A importância do Enem para entrar na Faculdade

Avatar

Você sabe qual é a importância do Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel fundamental no cenário educacional brasileiro, sendo uma avaliação abrangente que vai além de mensurar o conhecimento acadêmico.

Todos os estudantes que estão no Ensino Médio já ouviram falar sobre a importância do Enem. Mas será que de fato todos sabem exatamente qual a finalidade do exame e o quanto atualmente ele é importante para o acesso a uma faculdade? Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais sobre a importância do Enem.

A importância do Enem: por que fazer o exame?

Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários (fonte: Brasil Escola).

Veja um quadro de 10 motivos para o ENEM ser o exame avaliativo mais importante do Brasil (fonte: E-docente):

  • A nota do ENEM pode ser utilizada para o Sisu, para o Prouni e para o Fies;
  • A nota do ENEM pode ser utilizada como critério de ingresso em faculdades particulares;
  • A nota do ENEM pode ser utilizada para ingresso em universidades de outros países;
  • O ENEM considera critérios de acessibilidade;
  • O ENEM serve como uma autoavaliação;
  • O ENEM é aplicado em todas as regiões brasileiras, em todos os estados e em quase todos os municípios;
  • Estudantes de condições socioeconômicas desfavoráveis podem pedir isenção da taxa e realizar o exame;
  • O ENEM serve como uma avaliação nacional do Ensino Médio, fundamentando políticas públicas;
  • O ENEM serve de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio;
  • O ENEM pode servir de estímulo para os estudantes continuarem sua educação.

Quem pode participar do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é aberto a diversos perfis de participantes, visando democratizar o acesso ao ensino superior e fornecer uma avaliação ampla das competências educacionais. Podem participar do Enem:

  • Estudantes do ensino médio: alunos matriculados regularmente no último ano do ensino médio, seja em escolas públicas ou privadas.
  • Concluintes do ensino médio: indivíduos que já concluíram o ensino médio, mesmo que não estejam mais matriculados.
  • Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa: participantes que cumprem penas privativas de liberdade e jovens em medida socioeducativa, mediante condições específicas e parcerias entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e instituições responsáveis.
  • Candidatos independentes: aqueles que desejam fazer a prova por conta própria, sem vínculo com instituições de ensino, sendo responsáveis por sua inscrição ou participação no exame.

O Enem se destaca por sua abrangência e inclusividade, permitindo que diferentes grupos de estudantes tenham a oportunidade de participar, independentemente de sua origem, situação socioeconômica ou percurso educacional. Essa diversidade de participantes contribui para a representatividade e relevância do exame no contexto educacional brasileiro.

A importância do Enem: Como usar o resultado do Enem para entrar na faculdade?

Não é à toa que o Enem é considerado o maior vestibular do país. Todo ano, milhões de participantes fazem essa prova para, posteriormente, concorrerem a uma vaga em universidades públicas e privadas, ou tentarem bolsas e financiamentos do Governo Federal. 

Para conhecermos alguns números do Enem no ano passado: dos 3,9 milhões de inscritos, 1,2 milhões não fizeram o exame. A taxa de abstenção do exame foi de 32%. O volume de faltosos seguiu o padrão dos últimos anos, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Vamos saber mais como o estudante pode usar a nota do Enem para concorrer a bolsas e financiamentos? (fonte: Guia da Carreira):

imagem-de-estudantes-fazendo-prova-do-enem

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a universidades públicas de todo o Brasil. São mais de 100 instituições participantes. Algumas selecionam seus alunos exclusivamente por esse sistema, enquanto outras reservam uma parte de suas vagas para ingresso via Sisu.

Qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha feito o Enem mais recente e não tenha zerado na redação. Cada universidade determina se vai ou não exigir uma nota mínima para concorrer a uma vaga em seus cursos. 

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Destinado a quem tem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, o ProUni distribui bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, além de cumprir requisitos de formação escolar e renda familiar, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

As inscrições, gratuitas, acontecem no primeiro e no segundo semestre.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

É um empréstimo que ajuda a pagar a faculdade. Os juros são mais baixos do que os praticados no mercado e o estudante só começa a quitar a dívida depois da formatura.

Além de atender ao requisito de renda, o candidato precisa apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir uma vaga.

As inscrições para o processo seletivo do FIES acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e são gratuitas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece uma oportunidade valiosa para estudantes ingressarem no ensino superior, permitindo o pagamento das mensalidades após a formatura. Contudo, é importante considerar que esse financiamento implica em uma dívida que deve ser quitada posteriormente, com juros ou não, dependendo da modalidade escolhida. Para alguns recém-formados, essa responsabilidade financeira pode representar um desafio, visto que nem todos conseguem arcar com os valores estabelecidos.

Além disso, o acesso ao Fies está condicionado a critérios socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC) e requer um desempenho satisfatório no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esses requisitos adicionam uma camada de exigência para os interessados no programa (fonte: Educa + Brasil).

Regras de financiamento:

De acordo com as novas regras estabelecidas para o FIES, os estudantes passaram a contar em seus financiamentos com taxa de juros anuais de 6,5% ao ano, prazo de carência de 18 (dezoito) meses e ainda com período de amortização de até 3 (três) vezes o tempo de permanência na condição de financiado.

Também, sem prejuízo do prazo de amortização, as fases do financiamento foram reduzidas de 4 para 3, ou seja, excluiu-se a fase em que o estudante pagava nos primeiros 12 (doze) meses seguintes ao da conclusão do curso o valor correspondente à parcela paga à instituição de ensino.

Além disso, os estudantes que exercerem as profissões de médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada e de professor da educação básica poderão, na forma do regulamento, abater mensalmente 1% do saldo devedor consolidado de seus financiamentos.

A importância do Enem: ingresso direto na faculdade

A nota do Enem também serve para entrar em faculdades privadas sem fazer vestibular. É o chamado ingresso direto. Aqui, as regras de participação variam de acordo com a universidade. 

Realizar uma boa pesquisa sobre as instituições que se utilizam do Enem antes de se inscrever nos processos seletivos é essencial. Esse pode certamente ser um critério de escolha entre uma instituição ou outra.

Todas as faculdades usam a nota do Enem?

Não, nem todas as faculdades usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção para ingresso em seus cursos. No entanto, muitas instituições de ensino superior no Brasil adotam o ENEM como uma das formas de ingresso, especialmente as universidades públicas e algumas instituições privadas que participam de programas governamentais, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Algumas faculdades e universidades privadas também podem utilizar a nota do ENEM como critério de seleção, seja como parte do processo seletivo ou como forma de ingresso direto, dispensando a realização de vestibulares próprios. No entanto, outras instituições optam por desenvolver seus próprios processos seletivos, utilizando vestibulares próprios, análise de histórico escolar, entrevistas ou outros métodos de avaliação.

Portanto, enquanto o ENEM é uma opção de ingresso em muitas instituições, não é a única forma de seleção utilizada pelas faculdades, e a política de cada instituição pode variar. É importante que os candidatos verifiquem os requisitos de ingresso específicos de cada instituição para a qual desejam se candidatar.

Nota do Enem: para quais Universidades posso me candidatar?

Na UniDomBosco você pode se inscrever com a nota do Enem, inclusive com o resultado do Enem 2023. 

No nosso Centro Universitário você também pode ingressar através do Vestibular, seja o Agendado ou Tradicional. No Vestibular Agendado, você pode escolher o melhor dia para fazer a sua prova.

Ah, e a UniDomBosco oferece vários cursos à distância (graduação EAD)! Conheça alguns: 

A importância do Enem: quais as principais universidades internacionais aceitam a nota do exame?

As principais universidades internacionais que aceitam a nota do Enem estão localizadas nos seguintes países:

A importância do Enem nos Estados Unidos: quais faculdades americanas aceitam a nota do exame?

  • New York University
  • Northwestern University
  • Temple University
  • University of California, Berkeley
  • University of California, Los Angeles
  • University of Michigan
  • University of Pennsylvania
  • University of Southern California
  • Yale University

Canadá:

  • University of British Columbia
  • McGill University
  • University of Toronto
  • Université de Montréal
  • University of Waterloo

Reino Unido:

  • University of Oxford
  • University of Cambridge
  • University College London
  • Imperial College London
  • King’s College London

Portugal:

  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Porto
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Universidade de Aveiro

Irlanda:

  • University College Dublin
  • Trinity College Dublin
  • University of Limerick
  • National University of Ireland, Galway
  • University of Ulster

França:

  • École Normale Supérieure
  • École Polytechnique
  • Université Paris-Saclay
  • Université Paris-Sud
  • Université Paris-Dauphine

Além dessas universidades, existem outras instituições de ensino superior que aceitam a nota do Enem, mas com requisitos mais específicos. 

Por exemplo, algumas universidades exigem que o candidato também apresente um teste de proficiência em língua inglesa, ou que tenha um currículo acadêmico robusto.

A importância do Enem 2024: o que vai mudar no exame?

O Enem 2024 manterá o formato das edições anteriores, sem grandes mudanças. Veja os principais pontos:

  • Formato das provas: As provas do ENEM 2024 seguirão o mesmo formato das edições anteriores. Serão dois dias de exame, com o primeiro dia cobrindo redação, Linguagens e Códigos, e Ciências Humanas, e o segundo dia focando em Ciências da Natureza e Matemática. Os horários previstos são fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30. O primeiro dia terá duração de cinco horas e meia, e o segundo dia, cinco horas.
  • Conteúdo das provas: O conteúdo das provas do ENEM 2024 continuará baseado na Matriz de Referência do ENEM, que não sofreu alterações desde 2009. As disciplinas e competências avaliadas permanecerão as mesmas.
  • Mudanças no Sisu 2024: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá algumas mudanças importantes em 2024. A principal é que o processo seletivo ocorrerá apenas uma vez ao ano, e haverá um único período de matrícula para ambos os semestres. A lista de espera também valerá para todo o ano letivo. Todos os candidatos, incluindo os que se enquadram nas cotas, competirão inicialmente na modalidade de ampla concorrência. A renda bruta familiar mensal per capita para se enquadrar na modalidade de cota foi reduzida de um salário-mínimo e meio para um salário-mínimo.
  • Manutenção do formato atual: Apesar dos debates sobre possíveis mudanças no formato do ENEM devido à implementação do novo Ensino Médio, o formato atual do exame será mantido em 2024.

Gostou de saber mais sobre a importância do Enem e como utilizar o resultado para entrar na faculdade? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? 

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente, inclusive com a nota do Enem!O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!