Você sabe o que é o FIES?

logo-do-novo-fies

FIES é uma sigla muito ouvida pelos estudantes universitários, porém muitos deles não sabem exatamente o que ela é.

Para iniciar, é importante saber que FIES é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil. Já deu uma ajuda no entendimento, não é.

De forma bem simples, ele é um tipo de financiamento estudantil, porém na prática existem muitas explicações a serem dadas sobre ele.

principais-informações-sobreo-fies

Vamos entender melhor o que é o FIES?

Ele é um programa do MEC, criado para conceder financiamento a estudantes de Ensino Superior regularmente matriculados em cursos não gratuitos (com avaliações positivas no MEC), na modalidade presencial, de instituições participantes do programa.

A lei que regulamenta o programa é a Lei 10.269 de 2001.

Desde 2010, para realizar a inscrição, o candidato precisa ter prestado o ENEM e ter obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.

É necessário também possuir renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos.

Isso para FIES tradicional, pois desde 2018 existe uma opção para aqueles com renda entre 3 e 5 salários-mínimos, o chamado P-FIES. Depois das mudanças, o programa passou a se chamar Novo Fies.

As inscrições são feitas pelo gov.br e seguindo o calendário definido pelo programa.

Neste ano elas já se encerraram, mas pelo site é possível acompanhar quando abrirão as próximas. A cada semestre é divulgado um edital com todas as informações.

Para aqueles que não possuem o cadastro, é preciso preenchê-lo.

Após o preenchimento do cadastro, aqueles que forem selecionados precisam enviar os documentos pedidos.

No caso do Fies tradicional não existe aplicação de juros e, para os outros grupos, a taxa de juros do FIES 2022 ficou numa média de 6,5%.

No Novo Fies, são três as fases de pagamento:

·        Utilização

Nesta fase o estudante paga os chamados juros incidentes. Esse valor é trimestral, de, no mínimo, R$ 150,00.

·        Carência

Essa é a fase entre a utilização e a amortização. Nesse período são estabelecidos os mesmos juros da fase anterior.

·        Amortização

Nessa fase final, são estabelecidos os valores pagos. As parcelas são iguais e mensais, utilizando como base a tabela Price.

A quantidade das parcelas depende do curso que o estudante está matriculado e um dos requisitos é que elas não ultrapassem 10% do valor da renda mensal do estudante.

A cada três meses, é cobrada uma taxa que tem como principal objetivo garantir a adesão do aluno no curso matriculado.

Antes de assinar o contrato, é importante e recomendado acessar o simulador. Dessa maneira, é possível ter uma melhor visão da situação futura e se planejar da melhor forma.

Como dito anteriormente, alguns estudantes não se encaixam nos requisitos e, por isso, não conseguem esse tipo de financiamento, porém atualmente muitos bancos e até instituições de Ensino Superior oferecem financiamentos com boas vantagens para os estudantes.

Principais dúvidas sobre o FIES

Muitas são as dúvidas sobre esse financiamento e por isso reunimos aqui algumas das principais:

• Onde consigo maiores informações sobre o FIES?

O governo possui um site no qual coloca todas as informações que você precisa.

As instituições de ensino também costumam em seus sites trazerem informações. No site do UniDomBosco você encontra essas informações procurando sobre “Programas governamentais”.

• Todas as faculdades particulares aceitam o FIES?

Não. Ele está presente só nas instituições conveniadas ao programa. E para que elas possam aderir ao programa precisam cumprir algumas regras.

A dica é que se você tem a intenção de cursar uma graduação utilizando o FIES que se informe dentre as opções de instituições que você gostaria, qual delas é conveniada antes de realizar o processo seletivo.

• Durante o curso paga algum valor? Ou só ao final?

Como dito anteriormente existe um valor a ser pago durante o curso, porém é essencial entender que cada caso é um caso e por isso ler o contrato de forma minuciosa é importante.

No site https://sifesweb.caixa.gov.br é possível ler o contrato, encontrar os boletos e outras informações relevantes para aqueles que já assinaram.

Para os que ainda estão buscando maiores informações, o site do FIES já citado antes é o melhor caminho.

• O FIES exige fiador?

Sim, para alguns dos casos, e neles o estudante pode optar pela fiança tradicional ou solidária.

Para os estudantes bolsistas do ProUni, dos cursos de licenciatura e os com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, não é pedido fiador.

Para os contratos do P-Fies existem outras opções.

• Quando começo a pagar o financiamento?

Ele começa a ser pago no primeiro mês após a finalização do curso. Por isso é bastante importante estar atento ao contrato para saber quais serão os valores para se organizar e não fazer com que se torne um problema, ao invés de uma solução.

• Preciso de um advogado para algum momento do processo?

Não, mas a indicação é a de sempre que surgir dúvidas, seja em qualquer tipo de contrato, que se busque ajuda de um profissional especializado para que tudo seja feito da melhor forma. Melhor ser mais atento e informado que o contrário.

Você tem mais alguma dúvida? Escreva nos comentários.

E se você quer fazer um curso de graduação e está em busca de financiamento, pesquise bem as opções e certamente alguma dará certo para você.

Quer se manter sempre informado sobre o universo do ensino superior? Então continue acompanhando o blog UniDomBosco.