Saiba mais sobre a graduação em Gestão Hospitalar

A área da saúde é das que mais cresceu nos últimos anos. Alguns fatores têm influenciado essa busca tanto dos estudantes, quanto dos pacientes por profissionais.

A longevidade é um fator que tem feito com que mais pacientes busquem cuidar da sua saúde por mais tempo, por exemplo.

A pandemia que trouxe para a mídia muitas carreiras dentro da área pouco conhecidas e os bons salários são outros motivos que levam os estudantes a escolherem carreiras na área.

Muitas são as opções de cursos na área da saúde e dentre eles os de Gestão.

Como é a graduação em Gestão Hospitalar do UniDomBosco?

Com a alta visibilidade da importância da saúde atualmente, o curso visa desenvolver gestores para atuarem em hospitais e clínicas, capazes de tomar decisões assertivas, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados no ambiente hospitalar. A área de saúde é fundamental para o bom desenvolvimento da sociedade e o profissional formado em Gestão Hospitalar no UniDomBosco estará capacitado para administrar hospitais, clínicas e negócios ligados à saúde.

O curso é tecnólogo e ofertado na modalidade EAD, com duração de 3 anos.

Durante esse período, os estudantes aprendem as seguintes disciplinas:

• Cenários Socioeconômicos
  • Gestão dos Recursos Humanos
  • Comunicação Empresarial
  • Cultura e Sociedade
  • Fundamentos de Administração
  • Empreendedorismo
  • Contabilidade Geral
  • Políticas de Saúde: Fundamentos e diretrizes do SUS
  • Macrorganização hospitalar
  • Direito Sanitário
  • Organização da Atenção em Saúde- RAS
  • Gestão de Marketing
  • Ética  40 3°
  • Microorganização hospitalar
  • Política de Humanização
  • Psicologia Aplicada
  • Gestão da Vigilância em Saúde
  • Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho
  • Regulação em Serviços de Saúde
  • Gestão de Materiais, patrimônio e logística
  • Matemática Financeira
  • Gestão de Custos
  • Gerenciamento de riscos em saúde
  • Segurança do paciente
  • Tecnologias em saúde
  • Administração de equipes multidisciplinares
  • Sistemas de informação e documentação hospitalar
  • Gestão orçamentária
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de serviços de hotelaria hospitalar
  • Arquitetura, infra-estrutura e manutenção hospitalar
  • Administração da Farmácia Hospitalar
  • Auditoria Hospitalar
  • Comissões Hospitalares
  • Gestão da qualidade e acreditação em instituições hospitalares
  • Projeto de avaliação e intervenção hospitalar

A coordenação do curso é da professora Maria Matilde Zraik Baracat.

imagem-de-profisisonal-de-gestao-hospitalar

Como é o mercado de trabalho?

Como já citado, a área da saúde está em crescimento e com isso a demanda por profissionais de gestão também cresce.

O mercado está bastante aquecido e os salários são atrativos. A média salarial de um gestor hospitalar é de R$ 6.000,00. Porém, existem ocupações em que esse salário pode ultrapassar os R$ 20.000,00.

A atuação pode ocorrer tanto no setor público quanto privado, em instituições hospitalares, clínicas de atendimentos e de repousos, planos de saúde, laboratórios, empresas de consultorias e outros.

Saiba mais:Benefícios da pós-graduação para a carreira

Quer se especializar?

Muitos profissionais da área da saúde buscam a graduação em Gestão Hospitalar como forma de se especializar. Porém, alguns preferem a pós-graduação.

O UniDomBosco oferece dois cursos de pós-graduação na área de gestão, voltados à saúde. Ambos são ofertados de forma presencial. São eles:

A proposta do curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde é capacitar profissionais de nível superior para atuar no âmbito da gestão nos serviços de saúde. Trata-se de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar para desenvolver habilidades e competências que garantam ao profissional gestor a resolutividade e a qualidade dos serviços de saúde. Durante o desenvolvimento do conteúdo do curso, serão contempladas diferentes dimensões pertinentes aos conceitos de saúde e doença, ao sistema de saúde vigente no país, a processos de gestão de pessoas, financeira e contábil para o funcionamento bem-sucedido dos serviços de saúde, favorecendo o atendimento primoroso do paciente para o sucesso da instituição.

O curso tem duração de 13 meses.

O curso se propõe a formar profissionais capazes de implantar um Sistema de Gestão da Qualidade no setor em que atuam. Além disso, objetiva preparar o discente com foco em planejamento, organização, desenvolvimento de ações e tomada de decisões estratégicas, avaliando processos assistenciais e gerenciais no serviço de saúde pública ou privada a partir de conceitos, princípios e ferramentas de qualidade.

O curso tem duração de 13 meses.

Para saber mais sobre eles acesse o site.