Você pratica atividades físicas?

Avatar
mulher-praticando-atividades-fisicas

Vamos trazer neste artigo um tema que é bastante falado, por muitos e bons motivos, que é o da prática de atividades físicas.

Mas o foco não são os benefícios para a saúde, como muitos podem imaginar.

O objetivo deste artigo é falar sobre a relação da prática de atividades físicas e o aprendizado.

Será que existe relação entre os atividades físicas e aprendizado?

Muitas são as pesquisas que falam sobre a relação entre atividades físicas e o aprendizado, e isso há muito tempo. Porém, durante e após a pandemia, o tema tem sido mais debatido e tem tido destaque.

Isso porque a pandemia forçou as pessoas a ficarem dentro de casa e a maioria delas acabou não realizando atividades físicas. Essa falta de atividades ficou ainda mais intensificada nas crianças e jovens que são naturalmente mais ativas que os adultos e idosos.

Essa forçada diminuição de atividade física trouxe como consequência diferentes questões, não só para a saúde física, como para a mental e para a aprendizagem.

Exercícios físicos estimulam a produção de hormônios e neurotransmissores naturais ligados ao bem estar, como endorfinas, serotonina, dopamina e outros. Outro fator impactado – estudos dão ênfase aos exercícios aeróbicos – é a neurogênese (formação de novos neurônios), que repercute positivamente na memória e aprendizagem. Através da plasticidade das sinapses cerebrais, das conexões que os neurônios têm uns com os outros, é que a cognição melhora e a velocidade de processamento e execução de pensamentos também”,

Os novos neurônios são gerados principalmente no hipocampo, que é a área responsável pela aprendizagem e memória. E além da criação de novos neurônios, a circulação sanguínea gerada pelas atividades físicas faz com que eles realizem mais conexões, o que também colabora com a cognição.

Só, então, de movimentar o corpo, nossa capacidade de assimilação e compreensão são impulsionadas.

Ou seja, as atividades físicas possuem relação com o aprendizado.

E não é só nas crianças e jovens, nos adultos também.

Quais atividades físicas devem ser feitas?

Os especialistas não indicam quais atividades devem ser feitas. Isso depende muito de cada idade, gosto e outros aspectos pessoais e de saúde.

O essencial, segundo eles, é que seja feito algum tipo de atividade, de acordo com as orientações da OMS para cada faixa etária.

·        5 a 17 anos- 60 minutos de atividades em pelo menos três dias da semana.

·        18 a 64 anos- 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas de moderada intensidade ou de 75 a 150 minutos de atividades aeróbicas de vigorosa intensidade. Mínimo de dois dias da semana de fortalecimento muscular.

·        65 a mais- 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas de moderada intensidade ou de 75 a 150 minutos de atividades aeróbicas de vigorosa intensidade. Mínimo de dois dias da semana de fortalecimento muscular. Mínimo de 3 dias da semana de atividades de equilíbrio funcional e treinamento de força.

As atividades mais indicadas para estimular o raciocínio são as aeróbicas, como corrida, caminhada, ciclismo e natação, pois estas são as mais eficientes no aumento do fluxo sanguíneo para o sistema nervoso. Porém, os especialistas afirmam que o objetivo não é ser um atleta, mas não só pela questão do aprendizado que está sendo tratada aqui, como também para todos os outros benefícios já sabidos.

Então, já sabe. Quer ter um melhor desempenho nos estudos? Coloque a atividade física na sua rotina.

Se quer saber mais sobre alimentação saudável e desempenho, leia este artigo:

E se precisa mudar hábitos para inserir as atividades físicas no seu dia-a-dia, este artigo vai te ajudar.