliviando a tensão em outras partes do corpo.

Como dissemos, essas são algumas técnicas, porém pode ser que nem todas sirvam para você e que, com o tempo, aprenda outras que te ajudem mais.

O importante é mesmo, aos poucos, ir se colocando em situações onde precise falar em público para, dessa forma, diminuir esse medo.

Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre oratória- a arte de falar em público, leia este artigo.

Para se manter sempre atualizado sobre temas relevantes do mundo acadêmico, continue acompanhando o blog da UniDomBosco.