Neoplasia: o que é?

Avatar

A neoplasia é uma condição médica complexa e intrigante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Mas o que é neoplasia? Trata-se do crescimento descontrolado de células anormais no corpo, que podem se espalhar para outras partes do organismo e interferir no funcionamento saudável dos órgãos e tecidos.

Para entender melhor sobre este tema, no post de hoje vamos compreender o que é neoplasia, os tipos de neoplasia e quais são os possíveis tratamentos.

O que significa neoplasia?

O termo “neoplasia” é uma palavra de origem grega, em que neo significa “novo” e plasis significa “crescimento, multiplicação celular”. É definida, assim, como um tumor que surge devido ao crescimento desordenado e anormal de qualquer tipo de célula. As neoplasias podem ser classificadas como benignas ou malignas, a partir da observação do comportamento biológico das células (fonte: Hospital Imigrantes).

Assim, de acordo com a Sesab, Neoplasia é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos.

Quais são os tipos de neoplasia?

Existem diversos tipos de neoplasias, que podem se originar em diferentes tipos de células no corpo humano. Vamos ver alguns dos principais tipos de neoplasia:

  • Carcinoma: O carcinoma é o tipo mais comum de neoplasia e se origina nas células epiteliais que revestem órgãos e tecidos, como pele, pulmões, mama, cólon e próstata. Os carcinomas geralmente se apresentam na forma de tumores sólidos e podem se disseminar para outras partes do corpo.
  • Sarcoma: Os sarcomas se desenvolvem a partir de células mesenquimais, que compõem os tecidos conjuntivos, como osso, músculo, cartilagem e gordura. Esses tumores são menos comuns que os carcinomas e geralmente ocorrem nos ossos ou tecidos moles.
  • Leucemia: A leucemia é um tipo de neoplasia que afeta as células sanguíneas, especialmente os glóbulos brancos. Ela ocorre na medula óssea e pode levar à produção descontrolada de células sanguíneas anormais, prejudicando a função do sangue.
  • Linfoma: Os linfomas são neoplasias que se desenvolvem nas células do sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, baço e medula óssea. Existem dois principais subtipos de linfoma: Hodgkin (HL) e não Hodgkin (NHL).
  • Tumor do sistema nervoso central (SNC): Os tumores do sistema nervoso central se originam no cérebro ou na medula espinhal. Eles podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos) e podem afetar a função neurológica.
  • Carcinoma de células renais: Este tipo de neoplasia começa nos rins e é frequentemente associado ao tabagismo, obesidade e histórico familiar.
  • Melanoma: O melanoma é um tipo de neoplasia que se desenvolve nas células produtoras de melanina na pele. É um dos tipos mais agressivos de câncer de pele.
  • Carcinoma de células de transição: Este tipo de neoplasia afeta o revestimento interno de órgãos como a bexiga e o trato urinário.
  • Carcinoma de células escamosas: O carcinoma de células escamosas pode se originar em diferentes partes do corpo, incluindo pele, pulmões, esôfago e outros órgãos.
  • Carcinoma de células pequenas: Este tipo de neoplasia é mais comumente associado ao câncer de pulmão e é conhecido por sua agressividade.

É importante notar que cada tipo de neoplasia pode ter subtipos específicos, e a abordagem de tratamento varia de acordo com a localização, o estágio e o tipo de câncer. O diagnóstico precoce e a pesquisa contínua são fundamentais para o tratamento bem-sucedido das neoplasias, e a escolha do tratamento depende de uma avaliação médica detalhada e da colaboração entre pacientes e profissionais de saúde.

Câncer, neoplasia e tumor são a mesma coisa?

Nem todo tumor é câncer. Existem tumores benignos que crescem de forma organizada, sem desenvolver metástase, e tumores malignos que são sempre câncer.

Assim, chama-se tumor benigno quando a proliferação das células é organizada, limitada e lenta, não provocando grandes riscos à saúde. Já o tumor maligno, também chamado de câncer, surge quando as células se proliferam de forma descontrolada, agressiva e com capacidade de invadir órgãos vizinhos, uma situação chamada metástase. 

Na prática, o termo neoplasia é pouco utilizado, sendo mais comum os termos “tumor benigno”, “tumor maligno” ou “câncer” para determinar a sua existência. Assim, todo tumor e todo câncer são formas de neoplasia. (fonte: Jefferson Pierre Oncologia).

Tumores benignos: entenda!

É importante lembrar que os tumores benignos têm características diferentes de um câncer. Assim, as chamadas neoplasias benignas, como já foi explicado, crescem de maneira lenta, expansiva e não invadem os tecidos vizinhos. Com exceção das situações em que o tumor pressiona uma estrutura, um órgão, ou causa sintomas incômodos, ele não oferece gravidade.

Exemplos comuns de tumores benignos, que muitas pessoas conhecem, são o lipoma (que se origina no tecido gorduroso da pele, cabeça, pescoço, tronco, membros, dentre outros.), o mioma (que tem origem no tecido muscular liso do útero) e o adenoma (que nasce nas glândulas em geral).

As causas dos tumores benignos têm sido atribuídas, na maioria das vezes, a questões genéticas, radiação ou exposição a certos agentes químicos (fonte: Hospital Einstein).

medico-explicando-a-paciente-sobre-neoplasia

Como é o tratamento das neoplasias?

A neoplasia benigna, no geral, não requer tratamento. Já nos casos malignos, há uma série de tratamentos disponíveis, tais como (fonte: Rede D’or):

  • Remoção cirúrgica do tumor;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia citotóxica;
  • Medicações dirigidas aos alvos moleculares;
  • Imunoterapia.

Quais os cursos na área da saúde que a UniDomBosco oferece?

Vamos ver alguns cursos presenciais e EAD que a UniDomBosco oferece na área de Saúde:

Cursos Presenciais

Cursos EAD

Gostou de saber sobre os tipos de neoplasia e os possíveis tratamentos?

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história!