Dia Internacional dos Direitos Humanos

imagem-simbolizando-o-dia-internacional-dos-direitos-humanos

No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Essa é uma data de extrema importância mundial e que precisa ser divulgada e comemorada. Muito já se conquistou desde que ela foi instituída, mas muito ainda precisa ser conquistado.

Por que o dia 10 de dezembro foi escolhido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos?

Nesse dia, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que enumera os direitos fundamentais do ser humano.

Essa declaração foi assinada por 58 membros e o principal objetivo era, e ainda é, o de promover a paz e a preservação da humanidade. O momento era de comoção devido à 2ª Guerra Mundial e as muitas perdas ocorridas no período.

Em 1950 foi instituído, então, neste mesmo dia, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data que é bastante importante na agenda das Nações Unidas, quando é, inclusive, entregue o Prêmio Nobel da Paz.

Neste ano de 2021 os ganhadores do Prêmio foram anunciados em outubro e receberão as homenagens num evento presencial em Oslo. Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov foram os escolhidos pela defesa da liberdade de expressão, em um momento de ataque mundial. Eles enfrentaram os líderes filipinos e russos, expondo a corrupção e o desmando.

Qual a importância da Declaração Mundial dos Direitos Humanos?

A declaração é um documento essencial no estabelecimento dos direitos e na luta contra a discriminação por raça, gênero, cor, nacionalidade, idioma, orientação sexual e demais.

Após a instituição da Declaração, percebeu-se a influência dela em constituições, assim como na organização de instituições, normas e políticas.

Devido a essa importância, muitas mudanças sociais, comportamentais, atitudinais e políticas ocorreram, e ainda ocorrem, no mundo todo.

Muitas manifestações acontecem no Dia Internacional dos Direitos Humanos com o objetivo de promover o reconhecimento sobre a declaração e seu conteúdo.

Usar esse espaço, nesse dia, para falar sobre um assunto tão essencial e importante para a sociedade é nossa forma de colaborar com uma causa que, infelizmente, ainda tanto aflige a muitos mundo afora, mas que a cada dia, em pequenos gestos como esse, tomam mais força e fazem diferença.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando no Blog UniDomBosco.