Quanto custa uma faculdade de engenharia civil?

Ao considerar uma carreira promissora como a da engenharia civil, é natural surgir a curiosidade sobre quanto custa uma faculdade de engenharia civil.

Mas antes de falar sobre quanto custa uma faculdade de engenharia civil, é importante entender um pouco mais sobre a carreira nessa área e o que envolve a formação acadêmica nela.

O que é Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é um ramo da engenharia que lida com o projeto, construção e manutenção de estruturas e infraestruturas que compõem um ambiente construído. É uma das áreas mais antigas da engenharia e desempenha um papel fundamental na sociedade moderna, colaborando na moldagem do ambiente físico em que vivemos.

Os engenheiros civis são responsáveis por uma ampla gama de projetos, desde a concepção e planejamento até a construção e manutenção de estruturas e sistemas que incluem edifícios residenciais, comerciais e industriais, pontes, estradas, barragens, sistemas de abastecimento de água e esgoto, sistemas de transporte, entre outros.

As principais áreas de atuação da Engenharia Civil incluem:

• Estruturas: Projeto e análise de estruturas como edifícios, pontes, túneis e outras obras civis, garantindo sua segurança, durabilidade e funcionalidade.
  • Geotecnia: Estudo do comportamento e das propriedades do solo e das rochas para projetar fundações, estruturas de contenção e estabilidade de taludes.
  • Transportes: Planejamento, projeto e gestão de sistemas de transporte, incluindo rodovias, ferrovias, aeroportos e sistemas de transporte público.
  • Recursos hídricos e ambientais: Projeto e gestão de sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, controle de enchentes, gestão de recursos hídricos e proteção ambiental.
  • Construção: Gerenciamento de projetos de construção, incluindo planejamento, orçamentação, coordenação de equipes de trabalho, garantia de qualidade e segurança no canteiro de obras.

Além disso, a Engenharia Civil está cada vez mais envolvida em áreas interdisciplinares, como engenharia sustentável, desenvolvimento urbano, planejamento regional e gestão de riscos naturais e ambientais.

imagem-de-mulher-engenheira-civil

Mas afinal, quanto custa uma faculdade de engenharia civil?

O custo de um curso de graduação, seja ele qual for, depende de vários fatores e vamos tratar um pouco sobre eles.

• Matrícula e mensalidades

Os valores de matrícula e mensalidades podem variar consideravelmente dependendo da instituição de ensino e do programa específico oferecido. Porém, é importante destacar que, em geral, os cursos de Engenharia Civil tendem a ter mensalidades um pouco mais altas que os demais, devido à complexidade do conteúdo e dos recursos necessários para oferecer uma educação de qualidade.

• Material didático

Outro aspecto a ser considerado são os custos com o material didático. No caso do EAD, muitas instituições oferecem recursos digitais, como e-books, vídeos e softwares especializados, que podem estar incluídos nas mensalidades ou serem cobrados à parte. Nos presenciais, o custo com livros, por exemplo, pode pesar bastante no orçamento.

• Tecnologia e infraestrutura

A infraestrutura tecnológica, por exemplo, é fundamental para o sucesso de um curso EAD, e os custos associados a isso podem influenciar no preço final do curso. Isso inclui plataformas de ensino online, suporte técnico, atualização de equipamentos e manutenção de sistemas.

No caso dos cursos presenciais toda a infraestrutura que o campus possui também influenciam nos valores das mensalidades.

• Custos adicionais

Além das despesas diretamente relacionadas ao curso, os estudantes também precisam considerar outros custos adicionais, como despesas com internet, energia elétrica e espaço de estudo em casa, no caso do EAD e no caso do presencial os custos com transporte e alimentação.

• Bolsas de estudo e financiamento

Felizmente, muitas instituições oferecem opções de bolsas de estudo e programas de financiamento para ajudar os estudantes a custear seus estudos. Essas oportunidades podem variar de acordo com critérios como desempenho acadêmico, necessidade financeira, entre outras.

Como é o curso do UniDomBosco?

O UniDomBosco oferece o curso de graduação em Engenharia civil na modalidade EAD.

O curso de bacharelado em Engenharia Civil EAD do UniDomBosco, prepara você para atuar na construção civil e demais áreas correlatas. Conta com um corpo docente altamente qualificado com Mestres e Doutores e um conteúdo atualizado e conectado com as novas tecnologias e tendências do mercado.

Durante o curso você irá aprender a projetar, controlar e executar empreendimentos e obras da construção civil, saneamento, rodovias e transportes, mecânica dos solos, gestão de projetos, entre outras, que se somam as competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira, tais como: liderança, empreendedorismo, gestão de recursos, inteligência emocional e demais.

O curso tem duração de 60 meses e as mensalidades custam em torno de R$ 800,00. Para conhecer melhor a matriz curricular acesse o site.

Quer fazer uma graduação em Engenharia civil?

O custo total do curso de Engenharia Civil, como mostrado, pode variar dependendo de uma série de fatores, incluindo a instituição de ensino, o programa específico, os materiais didáticos e a infraestrutura tecnológica e física oferecidas. Porém, ao escolher um curso de graduação, é importante considerar não apenas o investimento financeiro, como também o retorno esperado em termos de conhecimento, habilidades e oportunidades profissionais que o curso pode proporcionar. Pesquise e compare diferentes opções de instituições e programas para dessa forma ajudar a tomar uma decisão informada e encontrar a melhor opção para suas necessidades e objetivos pessoais e profissionais.