O poder da oratória

Você é daquelas pessoas que faz de tudo para não ter que falar em público? Desde as apresentações dos trabalhos na escola, até a apresentação de resultados para os membros da sua equipe, você sempre deu um jeito de não ser você nessa posição?

A verdade é que você não está sozinho, mas é verdade também que nem sempre é possível escapar dessas situações, e mais do que isso, essas situações podem ser as que farão a diferença na sua vida profissional e pessoal.

Você já ouviu falar em oratória, mas será que sabe exatamente o que é e o poder que essa habilidade traz?

frase-sobre-o-que-e-oratoria

O que é Oratória?

Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.

É uma arte, pois não é uma fala simples. Não é somente porque alguém é palestrante ou líder, ou seja lá o que for, que ele domina essa arte.

É mais do que regras e técnicas, e isso aliado à estratégia e ao conhecimento.

E, ao saber a definição, é possível então entender o porquê da oratória ser poderosa.

Desde a Antiguidade, e nas mais diferentes áreas de atuação, a oratória tem papel fundamental.

Você conhece Martin Luther King, Nelson Mandela, Barack Obama. Oprah Winfrey? Eles são considerados ícones na oratória e, mais do que simplesmente serem reconhecidos por isso, seus discursos e suas falas transformam vidas e realidades.

Esse é um dos principais poderes da oratória.

Mas somente grandes personalidades são bons oradores? É uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida?

Qualquer pessoa pode se tornar um bom orador e treinar essa habilidade é um diferencial na maior parte das carreiras.

Como treinar a oratória?

Treinar oratória não é só para quem faz discursos para muitas pessoas. Uma boa oratótia é para o vendedor que quer bater as suas metas todos os meses, é para o professor que quer levar sua mensagem de forma mais clara para seus alunos, é para o líder de uma equipe de muitos ou poucos que precisa motivar, além de obter melhores resultados. Ela é também para os estudantes que querem se sair melhor nas apresentações, é para você, que atua em qualquer área e quer melhorar sua comunicação. Enfim a oratória é para muitos e certamente é uma importante ferramenta.

Existem muitos cursos de oratória para quem busca desenvolver essa habilidade. Mas antes de se inscrever pesquise bem sobre o curso e sobre os responsáveis pelos mesmo. Essa pesquisa é essencial não só para o curso de oratória, mas para qualquer outro tipo de curso que se deseja realizar. Não invista tempo e dinheiro em algo que não seja de qualidade.

Além dos cursos é possível aprender e treinar sozinho observando algumas dicas.

Anote essas dicas e comece a treinar o quanto antes.

• Saiba para quem vai falar

Cada público é um público e com isso cada fala tem que ser elaborada pensando nisso. Um grande erro da maioria é achar que é possível falar de uma mesma forma para tipos de públicos diferentes. Mesmo que o assunto seja o mesmo, em um exemplo bem simples, podemos mostrar que não se pode falar com crianças de 7 anos da mesma forma que falamos com adolescentes de 14 anos.

Adequação de fala em todos os aspectos influencia muito no como as pessoas te escutam e o que guardam da sua fala.

• Domine o assunto

Mais do que óbvio, porém essencial falar. Ter conhecimento aprofundado sobre o que vai falar é mais do que necessário. É esse conhecimento, aliado a outras técnicas, que faz uma fala ser impactante ou não.

• Evite vícios de linguagem

Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão do idioma ou construções linguísticas inadequadas que geram problemas ou ruídos na comunicação. Os vícios de linguagem devem ser evitados em contextos formais e que exijam o uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Muitos são os vícios e, em um exemplo, podemos citar o “né” que faz com que uma fala fique empobrecida. Prestar atenção a isso é essencial.

• Fale o necessário

Muitas pessoas acham que falar muito, enrolando, enfim gastando tempo, é uma forma de falar bem. Pelo contrário, falar o necessário é o que traz, inclusive, credibilidade ao que está sendo dito.

• Se possível, use recursos visuais

Recursos visuais ajudam a prender a atenção do público em momentos importantes da fala. Porém eles são apoio e não base. Ler na íntegra o que está nesse material, além de não atingir o objetivo, prejudica a credibilidade.

• Faça uso de storytelling

Storytelling é uma técnica de narrativa baseada em histórias e, assim como a oratória, desde a Antiguidade existe o contar e ouvir histórias.

Na medida exata, obviamente, é uma excelente técnica a ser usada.

•  Seja espontâneo

A fala antes de tudo tem que representar quem fala. Não dá para construir um personagem, pois isso não se sustenta e, novamente, prejudica a credibilidade.

• Aprenda com os melhores

Assista a vídeos de pessoas que são consideradas excelentes oradores, como os que foram citados no início do artigo.

Observe todos os aspectos das suas falas e aprenda com elas.

Anotou essas dicas e vai começar hoje mesmo a treinar? A atenção e a intencionalidade na hora de se comunicar é essencial para obter bons resultados. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, tenha certeza que uma boa oratória será um grande diferencial.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os que possuem as melhores habilidades são os que obtêm melhores resultados.

Invista em você e na sua carreira. E não invista somente dinheiro, invista tempo,que nos dias atuais é um ativo essencial. Invista seu tempo em adquirir e/ou aprimorar habilidades como a oratória e não se arrependerá.

Conte nos comentários outras dicas que podem ajudar a dominar a arte da oratória e continue acompanhando o blog.