Autoconhecimento e autorregulação: o corpo em movimento

O episódio 15 do podcast Dom Universitário traz um bate-papo entre o professor Carlos Heeren, do curso de Educação Física, com a aluna Rebeca Mansur sobre o tema: “Autoconhecimento e Autorregulação: o corpo em movimento”.

Introdução

A professora Lorena Vedovato, convidada para abrir o programa na ocasião, destacou a importância de discutir questões que vão além da sala de aula, proporcionando aos alunos uma oportunidade de enriquecimento curricular e de extensão.

Regulação das emoções

Já durante a conversa, os participantes começam compartilhando suas experiências e conhecimentos sobre a importância de conhecer o próprio corpo e de regular suas emoções e ações.

O autoconhecimento foi apontado como um caminho fundamental para o desenvolvimento pessoal e da melhoria da qualidade de vida. Os ouvintes, então, foram incentivados a refletir sobre como suas ações e pensamentos impactam diretamente em sua saúde física e mental.

Questões práticas

Ao longo do episódio, foram abordadas questões práticas, como a importância de reservar um tempo para si mesmo, mesmo em meio à correria do dia a dia. Exemplos de atividades simples, como exercícios físicos rápidos e momentos de relaxamento, foram compartilhados como formas de cuidar do corpo e da mente.

A ideia de sair da zona de conforto e estabelecer pequenos objetivos para superar desafios foi ressaltada como um passo importante rumo ao autoconhecimento e à autorregulação.

Limitações

Professor e aluna também destacaram a relevância de reconhecer as próprias limitações e buscar ajuda quando necessário, já que o apoio de profissionais de saúde e a prática de atividades físicas foram apontados como ferramentas essenciais para promover o bem-estar e a saúde integral.

A importância de manter um equilíbrio entre corpo e mente foi mais um aspecto enfatizado como chave para uma vida mais saudável e plena.

mulher-meditando

Impacto de questões sociais

Além disso, o impacto da pandemia de COVID-19, que estava no auge quando o programa foi gravado, também foi discutido, levando os participantes a refletir sobre como as adversidades podem ser oportunidades de crescimento e transformação pessoal.

A necessidade de adaptar-se a novas realidades e de cuidar da saúde física e mental em tempos desafiadores foi ressaltada como um aprendizado importante para todos.

Experiências e empatia

Durante as discussões, os participantes foram encorajados a compartilhar suas próprias experiências e desafios em relação ao autoconhecimento e à autorregulação.

A troca de ideias e a empatia mútua foram destacadas como elementos essenciais para o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento das relações interpessoais.

Processo contínuo

Ao final do bate-papo, os organizadores agradeceram a presença de todos os participantes e incentivaram a continuidade das reflexões e práticas relacionadas ao autoconhecimento e à autorregulação. A importância de cuidar de si mesmo e buscar o equilíbrio entre corpo e mente foi reforçada como um caminho para uma vida mais saudável e significativa.

Conclusão

Em resumo, o décimo quinto episódio do podcast Dom Universitário proporcionou aos participantes uma oportunidade única de refletir sobre o autoconhecimento, a autorregulação e a importância do corpo em movimento para a promoção da saúde e do bem-estar.

As discussões e experiências compartilhadas durante a conversa certamente deixaram uma marca positiva nos participantes, incentivando-os a buscar um maior equilíbrio e consciência em suas vidas diárias.

O participante

Carlos Heeren possui graduação em Educação Física, Pós-graduação em Atividade Física e saúde, Mestrado em Educação Física, Mestrado na Acadêmia de Educação Física – (Cracóvia – Polônia), na área da dança e socialização por meio desta.

Para saber mais sobre o curso de Educação Física e fazer sua inscrição, acesse:
– Presencial

– EAD

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 15 completo pelo Spotify.