Biomedicina: descubra mais sobre essa profissão em crescimento

Avatar

Você sabia que a Biomedicina é considerada uma das profissões do século? A Biomedicina é uma área da ciência da saúde que desempenha um papel fundamental na pesquisa, diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de condições médicas. Essa área multidisciplinar combina princípios da biologia, química, medicina e tecnologia para melhorar a compreensão e o cuidado da saúde humana.

De acordo com a revista Exame, o crescimento na procura por formação em áreas da Saúde, como Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição ou Biomedicina, entre outras possibilidades, é uma tendência mundial, como apontou a recém-lançada Global Learner Survey 2021, realizada pela Pearson, empresa global de educação.

Por isso, no post de hoje vamos entender mais sobre a profissão de biomédico e as possíveis áreas de atuação.

O que é Biomedicina?

Biomedicina é uma área que estuda os microorganismos, trabalha na prevenção e diagnósticos das doenças e melhora a eficácia dos tratamentos. Também atua em conjunto com a Medicina, a Enfermagem e outras áreas da saúde ou relacionadas a ela (fonte: Futuro da Saúde).

De acordo com a PUC Minas, o profissional de Biomedicina (biomédico) desempenha um papel crucial na investigação de patologias e dos microrganismos associados a elas. Esta análise profunda permite o desenvolvimento de tratamentos inovadores, incluindo vacinas e fármacos.

Portanto, essa carreira é essencial não apenas para entender as doenças, mas também para a sua prevenção, diagnóstico, tratamento e eventual cura. Ou seja, é uma profissão de grande importância, atuando em conjunto com outras áreas da saúde.

Também é importante lembrar que a tecnologia e a inovação estão impulsionando as profissões na saúde, um domínio no qual a Biomedicina se sobressai. Esse campo está fortemente envolvido em pesquisa, experimentação e na busca contínua por novas soluções, trabalhando muitas vezes em colaboração com diversas outras áreas.

Quais são as áreas da Biomedicina?

Como já foi visto, essa área multidisciplinar combina princípios da Biologia, Química, Medicina e Tecnologia para melhorar a compreensão e o cuidado da saúde humana. Vamos explorar mais sobre a área da Biomedicina e formas de atuação no mercado:

• Pesquisa Científica: A Biomedicina é essencial para a pesquisa científica no campo da saúde. Os biomédicos conduzem estudos que investigam doenças, genética, microbiologia, farmacologia e outros aspectos da biologia humana.
  • Análises clínicas: Realizar exames de análises clínicas, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos, assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais, assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades (fonte: Conselho Federal de Biomedicina – CRBM).
  • Desenvolvimento de Tratamentos: A pesquisa biomédica é a base para o desenvolvimento de tratamentos farmacológicos, terapias genéticas e técnicas médicas avançadas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes.
  • Controle de Doenças: Os Biomédicos desempenham um papel importante no controle de doenças infecciosas, monitorando surtos e desenvolvendo estratégias de prevenção.
  • Genética e Terapia Genética: O estudo dos genes e a terapia genética são áreas cruciais da Biomedicina que podem ajudar a compreender e tratar doenças hereditárias.
  • Reprodução Humana: Atuar em identificação e classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching. Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões (fonte: CRBM4).
profissional-de-biomedicina

Qual o símbolo?

Cada curso de nível superior é representado por um símbolo único que captura a essência de sua área de conhecimento, servindo como um estandarte para profissionais e estudantes. No universo da Biomedicina, esse emblema não é apenas um símbolo, mas uma representação rica de sua missão e valores fundamentais.

O símbolo distintivo da Biomedicina é marcado por um design que integra elementos chave da ciência e da saúde. Há um círculo, formado por dois filetes entrelaçados, uma alusão direta ao DNA. Este elemento não só reflete a complexidade e a base genética da vida mas também sublinha a importância da genética nos estudos e pesquisas em Biomedicina.

No centro do emblema, encontra-se uma cruz de cor verde. Esse símbolo, universalmente reconhecido como representante da saúde, faz uma ponte direta com o campo da Biomedicina, ressaltando seu compromisso inabalável com a promoção e a manutenção da saúde humana.

Acompanhando a cruz, um microscópio é incorporado ao design, simbolizando o foco incessante da Biomedicina no estudo minucioso da biologia. Este instrumento, fundamental para a observação de estruturas não vistas a olho nu, representa a dedicação à pesquisa e ao desenvolvimento científico, essenciais para o avanço no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Conselho Federal de Biomedicina – CFBM

(Fonte: https://cfbm.gov.br/)

Conheça mais o mercado de trabalho

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), o campo da saúde está constantemente se expandindo, impulsionado pelo aumento da expectativa de vida e a crescente valorização do bem-estar físico e emocional.

Isso tudo impacta, de maneira muito positiva, nas oportunidades de emprego para profissionais formados em Biomedicina, embora seja essencial que mantenham suas habilidades atualizadas. Além disso, o próprio Conselho Federal sugere que os profissionais dominem, ao menos, um idioma estrangeiro para poderem aproveitar oportunidades internacionais.

Quais as áreas de atuação mais promissoras da Biomedicina?

De acordo com o Portal G1, a Biomedicina é um dos campos profissionais e acadêmicos que continuará em alta para os próximos anos. As graduações registraram aumento na procura pelo curso de Biomedicina, que amplia as perspectivas profissionais.

Só para termos uma ideia de como a atuação do biomédico tornou-se mais intensa: No Paraná, de cada 10 diagnósticos clínicos relacionados à Covid-19 em 2021, sete passaram pelas mãos dos biomédicos.

Veja outras áreas que estão em expansão para os biomédicos:

Biomedicina Estética

A Biomedicina Estética é uma nova área na qual são utilizados métodos e técnicas invasivas não-cirúrgicas. O profissional desenvolve e aplica tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à pele, tecido adiposo e metabolismo.

Segundo o Grand View Research, o mercado global de medicina estética foi avaliado em US $ 99,1 bilhões em 2021, e as previsões para os próximos anos são otimistas, com uma taxa de crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030.

Esses números são resultado da popularização dos procedimentos estéticos, em especial, os não invasivos, que apenas em 2021 representaram 50% de todos os procedimentos realizados. Aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e bioestimuladores são os mais procurados, sendo que esse aumento na demanda se deve às características desse tipo de intervenção, que é menos dolorosa, tem resultados instantâneos e menor custo para o paciente, conforme pontua o Portal G1

Assim, a Biomedicina Estética cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, levando os melhores recursos da saúde relacionados ao seu conhecimento para o tratamento e recuperação do organismo como um todo.

Reprodução humana

Dados do 13º relatório do SisEmbrio – Sistema Nacional de Produção de Embriões, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mostram o protagonismo brasileiro em relação aos procedimentos de Reprodução Assistida e apontam o crescimento da confiança das pessoas  nessas técnicas. E o Brasil é protagonista em tratamentos de Reprodução Assistida.

Nessa área, o biomédico tem uma atuação primordial, ganhando cada vez mais relevância.

Citologia oncótica

A citologia oncótica, também conhecida como citologia esfoliativa ou citologia cervical, é um procedimento de triagem amplamente utilizado para detectar alterações nas células cervicais que podem indicar a presença de câncer cervical ou outras condições anormais do colo do útero. O procedimento envolve a análise microscópica para identificar quaisquer anormalidades.

As principais funções desempenhadas pelos biomédicos citologistas são (fonte: CRBM5):

• Realizar a coleta de material cérvico vaginal,
  • Fazer a leitura e interpretação da respectiva lâmina;
  • Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou;
  • Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico;
  • Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.

Biomedicina Forense

Esta área abrange a aplicação de conhecimentos biomédicos em contextos legais, focando na análise de amostras biológicas em investigações criminais. Os biomédicos forenses desempenham um papel crucial na identificação de corpos, na resolução de crimes e na localização de pessoas desaparecidas através de exames genéticos e toxicológicos.​

Biotecnologia e Biologia Sintética

A emergência de inovações tecnológicas e o progresso contínuo na ciência apontam para o papel cada vez mais crítico que a Biotecnologia e a Biologia Sintética estão desempenhando no mundo moderno. Estas disciplinas estão na vanguarda da revolução biomédica, prometendo avanços significativos na forma como compreendemos e tratamos doenças.

Com a capacidade de desenvolver novos fármacos, implementar terapias genéticas inovadoras e criar soluções para desafios de saúde pública, a Biotecnologia e a Biologia Sintética estão configuradas para transformar profundamente a saúde e a medicina, abrindo novas fronteiras no cuidado e na cura de pacientes.

Biomedicina e a Inteligência Artificial (IA)

A cada ano, o uso de Inteligência Artificial avança e diversas profissões integram esta ferramenta no seu dia a dia. E com a Biomedicina não é diferente.

De acordo com o Portal Telemedicina, a biomedicina está passando por uma revolução significativa com a integração da tecnologia, que transforma o diagnóstico, compreensão e o tratamento de doenças. Inovações como genômica, inteligência artificial (IA), dispositivos médicos e telemedicina estão na vanguarda dessa mudança, oferecendo medicina personalizada e preditiva, e tornando os diagnósticos mais precisos e os tratamentos mais eficazes.

No centro dessa transformação está a genômica, permitindo a medicina personalizada ao adaptar tratamentos às características genéticas individuais, melhorando sua eficácia e reduzindo efeitos colaterais. A IA contribui para essa revolução ao processar grandes volumes de dados, ajudando na interpretação de exames e na escolha de tratamentos adequados, além de identificar grupos de risco para intervenções preventivas.

A tecnologia também está remodelando a maneira como monitoramos a saúde através de dispositivos avançados e promovendo o acesso global à saúde com a telemedicina. Enquanto isso, o Big Data está acelerando a pesquisa médica, permitindo análises mais profundas e a colaboração global entre pesquisadores.

Porém, é importante lembrar que esses avanços também trazem desafios, especialmente em relação à privacidade dos dados e ao acesso equitativo às tecnologias, sublinhando a importância de equilibrar inovação com considerações éticas e humanas.

Qual o salário do biomédico?

A média salarial de Biomédico no Brasil é de R$ 5.636, variando entre R$ 2.757 e R$ 11.501 (fonte: Glassdoor). Obviamente que estes valores são estimativas e diversas variáveis podem impactar no salário de um biomédico, tais como área de atuação, experiência, dentre outras.

Como é o curso de Biomedicina na UniDomBosco?

O curso de Biomedicina presencial em Curitiba do Centro Universitário UniDomBosco tem como foco principal as Análises Clínicas e a Pesquisa Científica com ênfase em diagnósticos, segmentos fundamentais para o bom funcionamento do ramo.

Durante a Graduação presencial em Curitiba, o aluno terá disciplinas voltadas para as áreas da biologia celular e molecular, fisiopatologia, anatomia, microbiologia, bioquímica, análise ambiental, bromatologia, entre outras. O profissional formado em Biomedicina poderá atuar em diversas áreas, como Análises Clínicas, Análises Bromatológicas, Análises Ambientais, Biologia Molecular, Bioquímica, Reprodução Humana, Genética e outras.

Diferenciais do curso

O curso oferta disciplinas em formato dinâmico, propiciando maior interatividade com o conteúdo que será lecionado. As aulas são desenvolvidas utilizando metodologias de aprendizagem ativa, com suporte de laboratórios virtuais e simuladores. Os simuladores remontam às atividades práticas propiciando ao aluno vivenciar experiências que o coloquem em contato com a prática da profissão.

Biomedicina: quantos anos?

O curso de Biomedicina tem duração média de 4 anos. Durante estes anos, ele prepara profissionais para a prevenção, diagnóstico, recuperação da saúde, pesquisa, identificação de enfermidades e desenvolvimento de medicamentos e vacinas (fonte: Quero Bolsa).

Faculdade de Biomedicina: qual o valor?

Ao considerar uma graduação em Biomedicina, é importante entender que os valores dos cursos podem variar significativamente, dependendo de uma série de fatores como a instituição de ensino, a modalidade do curso (presencial ou à distância), e os recursos disponíveis para os estudantes. Em geral, os valores podem variar de forma ampla, com mensalidades entre R$400 a R$1.500, dependendo da instituição e da qualidade do programa oferecido.

Porém, o UniDomBosco oferece condições e valores de mensalidades bem especiais para você começar a estudar ainda este semestre.

Ah, e para saber mais sobre os programas de bolsas e financiamentos do UniDomBosco, clique aqui

Biomedicina EAD: entenda mais

O curso de Biomedicina à distância (Biomedicina EAD) oferecido pelo UniDomBosco distingue-se não apenas pela sua flexibilidade e inovação, mas também pelo reconhecimento oficial do Ministério da Educação (MEC). Com um conceito máximo, avaliado com nota 5, ele se posiciona como uma das principais opções para aqueles que buscam uma formação de excelência na área da saúde sem a necessidade de se deslocarem fisicamente para o campus. Ou seja, de qualquer lugar do Brasil, você pode cursar Biomedicina EAD.

A conquista do conceito máximo pelo MEC reflete o compromisso do UniDomBosco com a excelência acadêmica e a inovação educacional. Esse reconhecimento representa a qualidade do corpo docente e dos recursos didáticos disponibilizados aos estudantes.

Gostou de saber mais sobre a Biomedicina e as possíveis área de atuação?

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!  Veja alguns cursos:

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Acesse o site e comece sua trajetória profissional com o pé direito!