O que é a modalidade EAD e quais os cursos a distância

O que é a modalidade EAD? Com o enorme crescimento do ensino a distância, muitas pessoas se questionam o que exatamente é esse formato de educação, não tão novo assim, mas que ganhou impulsionamento relevante nos últimos anos com os avanços da tecnologia e da internet.

Neste artigo, portanto, vamos explicar um pouco mais sobre como é o modelo de ensino EAD e quais as principais opções de cursos de graduação para quem quer estudar sem sair de casa, com a mesma qualidade e o mesmo diploma do presencial.

O que é a modalidade EAD

A modalidade de Ensino a Distância (EAD) é uma abordagem educacional que utiliza meios digitais e tecnológicos para facilitar o aprendizado fora do ambiente tradicional de sala de aula. Diferente do ensino presencial, o EAD permite que os alunos acessem conteúdos, interajam com professores e colegas, e realizem atividades de aprendizado remotamente, comparecendo aos polos de apoio apenas em ocasiões pontuais de provas e outras atividades. O ensino a distância oferece uma série de vantagens aos alunos, como, por exemplo:

Flexibilidade e Autonomia

Uma característica fundamental do EAD é a flexibilidade. Os estudantes têm a liberdade de cumprir com os cronogramas no seu próprio ritmo, adequando os horários de estudo às suas rotinas. Isso proporciona autonomia, permitindo que indivíduos conciliem trabalho, vida pessoal e estudos de maneira mais conveniente.

Acessibilidade

O ambiente virtual de aulas possibilita a superação de barreiras geográficas, tornando a educação acessível a pessoas de diferentes locais. O EAD chega aos mais remotos locais do país, democratizando o ensino superior e dando condições mais igualitárias aos cidadãos para desenvolver uma carreira profissional de sucesso.

Qualidade e diploma

A qualidade do conteúdo programático tem o mesmo nível do presencial, assim como o diploma é idêntico, sem diferença alguma. Isso permite aos estudantes estar em pé de igualdade com os colegas e se posicionando da mesma maneira perante o mercado de trabalho depois da formação.

Valores

Por conta do formato da  operação das aulas, os cursos EAD conseguem oferecer aos alunos mensalidades com valores um pouco mais baixos, bem como economias com moradia (para o caso de estudantes que precisariam mudar de cidade), transporte e outros eventuais gastos.

professor-gravando-aula-para-a-modalidade-ead

Quais as opções de curso do EAD

A maioria dos cursos de graduação disponíveis hoje estão habilitados no ensino a distância, salvo exceções como direito, psicologia, medicina, odontologia, arquitetura e outros que dependem de uma estrutura física mais robusta e equipada.

De modo geral, os candidatos a uma vaga no ensino superior encontram opções nas principais áreas do mercado de trabalho atual, com ofertas em:

Área da Saúde

Apesar de Odontologia e Medicina ainda serem restritos ao presencial, há diversos cursos da área da saúde no EAD, como:

Farmácia

Graduação com duração de 60 meses (5 anos). Saiba mais e garanta a sua vaga aqui.

Biomedicina

Graduação com duração de 48 meses (4 anos). Veja mais detalhes aqui.

Radiologia

Curso no formato tecnólogo com duração de 36 meses (3 anos). Saiba mais aqui.

Fisioterapia

Graduação com duração de 60 meses (5 anos). Veja mais detalhes aqui.

Educação Física

Graduação com duração de 48 meses (4 anos), com foco no bacharelado. Veja aqui.

Nutrição

Curso de 48 meses, com conteúdo atualizado com as principais tendências da áreas. Inscreva-se aqui.

Exatas e Engenharia

Os ramos de exatas e engenharia já estão no EAD também, com opções como: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Matemática.

Tecnologia

Área com grande demanda atualmente, a tecnologia figura nas listas das principais profissões do futuro (e já do presente). Pelo ensino a distância, você encontra cursos de: Sistemas de Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Defesa Cibernética, Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Produção Multimídia.

Humanas e comunicação

Para aqueles que se identificam com humanas e comunicação, algumas das opções são: Marketing, Marketing Digital, História, Filosofia, Letras, Sociologia.

Outras opções

O EAD ainda conta com cursos de graduação nas áreas de gestão, administração e comércio exterior e muito mais. Para ver todas as opções do portfólio do UniDomBosco, acesse o site por aqui.

Pós-Graduação

Além da graduação, o ensino a distância, hoje, já é bastante difundido também para cursos de Pós-Graduação em diversas áreas. Confira aqui a lista de especializações do EAD.

O EAD do UniDomBosco

O ensino a distância do Centro Universitário UniDomBosco é referência no Brasil todo, com nota máxima no MEC (Ministério da Educação) e mais de 400 polos de apoio distribuídos nas cinco regiões do país.

A instituição, com mais de 50 anos de contribuição para a educação brasileira, utiliza um sistema de avaliação online entre os melhores do mundo, com interface e funções repletas de facilidades para os alunos focarem apenas nos estudos e nas atividades.

Nosso conteúdo é atualizado com as principais tendências do mercado de trabalho, com foco na empregabilidade, o que garante ao Centro Universitário taxa de mais de 90% de egressos que atuam em sua área de formação depois de formados.

Acesse o site, saiba mais detalhes e garanta a sua inscrição. Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo WhatsApp. Caso queira conhecer melhor o polo da sua cidade (ou região), agende uma visita!

E continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdo sobre ensino superior e carreira.