Por que a Contabilidade é uma ciência social?

É verdade que a Contabilidade se utiliza das operações matemáticas como uma de suas principais ferramentas, o que faz com que a maioria pense que ela faz parte das ciências exatas. Porém, a Contabilidade é uma ciência social aplicada.

Se ainda não conseguiu ver nenhum sentido nessa definição, calma que, até o final do artigo, ela fará sentido.

Contabilidade não é “de exatas”

Durante a vida acadêmica, somos expostos às divisões entre exatas, biológicas, humanas e sociais – embora esta última seja, erroneamente, classificada como sinônimo de ciências humanas. Essa divisão de áreas acontece, meramente, por uma necessidade acadêmica em segmentar o termo “ciências” que, por ser bastante abrangente, requer esta estratégica que visa esclarecer qual o foco de estudo de uma determinada ciência.

Veja o que cada uma dessas ciências tem o compromisso de abordar:

Exatas – lidam com a exatidão por intermédio dos números, sendo uma ciência totalmente quantitativa. Áreas como Física, Engenharia, Matemática, Arquitetura, Ciência da Computação estão neste grupo de estudo.

Humanas – a principal função é estudar o homem, suas relações e seu comportamento perante à sociedade. São exemplos a Comunicação, Pedagogia, História, Geografia, Letras.

Biológicas – estudam os seres vivos e as relações que estes constituem com o meio ambiente. Biologia, Nutrição e Medicina fazem parte dessa área.

Sociais – realizam os estudos das necessidades da sociedade e do homem, de forma isolada. Enquanto o estudo das Humanas é na compreensão das relações do homem, as sociais prestam atenção ao que ele precisa. São exemplos, além da Contabilidade, a Sociologia, Marketing, Administração, Direito, Psicologia.

Provavelmente, lendo até aqui você já conseguiu entender melhor o motivo da Contabilidade estar nas ciências sociais e não humanas, não é mesmo?

Quando se coloca que as ciências sociais cuidam das necessidades do homem, temos que entender que elas podem abranger diversos campos, tais como a necessidade de o homem administrar seus recursos, como a de ter seus direitos e deveres respeitados.

O interessante é que, ao cuidar das necessidades do homem como indivíduo, defende-se também a melhoria no convívio social. É por isso que o Direito, a Administração, a Estatística, a Logística, bem como a própria Contabilidade, fazem parte das ciências sociais aplicadas.

Contabilidade também é interdisciplinar

Para que as necessidades dos homens possam ser entendidas, é preciso que haja a junção de diversas áreas do saber. Por isso é comum ver, em definições de ciências humanas ou exatas, essas mesmas áreas sendo citadas. São as chamadas áreas interdisciplinares, ou seja, que na sua raiz ou concepção, existe mais de uma área.

A contabilidade é um exemplo muito nítido da interdisciplinaridade. Os cálculos matemáticos, como já foi dito, são uma das bases, porém ela utiliza recursos da Administração, assim como do Direito e da Economia, para atuar.

Diante de tudo isso, pode-se ver o quanto o profissional dessa área é versátil.

materiais-de-um-profissional-de-contabilidade

Como é o curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UniDomBosco é um curso de graduação, com visão sistêmica em seu campo de atuação, compreendendo a relevância do trabalho elaborado pelo contador para o sucesso das organizações.

O UniDomBosco oferece o curso tanto na modalidade presencial quanto na online.

Ambos os cursos têm duração de 48 meses e são coordenados pelo professor Reginaldo Ramos.

Os estudantes aprendem disciplinas como: Comunicação Empresarial; Cenários Socioeconômicos; Cultura e Sociedade; Empreendedorismo e Inovação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Introdução à Contabilidade; Comunicação Acadêmica;  Matemática Aplicada; Fundamentos de Administração; Direito Empresarial; Planejamento e Ferramentas Estratégicas; Contabilidade Geral; Estatística Aplicada; Matemática Financeira; Direito Trabalhista e Previdenciário; Eletiva; Contabilidade Intermediária; Contabilidade Aplicada às Instituições Sociais; Contabilidade Societária; Contabilidade e Gestão de Custos; Direito Tributário; Rotinas de Pessoal; Contabilidade Tributária; Contabilidade Avançada; Teoria da Contabilidade; Laboratório de Prática Contábil; Contabilidade Aplicada às Micro e Pequenas Empresas; Planejamento Fiscal e Tributário; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira; Orçamento Empresarial; Auditoria Contábil; Mediação e Arbitragem; Controladoria; Laboratório de Perícia Contábil; Mercado de Capitais; Tópicos Contemporâneos em Contabilidade.

Para conhecer melhor cada grade curricular e detalhes de cada curso acesse:

E o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para profissionais da área é  bastante ativo e em constante crescimento. Atualmente, o mercado concentra mais de 300 mil contadores ativos e outros milhares em formação, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A concorrência é alta, porém, a demanda por contadores qualificados também é.

Isso devido ao fato de que o papel do contador é de extrema importância para o sucesso de qualquer empreendimento. Esse profissional orienta a empresa na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução da estrutura.

Diante desse cenário, o curso de Ciências Contábeis possui uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As áreas de atuação são diversas e não somente nos escritórios de contabilidade ou como contador dentro de empresas. É possível atuar com consultoria, auditoria, perícia, dando aulas em universidades e cursos e na área pública,

Se interessa pela área? Ficou mais claro agora o porquê de a Contabilidade ser uma ciência social aplicada? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre bem informado.