Ensino a distância: tudo o que você precisa saber

Avatar

O ensino a distância, bastante conhecido no Brasil apenas pela sigla EAD, tem se popularizado cada vez mais tanto por aqui como em outros países ao redor do mundo. Por toda essa fama e pela eficiência que tem mostrado na formação de profissionais em diversas áreas do mercado de trabalho, vamos, neste artigo, falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o ensino a distância.

O surgimento do ensino a distância

Por mais que pareça uma novidade deste século, o ensino a distância surgiu muitos anos atrás, ainda na forma de correspondência. Veja abaixo um breve resumo da história da modalidade no mundo e no Brasil.

O nascimento do ensino a distância

Foi em Boston, nos Estados Unidos, a primeira iniciativa de educação remota do planeta. No século XVIII, uma instituição da cidade norte-americana passou a oferecer um curso por correspondência, no qual o aluno recebia materiais de estudos pelo correio e, da mesma forma, enviava as tarefas e as provas de volta aos professores. Dois séculos mais tarde, com a invenção do rádio e, posteriormente, da televisão, passou-se também a  transmitir conteúdos educacionais em larga escala por meio dessas mídias.

O ensino a distância no Brasil

O EAD em território brasileiro também não é tão novo assim, com raízes no século passado, quando houve por aqui o tal modelo de cursos por correspondência e, pouco depois, transmissões por rádio e TV de conteúdos educacionais. Entre os anos de 1940 e 1950, as inaugurações de duas instituições foram bastante relevantes para dar mais evidência e importância ao ensino a distância. Foram elas o Instituto Universal Brasileiro e a Fundação Padre Anchieta.

A chegada da Internet

Embora já exista há algumas centenas de anos, o ensino a distância se consolidou de forma massiva depois da chegada da internet nos anos 1990, tanto no Brasil como no restante do mundo. Com o estabelecimento da web e leis que regulamentaram esse formato de educação, cada vez mais e mais instituições, principalmente no âmbito universitário, passaram a oferecer opções de cursos na modalidade. A legislação brasileira, por exemplo, sofreu alterações importantes em 2005, quando o Governo estabeleceu regulamentações específicas para o ensino a distância, reconhecendo como um modelo educacional.

A pandemia de COVID-19

Se a internet alavancou o ensino a distância, a recente pandemia do coronavírus foi responsável direta por um segundo boom para o EAD. Como muitas pessoas ficaram em isolamento social por mais de dois anos, os modelos de educação remota ganharam um protagonismo sem precedentes na sociedade, se estabelecendo de vez e ampliando cada vez mais o acesso, a qualidade e a eficácia.

As vantagens do ensino a distância

O ensino a distância continua a crescer e se adaptar às novas tecnologias, tornando-se uma parte importante do sistema educacional e trazendo uma série de vantagens para alunos, instituições e, consequentemente, à sociedade, Veja algumas delas a seguir:

Acessibilidade

O EAD democratiza o ensino, principalmente o superior. Para que uma universidade tradicional chegue a uma região do país, seja um grande centro ou uma área mais afastada, basta que haja um polo de apoio por perto, possibilitando que qualquer pessoa do entorno possa se matricular e seguir uma formação acadêmica. Os polos são importantes para dar suporte aos estudantes e ter um espaço físico para provas e eventuais outras atividades. Além da questão geográfica, o ensino a distância costuma ter preços muito mais acessíveis à população, com mensalidades que podem caber no bolso da maioria dos cidadãos.

Qualidade e diploma

Com os avanços tecnológicos e novas metodologias de ensino mais atuais, o EAD já está no mesmo nível de qualidade da educação presencial, mantendo um conteúdo bastante similar e, muitas vezes, com os mesmos professores. Além disso, há tutores que guiam os alunos, acompanhando a evolução dos estudos e se colocando à disposição para dúvidas e discussões sobre as disciplinas e outras questões. Por tudo isso, o diploma do ensino a distância é, hoje, idêntico ao do presencial, com os mesmos padrões e validade perante o mercado de trabalho.

Flexibilidade

Embora haja certas atividades específicas com horários marcados, como provas, por exemplo, a maioria do conteúdo do EAD pode ser estudado nos melhores dias e horários para o estudante. Desde que haja disciplina por parte do aluno para cumprir os cronogramas, ele pode criar a própria agenda de estudos. Essa flexibilidade ajuda pessoas que trabalham e têm outros compromissos a terem acesso à educação superior.

estudante-ao-ar-livre-fazendo-ensino-a-distancia

Variedade de cursos

O ensino a distância tem cada vez mais opções de cursos à medida que o MEC (Ministério da Educação) vai habilitando as áreas para a modalidade. Hoje, já é possível se matricular para graduações EAD em áreas da saúde como fisioterapia, nutrição, radiologia, biomedicina, farmácia, entre outras. Há bastante expectativa também para a chegada dos cursos de direito e psicologia, que estão em fase de discussão.

O ensino a distância do UniDomBosco

Entre as principais instituições que oferecem o ensino a distância no Brasil está o Centro Universitário UniDomBosco, levando tradição de mais de 60 anos na educação do país para as cinco regiões.

Nota máxima no MEC e conteúdo atualizado

Membro do Grupo SEB, o UniDomBosco é nota máxima no MEC tanto no presencial como no EAD. Além disso, o conteúdo de todos os cursos está atualizado com as principais tendências do mercado de trabalho, unindo conceitos tradicionais a práticas de empregabilidade.

Mais de 400 polos e 40 opções de cursos

São mais de 400 polos do UniDomBosco distribuídos pelas cinco regiões do Brasil, alcançando todos que querem começar um curso superior. Além disso, a graduação EAD da instituição conta com um portfólio de mais de 40 opções, com escolhas nas principais áreas do mercado de trabalho.

Corpo docente único e o melhor sistema virtual

O UniDomBosco tem um corpo docente sem igual no país, com professores mestres e doutores de renome e com vasta experiência em suas áreas. Para o ensino a distância, o Centro Universitário também disponibiliza o melhor sistema de avaliação virtual do mundo, com modernidade e facilidade para os alunos desenvolverem os estudos e as atividades.

Faça sua inscrição e comece a estudar agora mesmo

Se você quer fazer parte desse universo e dar o pontapé inicial em uma carreira profissional de sucesso, conheça os nossos cursos, matricule-se e comece a estudar agora mesmo. Além das opções de graduação, a instituição também oferece cursos de pós-graduação na modalidade EAD para quem quer dar o próximo passo e se posicionar como referência. Clique nos links abaixo e aproveite:

Conheça aqui as opções de Graduação
Conheça aqui as opções de Pós-Graduação

E continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdo sobre ensino superior e carreira!