UniDomBosco EAD: conheça os principais cursos EAD

Avatar

O Ensino a Distância (EAD) surgiu como uma revolução no panorama educacional, oferecendo uma modalidade flexível e acessível para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos. E há diversas opções UniDomBosco EAD para você começar a estudar ainda este semestre! 

É importante lembrar que esse formato inovador de aprendizado transcende barreiras geográficas e temporais, abrindo oportunidades de educação a um público diversificado em todo território brasileiro.

A oferta de cursos à distância, de nível de graduação ou pós-graduação, depende do MEC. Há dezenas de graduações que podem ser cursadas EAD, principalmente bacharelados, licenciaturas e cursos tecnólogos. Agora, o Ministério estuda autorizar a inclusão das graduações em Direito, Enfermagem, Psicologia e Odontologia (fonte: UOL).

Para termos ideia de alguns números e sua evolução ao longo dos anos. em 2021, o ensino a distância (EAD) no Brasil experimentou um crescimento significativo, com o número de ingressantes em cursos superiores de graduação a distância aumentando 474% em relação a 2011 (fonte: INEP). Nesse ano, os cursos EAD representavam 62,8% do total de ingressantes, em comparação com 18,4% em 2011. Este crescimento foi particularmente notável na rede privada de ensino, onde 70,5% dos estudantes ingressaram em cursos à distância em 2021.

Já em 2022, o número de ingressantes em cursos de graduação a distância superou a marca histórica de 3 milhões. Foi observado também um aumento na cobertura geográfica do EAD, com presença em 3.219 municípios brasileiros, um crescimento de 87% em comparação a 2014.

Para 2023, a projeção era de que haveria 2.276.774 novas matrículas em ensino superior na modalidade a distância, o que representaria 51% do total de matrículas nas instituições privadas.

Estes dados indicam uma tendência crescente de escolha pelo EAD no Brasil, refletindo mudanças nas preferências e necessidades educacionais da população.

Por isso, no post de hoje vamos entender como funcionam os cursos de pós-graduação e graduação a distância e quais opções de cursos UniDomBosco EAD.

Como funciona um curso de graduação EAD?

Um curso de graduação EAD é conduzido, principalmente, por meio de uma plataforma online. Os alunos acessam material didático digital, assistem a videoaulas e participam de discussões em fóruns. 

As avaliações, tutoriais e interações acontecem virtualmente, proporcionando flexibilidade nos horários de estudo. A ênfase na autonomia do aluno, juntamente com suporte online, caracteriza essa modalidade de ensino, tornando-a uma opção acessível e conveniente.

A UniDomBosco EAD oferece diversas opções nesta modalidade. Conheça aqui. 

E como funciona um curso de pós-graduação a distância?

Os cursos de pós-graduação EAD são organizados em módulos, que são compostos por aulas, atividades e avaliações. As aulas são disponibilizadas na plataforma de ensino da instituição, que pode ser acessada pelos alunos a qualquer hora e de qualquer lugar.

As atividades podem incluir fóruns de discussão, atividades práticas, trabalhos individuais ou em grupo e projetos de pesquisa. As avaliações podem ser realizadas online, por meio de provas, trabalhos ou apresentações.

A UniDomBosco EAD oferece diversas opções nesta modalidade. Conheça aqui. 

O diploma da graduação EAD tem o mesmo valor que o de uma faculdade presencial?

Sim, o valor do diploma obtido em um curso de graduação a distância (EAD) é equivalente ao de uma faculdade presencial. Desde que a instituição de ensino seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e o curso seja autorizado e reconhecido pelo mesmo órgão, a validade do diploma é a mesma para cursos presenciais e a distância.

É importante lembrar que o MEC é responsável por avaliar e credenciar instituições de ensino, garantindo que ofereçam cursos que atendam a padrões de qualidade. Portanto, ao escolher um curso de graduação a distância, é fundamental verificar se a instituição e o curso têm o devido reconhecimento do MEC.

Como é o ensino a distância da UniDomBosco (UniDomBosco EAD)?

O ensino a distância do Centro Universitário UniDomBosco é referência no Brasil todo, com nota máxima no MEC (Ministério da Educação) em diversos cursos e mais de 400 polos de apoio distribuídos nas cinco regiões do país.

A instituição, com mais de 50 anos de contribuição para a educação brasileira, utiliza um sistema de avaliação online entre os melhores do mundo, com interface e funções repletas de facilidades para os alunos focarem apenas nos estudos e nas atividades.

Nosso conteúdo é atualizado com as principais tendências do mercado de trabalho, com foco na empregabilidade, o que garante ao Centro Universitário taxa de mais de 90% de egressos que atuam em sua área de formação depois de formados.

Quais são as opções de cursos da UniDomBosco EAD?

A maioria dos cursos de graduação disponíveis hoje estão habilitados no ensino a distância, salvo exceções (como já foi visto), tais como Direito, Psicologia, Medicina, Odontologia, Arquitetura e outros que dependem de uma estrutura física mais robusta e equipada. De modo geral, os candidatos a uma vaga no ensino superior encontram opções nas principais áreas do mercado de trabalho atual. 

Vamos conhecer algumas opções de cursos de graduação da UniDomBosco EAD:

Área da Saúde

Apesar de Odontologia e Medicina ainda serem restritos ao presencial, há diversos cursos da área da saúde no EAD, como:

  • Farmácia: Graduação com duração de 60 meses (5 anos).
  • Biomedicina: Graduação com duração de 48 meses (4 anos).
  • Fisioterapia: Graduação com duração de 60 meses (5 anos).
  • Educação Física: Graduação com duração de 48 meses (4 anos), com foco no bacharelado. 
  • Nutrição: Curso de 48 meses, com conteúdo atualizado com as principais tendências das áreas. 

Exatas e Engenharia

Os ramos de exatas e engenharia já estão no EAD também, com opções como: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Matemática.

Tecnologia

Área com grande demanda atualmente, a tecnologia figura nas listas das principais profissões do futuro (e já do presente). Pelo ensino a distância, você encontra cursos de: Sistemas de Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Defesa Cibernética.

Humanas e comunicação

Para aqueles que se identificam com humanas e comunicação, algumas das opções são: Marketing, Marketing Digital, História, Filosofia, Letras, Sociologia.

UniDomBosco EAD: Pós-graduação lato sensu

Agora vamos conhecer algumas opções de cursos de pós-graduação EAD:

Gostou de saber mais sobre os principais cursos UniDomBosco EAD? Descubra mais sobre os cursos oferecidos pela UniDomBosco, onde a qualidade e a inovação andam de mãos dadas para formar os líderes de amanhã.

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história!