Posso fazer pós em qualquer área?

Muitos estudantes saem da graduação e querem partir imediatamente para os passos acadêmicos seguintes. Com isso, a pergunta “Posso fazer pós em qualquer área?” é muito frequente de vir à cabeça.

Isso porque muitos estudantes finalizam a graduação e não se identificam, exatamente, com a área ou carreira escolhida e querem dar continuidade aos estudos por outros caminhos.

Nesse caso, as opções são fazer uma segunda graduação ou uma pós em outra área. Se identificou com o que leu até aqui? Então continue a leitura.

O que é a pós-graduação?

A pós-graduação é uma etapa do ensino superior seguinte à graduação. Enquanto a graduação proporciona uma base geral de conhecimento em uma área, a pós-graduação possibilita que os estudantes se especializem ainda mais em um campo específico de estudo.

Existem dois tipos principais de programas de pós-graduação:

• Pós-graduação Lato Sensu: Esses programas são normalmente mais voltados para a prática profissional e oferecem especialização em uma área específica. Exemplos comuns são os MBAs (Master of Business Administration) e as especializações em Direito, cursos na área da saúde, comunicação, entre outros.
  • Pós-graduação Stricto Sensu: Esses programas são mais voltados para a pesquisa acadêmica e geralmente são compostos por mestrado e doutorado. Os programas de mestrado proporcionam uma especialização mais profunda em uma área específica, já os programas de doutorado capacitam os estudantes a realizarem pesquisas originais e contribuírem para o avanço do conhecimento em seu campo de estudo.

Os programas de pós-graduação envolvem um estudo mais aprofundado e são destinados a alunos que já possuem uma base sólida em um campo de estudo e desejam se aprofundar ainda mais ou seguir uma carreira acadêmica ou profissional que exija um alto nível de especialização.

Afinal, posso fazer pós em qualquer área?

A resposta para essa pergunta poderia ser um simples sim. Porém, a verdade é que um simples sim não dá conta de falar de toda a amplitude desse assunto.

Pensando de forma prática, qualquer pessoa que possua um diploma de graduação pode se inscrever em uma pós-graduação e requerer uma vaga. Cada instituição possui alguns tipos de exigência, mas é possível fazer uma pós em qualquer área.

Mas a pergunta que deveria ser feita é: “Uma pós em outra área vai me beneficiar?” Ou “Conseguirei atuar fazendo uma pós em outra área?”

Vamos entender melhor o cenário?

Você finalizou uma graduação em Direito, mas não se identificou com a área e resolveu então fazer uma pós em Gestão de pessoas. Após finalizar, você pode ser contratado por uma empresa no setor de recursos humanos? Certamente.

Agora, se você fizer uma pós em Enfermagem em Oncologia, poderá atuar como enfermeiro? Não, pois é um tipo de profissão que requer um registro no Conselho profissional, que só se consegue com um diploma de graduação específico.

Poderíamos dar muitos exemplos de opções em que vale fazer uma pós em outra área e outros tantos em que essa não é uma opção viável, pensando em atuação profissional.

Nesses casos, a indicação é fazer uma segunda graduação. Para entender sobre a segunda graduação, leia este artigo: Faço uma segunda graduação ou pós-graduação.

A análise deve ser feita de forma bastante racional e pensando bem qual das opções que trará os requisitos para alcançar os objetivos profissionais que você busca.

O foco não tem que ser o de “desperdicei tantos anos com uma formação que não é o que quero fazer como profissão”, mas sim o de como usar esse conhecimento de forma positiva na nova atuação que você quer.

Independente de optar pela pós ou pela segunda graduação, aqueles que já possuem uma graduação, seja em qual área for, já possuem um conhecimento que os diferencia.

Se optar por uma pós em outra área, certamente o conhecimento e experiências anteriores serão agregadoras, não só na formação pessoal individual como para os outros profissionais ali presentes. E o mesmo vale para a segunda graduação.

estudante-de-pos-graduacao

Conhecimento nunca deve ser visto como desperdício e sim como investimento.

E se você está no meio de uma graduação e já sente que não é o que quer, essa escolha entre ir até o final ou mudar de curso deve estar pairando no ar.

Nesse caso, a dica também é a de pensar de forma objetiva, com foco na atuação. Já sabe qual outro curso quer fazer? Então, talvez a mudança possa ser uma boa opção. Não tem ideia do que quer? Fique onde está, vá identificando suas preferências, buscando outros conhecimentos, mas finalize seu curso e, então, escolha entre a segunda graduação ou a pós.

No caso de já saber o que quer, vale avaliar também, antes da mudança, se o curso que está fazendo pode ser um bom agregador e vale finalizar. E mesmo o quanto falta para terminar e se consegue eliminar disciplinas nessa troca. Ou seja, é importante analisar todas as opções para fazer a melhor escolha.

Agora, conte nos comentários se você tinha essa dúvida sobre fazer pós em qualquer área e continue acompanhando o UniDombosco pelo blog e pelas redes sociais.