Como utilizar as redes sociais de forma positiva

Avatar
imagem-de-pessoas-usando-as-redes-sociais

As redes sociais fazem, cada dia mais, parte da vida das pessoas e isso certamente tem aspectos positivos e negativos.

Saber utilizar as redes sociais de forma positiva, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é essencial.

Qual o impacto das redes sociais na sociedade?

A época pandêmica trouxe um crescimento de imersão na tecnologia e, consequentemente, nas redes sociais, de algo como 10 ou 5 anos em 2. Isso fez com que tanto negócios como empresas enxergassem as redes sociais de forma muito ampla e essa amplitude é que pode fazer com que muitos se percam.

Se percam no sentido literal, de estar online muito mais tempo do que de fato é necessário, e no sentido figurado, de achar que tudo acontece e pode ser resolvido nas redes sociais.

Pesquisas no mundo todo sobre o assunto têm falado da relação do uso das redes sociais com doenças como depressão e ansiedade.

Diante desse cenário, algumas atitudes podem ser tomadas para colaborar no uso das redes sociais de forma mais positiva, produtiva e saudável.

Veja essas dicas de como utilizar as redes

  • Desconecte

Entenda que existem momentos em que é preciso desconectar. Essa dependência de estar sempre online pode gerar, inclusive, doenças, de acordo com os especialistas.

  • Questione

Não aceite tudo o que vê e ouve nas redes sociais como verdade. É essencial sempre lembrar que as postagens são feitas por pessoas e, por isso, tudo o que é postado é a opinião e a verdade de cada um.

Assim, ao divulgar opiniões alheias, deixe claro que são opiniões. As fake news, por exemplo, tomaram essa grande proporção devido ao não entendimento das pessoas de que nem tudo o que está nas redes é, de fato, verdadeiro.

  • Fique atento

Tenha um bom senso crítico com relação ao que e quanto da sua intimidade será mostrada nas redes sociais.

Informações pessoais, nas mãos de pessoas erradas, podem trazer muitos problemas.

  • Desapegue

Desapegue dos números de seguidores e de pessoas que não agregam ou fazem mal. Seja qual for a relação pessoal que você tenha com a pessoa na vida real, se na virtual isso não te fizer bem, exclua dos seus contatos.

  •  Observe

Observe sempre, com bastante atenção, que nas redes sociais as coisas tomam uma proporção muito grande. Por isso, evitar entrar em conflitos é de grande importância.

Só faça comentários que são realmente relevantes e necessários, principalmente nas postagens polêmicas

  • Releve

Números de curtidas e comentários são somente números que não refletem quem e como as pessoas são.

Entender isso faz com que a relação com as redes ocorra de forma mais saudável.

  • Compreenda

Tenha em mente, sempre, que o que você vê dos outros nas redes é exatamente o que eles querem que você veja.

Os conteúdos postados são um recorte da vida de cada um. O recorte que cada um quer mostrar. Então, não se deixe enganar por vidas perfeitas e sem problemas.

Essas são dicas aparentemente simples, porém que fazem grande diferença na utilização das redes de forma saudável. Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte da nossa vida, entender como utilizá-la de forma mais assertiva torna-se imprescindível.

Gosta dos nossos conteúdos? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco e nossas redes de forma produtiva.