Conheça opções de cursos tecnólogos de Tecnologia

Avatar

Os cursos na área de tecnologia têm sido muito procurados pelos estudantes devido à alta demanda de procura no mercado por esses profissionais e, com isso, as opções de cursos tecnólogos podem ser interessantes. 

O que é um curso tecnólogo?

Um curso de graduação tecnológica, também conhecido como curso tecnólogo, é um dos tipo de curso de Ensino Superior.

Este tipo de curso foi criado para fornecer uma formação mais prática e focada em habilidades específicas, preparando os alunos para ingressarem rapidamente no mercado de trabalho em suas áreas de especialização.

Diferente dos cursos de bacharelado tradicionais, que tendem a ter uma abordagem mais ampla e teórica, os cursos tecnólogos são mais direcionados para o desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimentos aplicáveis diretamente ao mercado de trabalho. Eles geralmente têm uma duração mais curta do que os cursos de bacharelado, durando em média de dois a três anos.

Esses abrangem uma ampla gama de áreas, como tecnologia da informação, gestão, design, saúde, logística, entre outras. No Brasil, o diploma dos cursos tecnólogos valem assim como os de bacharelado ou licenciatura.

Esses cursos tem se uma opção bastante popular para aqueles que desejam adquirir habilidades específicas e entrar rapidamente no mercado de trabalho, muitas vezes em áreas que exigem conhecimentos técnicos e práticos bem desenvolvidos.

Se você quiser aliar seu interesse pela área de tecnologia com a alta demanda do mercado, precisa conhecer as opções de cursos tecnólogos que o UniDomBosco oferece. 

estudantes-testando-equipamentos-de-tecnologia

Quais cursos o UniDomBosco oferece?

Esse curso é oferecido tanto na modalidade EAD quanto presencial, trazendo, dessa forma, oportunidade para um público ainda maior de interessados. 

Tanto a modalidade presencial quanto EAD possuem duração de 2 anos e meio e o presencial é ofertado no período noturno. 

A grade curricular conta com as seguintes disciplinas: Lógica Computacional Aplicada em Programação e Algoritmos; Fundamentos de Administração; Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Cultura e Sociedade; Formação Social e Sustentável; Sistemas Operacionais; Redes de Computadores; Arquitetura de Computadores; Matemática Aplicada a Informática; Linguagem de Programação Java; Engenharia de Software; Banco de Dados – Modelos e Operações; Gestão de Projetos; Programação WEB; Análise de Sistemas; Governança em TI; Legislação e Propriedade Intelectual; Inovação e Empreendedorismo; Gestão do Conhecimento; Comunicação Empresarial; Interface Humano Computador; Inteligência Artificial; Segurança da Informação; Auditoria de Sistemas; Projeto Integrado; Desenvolvimento em Dispositivos Móveis. 

O curso de análise e desenvolvimento de sistemas foca no aspecto técnico do desenvolvimento de soluções para os problemas do mercado. 

  • Defesa cibernética 

O curso desenvolve habilidades para criação de padrões e dispositivos de segurança em redes, sistemas e internet das corporações. 

Ofertado na modalidade EAD possui duração de 2 anos e meio. 

As disciplinas estudadas no curso são: Lógica Computacional Aplicada em Programação e Algoritmos; Fundamentos da Administração; Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Cultura e Sociedade; Governança de TI e Direito Eletrônico; Segurança Cibernética; Infraestrutura e Conectividade de Redes; Gestão de Projetos; Gestão de Riscos e Vulnerabilidades; Desenvolvimento de Utilitários de Otimização para Segurança; Segurança em Sistemas Operacionais; Empreendedorismo Digital; Segurança na Internet das Coisas; Segurança Computacional em Nuvem; Potencialidades da Inteligência Artificial para a Defesa Cibernética; Análise de Metodologias de Ataques Cibernéticos; Análise Forense aplicada em Ambientes Cibernéticos;  Ética no “Hacking” e Guerra Cibernética; Avaliação de Código de Aplicações; Estratégias de Ataque e Defesa (Blue Team & Red Team); Deep Web e Dark Web; Criptografia; Gestão e Consultoria de Defesa Cibernética em Negócios; Fortificação de Servidores; Eletiva; Projeto Integrador. 

Esse curso também é oferecido na modalidade EAD e presencial, com duração de 2 anos e meio e, na modalidade presencial, é oferecido no período noturno. 

As principais disciplinas que o curso traz são: Comunicação Empresarial; Cenários Socioeconômicos; Cultura e Sociedade.; Empreendedorismo e Inovação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Teoria Geral dos Sistemas; Processos Básicos Organizacionais; Direito Digital; Mapeamento e Gestão de Processos; Raciocínio Computacional; Eletiva; Arquitetura de T.I; Telecomunicações e Internet; Redes de Computadores; Redes sem Fio; Sistemas Operacionais; Software, Infraestrutura e Plataforma como Serviço; Sistemas de Informação; Banco de Dados; Fundamentos do Big Data; Segurança da Informação; Internet das Coisas; Gestão de Projetos; Governança de TI; Gestão de Contratos; Gestão dos Serviços da TI; Transformação Digital e TI Bimodal; Tópicos Contemporâneos em TI. 

O curso foca no desenvolvimento de habilidades para atuação na gestão de TI em corporações, bem como no desenvolvimento de consultoria e assessorias em Tecnologia de informação. 

O curso é oferecido na modalidade EAD  com duração de 24 meses.

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, o estudante do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia desenvolve competências para projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos nas mídias digitais; produzir e gerenciar recursos de texto, imagem e som para relações interativas em mídias sociais digitais e redes sociais; desenvolver ambientes e instalações de hipermídia interativa; supervisionar interações geradas no meio digital; agregar inovações tecnológicas ao processo de produção de conteúdo digital.

O tecnólogo em produção multimídia ou tecnólogo em produção audiovisual. Esse profissional pode trabalhar em agências de comunicação e de publicidade, portais de informação, produtoras de conteúdos digitais, provedores de acesso, empresas públicas e privadas e instituições de ensino.

Para desenvolver essas competências o curso traz como principais disciplinas: comunicação empresarial,cenários socioeconômicos, empreendedorismo e inovação, fundamentos do Marketing Digital, comunicação integrada de Marketing, monitoramento de marcas, plataforma de E-Commerce, gestão estratégia de marcas,gestão de Redes Sociais, marketing de busca e webanalitics, Linguagem audiovisual, Interpretação audiovisual, Imagem e Som, Multimídia e web, Direção de arte e iluminação, Comunicação transmídia, Edição e montagens, Gestão audiovisual e Leis de incentivo.

Já escolheu qual curso, dentre as opções de cursos tecnólogos em Tecnologia, você vai fazer? Entre no site e comece o quanto antes a sua formação e entrada no mercado de trabalho.